Turma AD072 - Estágio II - Turma A

Código / Turma

AD072 A

Nome

Estágio II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jussara Corrêa Miller

Jussara Corrêa Miller

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento, finalização e avaliação das atividades supervisionadas de ensino iniciadas em Estágio I. Instrumentalização do aluno para construção pedagógica de planejamentos de ensino. Conhecimento de abordagens avaliativas do rendimento escolar.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Finalização de planejamento da prática docente: revisão de objetivos, justificativa, programa de ensino (conteúdos + estratégias), metodologia, para instituição específica onde aluno atuará.

  • Definição de objetivos pessoais para o aluno, visando seu amadurecimento enquanto professor.

  • Regência do projeto de estágio.

  • Elaboração de relatórios de estágio.

  • Atividades de acompanhamento e supervisão da prática real de estágio.

  • Processo de avaliação do estágio supervisionado.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

  • ALVES, R. Estórias de quem gosta de ensinar - São Paulo: Papirus, 2000.
  • ARAÚJO, C. A Dança na disciplina de Arte: Transposição entre as linguagens artísticas. Campo Grande, MS: Life Editora, 2021.
  • BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002
  • BARBOSA, Ana Mae. Recorte e Colagem. São Paulo. Cortez, 1980
  • BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, Iochpe, 2001, 4ª ed
  • BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001 (3ª ed revista e aumentada).
  • BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
  • BERGE, Y. – Viver o seu Corpo: por uma pedagogia do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
  • Brasil. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares: Arte ( 1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF. Vol.6,1997.
  • Brasil. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual ( 1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF. Vol.10,1997.
  • FREIRE, Paulo. Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987, 168 p
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Prefácio de Edna Castro de Oliveira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido (manuscrito em português de 1968). Publicado com prefácio de Ernani Maria Flori. Rio de Janeiro, paz e Terra, 1970, 218p.
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978
  • HOOKS, B. Ensinando a Transgredir: a educação como pática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
  • _________. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
  • LUZ, Narcimária do P. Abebé: A criação de novos valores na educação. Salvador: Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil,2000.
  • MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
  • MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
  • MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna. 4ª ed. São Paulo: Summus, 2007.
  • STRAZZACAPPA, Márcia. Reflexão sobre a formação profissional do artista de dança. Lições de dança, Rio de Janeiro, 2004.
  • VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Proporcionar ao aluno a oportunidade de obter uma experiência real de ensino supervisionado, na qual suas habilidades e competências enquanto professor de arte/dança possam ser exercitadas e avaliadas.

  • Efetivar, na prática educacional, a integração dos conteúdos teóricos de licenciatura, com o saber sensível – unindo fundamentação pedagógica com prática e teoria de ensino da dança.

  • Orientar e supervisionar o aluno em todas as etapas que envolvem a prática docente de estágio: planejamento de projeto, regência docente e avaliação.

  • Contextualizar sócio-culturalmente as expressões artísticas, sob o olhar etno-cultural.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Realização de uma aula/seminário ministrada aos demais colegas da turma, através da qual compartilharão as experiências relevantes vividas no campo de estágio. (Trabalho em grupo - N1)

- Elaboração do relatório de estágio (trabalho individual - N2)

− Assiduidade, pontualidade e participação nas atividades propostas em sala de aula (individual - N3).

Nota final: N1 + N2 = média + N3

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Esta disciplina mescla atividades de imersão do aluno no campo educacional de trabalho com atividades de supervisão, nas quais o professor atua como facilitador do processo de formação do aluno tanto prático quanto reflexivo.

No decorrer das aulas serão promovidas discussões de textos e reflexões sobre as experiências do estágio.

Será solicitado o desenvolvimento de uma aula prática como forma de interferência no ambiente visitado.

Observação (Plano de Aula)

Se possível, haverá alguma palestra com um arte-educador convidado.