Turma AD521 - História da Dança II - Turma A
AD521 A
História da Dança II
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Traçar um panorama sobre a história da dança cênica no século XX em sua relação com aspectos teóricos das artes e da cultura, considerando também a perspectiva pós colonial e de-colonial. Dança moderna, dança pós-moderna, happening e performance, dança-teatro, novas tendências, dança e novas mídias. Pesquisa documental, análise de obras coreográficas e produção de textos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
Os primórdios da dança moderna: a relação dos movimentos modernistas com a dança.
-
A influência européia e a dança de expressão na dança moderna do século XX.
-
Europa Central, Alemanha e Estados Unidos
-
A dança moderna americana, modern dance.
-
Dança pós-moderna e contemporânea, dança-teatro.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
CAVRELL, H. Dando Corpo à História. Curitiba: Prismas, 2015.
CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.
GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
LOUPPE, Laurence. A poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. (R-II)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
BANES, Sally. Terpsichore in Sneakers. Post-Modern Dance – with a new introduction. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1987.
GUARINO, Lindsay; OLIVER, Wendy. Jazz Dance: a History of the Roots and Branches. Gainesville: University Press of Florida, 2014.
GUIMARÃES, Maria Claudia Alves. Vestígios da Dança Expressionista no Brasil: Aurel von Milloss e Yanka Rudzka. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 1998.
LONG, Richard: The black tradition in american dance. New York: Rizolli, 1990.
ROPA, Eugenia Casini. A dança e o agit-prop: os teatros não teatrais na cultura alemã do início do séc. XX. São Paulo: Perspectiva, 2014.
REYNOLDS, Nancy, MCCORMICK, Malcolm. Dance in the Twentieth Century: No fixed Points. University of Yale, 2006.
STEARNS, Marshall; STEARNS, Jean. Jazz Dance: The Story of The Vernacular Dance. New York: Da Capo Press, 1968.
Também serão indicados e fornecidos outros textos complementares, que serão colocados na plataforma por meio de insersão de PDF ou com o link de acesso.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
GERAL:
Dar ao aluno uma visão da dança no século XX: os precursores, construtores, companhias e vertentes da dança moderna e pós-moderna, apontando-se para as tendências de nossos dias, em redes da difusão mundial e nacional.
ESPECÍFICO:
- Estudar a história da dança cênica no ocidente, nos períodos que compreendem a dança moderna e a dança pós-moderna no século XX e XXI, contextualizando-a historicamente, socialmente, culturalmente e artisticamente, discutindo as transformações e as diferentes linhas estéticas, fornecendo subsídios para uma maior compreensão da dança atual.
- Estudar as referências de dança moderna e pós-moderna, e compreender os contextos em que elas estão inseridas;
- Fornecer elementos para diferenciação estética de cada período.
- Discutir a relação das referências em dança estudadas com os outros campos artísticos;
- Confrontar diferentes autores teóricos acerca das referências de dança estudadas;
- Produzir, conjuntamente com os alunos, uma reflexão acerca dos diferentes contextos estudados.
- Instrumentalizar o aluno para refletir através do estudo da história sobre o período atual e sobre o seu próprio trabalho artístico.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Leitura e capacidade de articulação dos textos indicados
- Atividades desenvolvidas em sala
- Exercícios e relatórios teóricos
- Trabalhos
- Seminários
- Além disso, serão considerados aspectos referentes à assiduidade, pontualidade e de participação nas aulas.
Cronograma (Plano de Aula)
16/08/2022 - Apresentação disciplina: objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação. A Revolução do Século XX: a redescoberta do corpo e a descoberta da psique.
23/08/2022 - Princípios de Delsarte.
30/08/2022 - Pioneiros da Dança Moderna: Loie Fuller, Maud Allan e Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis e Ted Shaw. A Escola Denishaw.
06/09/2022 - Dalcroze e Laban.
13/09/2022 - O Expressionismo nas Artes e a Ausdruckstanz.
20/09/2022 - A Dança Moderna 2ª. geração (Martha Graham)
27/09/2022 - Cont. A Dança Moderna Americana (Doris Humphrey, Charles Weidman, Hanya Holm, José Limón e Louis Horton)
04/10/2022 - Aula prática de Graham
11/10/2022 - Aula prática de Humphrey/Limón
18/10/2022 - Abstracionismo na Dança: A Bauhaus e o seu teatro de dança: Oskar Schlemmer. A dança de Alwin Nikolais.
25/10/2022 - A obra de Merce Cunningham.
01/11/2022 - A Dança Pós-Moderna Americana (Judson Church)
08/11/2022 - Aula de contact-improvisation
22/11/2022 - A Dança-Teatro Alemã (Pina Bausch, Reinhild Hoffmann, Johann Kresnik, Gerhard Bohner, Susanne Linke).
29/11/2022 - Das danças vernarculares ao jazz, ao sapateado e ao hip-hop
Metodologia (Plano de Aula)
Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas expositivas, da leitura de textos e discussões, de aulas práticas sobre algumas técnicas estudadas, de exibição de vídeos e da assistência de espetáculos.
Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos sobre as danças estudadas, vídeos captados na internet, assistência de espetáculos, leitura de textos teóricos disponibilizados na biblioteca e/ou fornecidos pelo professor.