Turma AD621 - Pedagogia e Didática da Dança - Turma A
AD621 A
Pedagogia e Didática da Dança
Kelly Cristina Silva
A disciplina terá 3 horas/aula em sala.
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina abrange os componentes da atividade pedagógica para o ensino da dança e suas relações com o processo histórico-social. Investiga as condições, formas e dinâmicas dos processos didáticos que vigoram no ensino e orientam a ação docente. Estuda as diferentes tendências teórico-metodológicas da prática educativa da dança, abordando os requisitos para o planejamento dos processos de ensino-aprendizagem.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Processos de criação e pedagogias da dança: uma perspectiva relacional e contextual
- A dança como campo de produção de saberes artístico-pedagógicos;
- Conceituação de pedagogia da arte como fenômeno intrínseco aos processos de criação artística;
- Apreciação e análise de trajetórias formativas e investigativas de artistas-educadores-pesquisadores brasileiros;
- Inventário pessoal de experiências e questões motivadoras para a conexão das dimensões artística e pedagógica na formação em percurso.
- O ensino da arte e da dança no Brasil: tendências pedagógicas
- Contextualização histórico-crítica
- Século XX: a tendência idealista-liberal (pedagogia tradicional, nova e tecnicista) e a tendência realista-progressista (pedagogia libertária, libertadora e histórico-crítica ou critica-social dos conteúdos);
- Século XXI – emergência e/ou afirmação de outras perspectivas: decolonial, pós-abissal, das encruzilhadas, antirracista, anticapacitista, feminista, queer, entre outras;
- Identificação de temáticas para aprofundamento no campo das pedagogias.
- Contextos, referenciais curriculares e orientações didáticas para o ensino da arte e da dança
- O ensino de arte/dança no percurso da Educação Básica: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Paulista;
- Dança na escola: resistência, resiliência e vitalidade;
- Processos de iniciação e/ou formação artística em dança em contextos de educação não-formal e seus materiais norteadores;
- Seleção de contextos e públicos para o desenvolvimento de um projeto de ensino de caráter extensionista.
- A didática nos/dos processos de ensino da arte e da dança
- Poética e didática: conceitos e diálogos;
- A artisticidade da/na aula de dança;
- Os componentes didáticos: objetivos, conteúdos, metodologias e processos avaliativos;
- A prática artística/pedagógica como investigação dos componentes didáticos em suas inter-relações;
- Modos de registrar;
- Identificação de questões para aprofundamento e experimentação no desenvolvimento de um projeto de ensino de caráter extensionista.
- Desenvolvimento de pesquisa e elaboração de um projeto de ensino de caráter extensionista
- Universidade e comunidade: relações entre ensino e extensão;
- Reconhecimento e diálogos com o contexto escolhido para a planificação de um projeto de ensino em dança;
- Conceitos de projeto de ensino e plano de aula;
- Estruturação do trabalho docente: fundamentação artística e pedagógica; componentes didáticos; metodologia de trabalho; seleção de materiais e recursos didáticos; registros;
- A dimensão prática de ensino: experimentação de um plano de aula de dança no contexto;
- Análise do processo e seus resultados.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, abril, 2017. 383p.
CARDONA, Patrícia. La poética de la enseñanza. In: Mapas e percursos, estudos de cena. Org.: MUNDIM, Ana Carolina; CERBINO, Beatriz; NAVAS, Cássia. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, 2014.
CAON, Paulina Maria. Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, RS, v. 10, n.2, p. 01-19, mar. 2020. ISSN 2237-2660. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/presenca/article/view/95565>. Acesso em: 15 out. 2020.
FUSARI, Maria F. de Rezende; FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Metodologia do Ensino da Arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.
GOHN, Maria da Glória. (Org.). Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015. 128p.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
ICLE, Gilberto. Pedagogia da arte: entre-lugares da escola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. Volume 2.
JUNIOR, Luiz Rufino Rodrigues. Pedagogia das encruzilhadas. Periferia, v. 10, n. 1, p. 71-88, 2018. https://www.redalyc.org/jatsRepo/5521/552157593005/552157593005.pdf.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2013.
MACHADO, Marina Marcondes. A Criança é Performer. Educação & Realidade, [S. l.], v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11444. Acesso em: 1 maio. 2022.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2018.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009.
SACAVINO, Susana Beatriz. Educação, interculturalidade e direitos humanos. Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade/organizadores José Albio Moreira de Sales...[et al.]–Fortaleza: CE: EdUECE, p. 01884-01896, 2015.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista / Secretaria da Educação; Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenação estadual SEE-SP, Herbert Gomes da Silva. São Paulo: SEE, 2019. 526 p.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista / Secretaria da Educação; Etapa Ensino Médio. Coordenação estadual SEDUC-SP; Maria Adriana Pagan. São Paulo: SEE, 2020. 301 p.
SILVA, Luciane Ramos. A dança dos outros: imaginações diaspóricas para interpelar o mundo. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 10, n. 2, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n2.49823. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/49823. Acesso em: 1 maio. 2022.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Reconhecer as artes, e mais especificamente a dança, como campo de estudo e produção de conhecimento pedagógico, didático e metodológico;
- Estabelecer processos de aproximação, irrigação, diálogo e composição entre conhecimentos/saberes pedagógicos, didáticos e metodológicos da dança, das artes e da educação;
- Compreender as dimensões sociais, políticas, éticas, culturais, educacionais e artísticas dos processos de ensino-aprendizagem da dança na educação formal e não formal;
- Experimentar a prática artística/pedagógica como investigação dos componentes didáticos em suas inter-relações;
- Conceber projetos de ensino e planos de aulas dirigidos a contextos educacionais formais e não-formais, colocando em diálogo: referenciais curriculares oficiais e/ou materiais norteadores; pesquisa acadêmica; produção cultural e artística dos sujeitos envolvidos;
- Conceber um projeto de ensino de caráter extensionista em diálogo com a comunidade de um contexto educacional selecionado;
- Apropriar-se dos estudos das pedagogias, das didáticas e das metodologias de ensino como fundamentos e ferramentas para uma ação consistente, investigativa e crítica no exercício da docência em dança em diferentes contextos.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Concepção de um projeto de ensino de caráter extensionista. Trabalho teórico-prático, em grupo, composto das seguintes etapas e atividades: escolha de um contexto de ensino; aproximação do contexto e comunidade envolvida; identificação de questões pedagógicas, didático-metodológicas para aprofundamento; levantamento e estudo de referências; práticas experimentais em sala; práticas de registro; elaboração de plano de aula; prática no contexto (peso 10,0).
- Elaboração de relatório individual sobre a prática artístico-pedagógica desenvolvida (10,0);
- A nota final será obtida da média das avaliações discriminadas acima.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
- Aulas expositivas dialogadas;
- Práticas de estudo, experimentação e reflexão, indivduais e em grupo, a partir de referências previamente sugeridas;
- Práticas de registro do processo de ensino-aprendizagem, individuais e coletivas;
- Laboratórios práticos de ensino: intersecção de percursos de observação, experimentação, análise e teorização;
- Constituição de grupos de trabalho para desenvolvimento de pesquisa, concepção de projetos de ensino de caráter extensionista, elaboração e experimentação de planos de aula;
- Práticas de ensino de caráter extensionista.