Turma AD521 - História da Dança II - Turma A

Código / Turma

AD521 A

Nome

História da Dança II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria Claudia Alves Guimarães

Ementa (Catálogo da DAC)

Traçar um panorama sobre a história da dança cênica no século XX em sua relação com aspectos teóricos das artes e da cultura, considerando também a perspectiva pós colonial e de-colonial. Dança moderna, dança pós-moderna, happening e performance, dança-teatro, novas tendências, dança e novas mídias. Pesquisa documental, análise de obras coreográficas e produção de textos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Os primórdios da dança moderna: a relação dos movimentos modernistas com a dança.

  2. A influência européia e a dança de expressão na dança moderna do século XX.

  3. Europa Central, Alemanha e Estados Unidos

  4. A dança moderna americana, modern dance.

  5. Dança pós-moderna e contemporânea, dança-teatro.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

CAVRELL, H. Dando Corpo à História. Curitiba: Prismas, 2015.

CUNNINGHAM, Merce. O dançarino e a dança: conversas com Jacqueline Lesschaeve. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Hucitec, 2000.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

LOUPPE, Laurence. A poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. (R-II)

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

 

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

BANES, Sally. Terpsichore in Sneakers. Post-Modern Dance – with a new introduction. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1987.

    GUARINO, Lindsay; OLIVER, Wendy. Jazz Dance: a History of the Roots and Branches. Gainesville: University Press of Florida, 2014.

    GUIMARÃES, Maria Claudia Alves. Vestígios da Dança Expressionista no Brasil: Aurel von Milloss e Yanka Rudzka. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 1998.

     LONG, Richard: The black tradition in american dance.  New York: Rizolli, 1990.

ROPA, Eugenia Casini. A dança e o agit-prop: os teatros não teatrais na cultura alemã do início do séc. XX. São Paulo: Perspectiva, 2014.

REYNOLDS, Nancy, MCCORMICK, Malcolm. Dance in the Twentieth Century: No fixed Points. University of Yale, 2006.

STEARNS, Marshall; STEARNS, Jean. Jazz Dance: The Story of The Vernacular Dance. New York: Da Capo Press, 1968.

Também serão indicados e fornecidos outros textos complementares, que serão colocados na plataforma por meio de insersão de PDF ou com o link de acesso.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

GERAL:

Dar ao aluno uma visão da dança no século XX: os precursores, construtores, companhias e vertentes da dança moderna e pós-moderna, apontando-se para as tendências de nossos dias, em redes da difusão mundial e nacional.

 

ESPECÍFICO:

  • Estudar a história da dança cênica no ocidente, nos períodos que compreendem a dança moderna e a dança pós-moderna no século XX e XXI, contextualizando-a historicamente, socialmente, culturalmente e artisticamente, discutindo as transformações e as diferentes linhas estéticas, fornecendo subsídios para uma maior compreensão da dança atual.
  • Estudar as referências de dança moderna e pós-moderna, e compreender os contextos em que elas estão inseridas;
  • Fornecer elementos para diferenciação estética de cada período.
  • Discutir a relação das referências em dança estudadas com os outros campos artísticos;
  • Confrontar diferentes autores teóricos acerca das referências de dança estudadas;
  • Produzir, conjuntamente com os alunos, uma reflexão acerca dos diferentes contextos estudados.
  • Instrumentalizar o aluno para refletir através do estudo da história sobre o período atual e sobre o seu próprio trabalho artístico.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  • Leitura e capacidade de articulação dos textos indicados
  • Atividades desenvolvidas em sala
  • Exercícios e relatórios teóricos
  • Trabalhos
  • Seminários
  • Além disso, serão considerados aspectos referentes à assiduidade, pontualidade e de participação nas aulas.

Cronograma (Plano de Aula)

16/08/2022 - Apresentação disciplina: objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação. A Revolução do Século XX: a redescoberta do corpo e a descoberta da psique.  

23/08/2022 - Princípios de Delsarte.

30/08/2022 - Pioneiros da Dança Moderna: Loie Fuller, Maud Allan e Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis e Ted Shaw. A Escola Denishaw.

06/09/2022 - Dalcroze e Laban.

13/09/2022 - O Expressionismo nas Artes e a Ausdruckstanz.

20/09/2022 - A Dança Moderna 2ª. geração (Martha Graham)

27/09/2022 - Cont. A Dança Moderna Americana (Doris Humphrey, Charles  Weidman, Hanya Holm, José Limón e Louis Horton)

04/10/2022 -  Aula prática de Graham

11/10/2022 - Aula prática de Humphrey/Limón

18/10/2022 - Abstracionismo na Dança: A Bauhaus e o seu teatro de dança: Oskar Schlemmer. A dança de Alwin Nikolais.

25/10/2022 - A obra de Merce Cunningham.

01/11/2022 - A Dança Pós-Moderna Americana (Judson Church)

08/11/2022 - Aula de contact-improvisation

22/11/2022 - A Dança-Teatro Alemã (Pina Bausch, Reinhild Hoffmann, Johann Kresnik, Gerhard Bohner, Susanne Linke).  

29/11/2022 -  Das danças vernarculares ao jazz, ao sapateado e ao hip-hop

 

Metodologia (Plano de Aula)

Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas expositivas, da leitura de textos e discussões, de aulas práticas sobre algumas técnicas estudadas, de exibição de vídeos e da assistência de espetáculos.

Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos sobre as danças estudadas, vídeos captados na internet, assistência de espetáculos, leitura de textos teóricos disponibilizados na biblioteca e/ou fornecidos pelo professor.

 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco