Turma AD621 - Pedagogia e Didática da Dança - Turma A

Código / Turma

AD621 A

Nome

Pedagogia e Didática da Dança

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

A disciplina terá 3 horas/aula em sala.

Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ana Maria Rodriguez Costas

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina abrange os componentes da atividade pedagógica para o ensino da dança e suas relações com o processo histórico-social. Investiga as condições, formas e dinâmicas dos processos didáticos que vigoram no ensino e orientam a ação docente. Estuda as diferentes tendências teórico-metodológicas da prática educativa da dança, abordando os requisitos para o planejamento dos processos de ensino-aprendizagem.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Processos de criação e pedagogias da dança: uma perspectiva relacional e contextual
  • A dança como campo de produção de saberes artístico-pedagógicos;
  • Conceituação de pedagogia da arte como fenômeno intrínseco aos processos de criação artística;
  • Apreciação e análise de trajetórias formativas e investigativas de artistas-educadores-pesquisadores brasileiros;
  • Inventário pessoal de experiências e questões motivadoras para a conexão das dimensões artística e pedagógica na formação em percurso.

 

  1. O ensino da arte e da dança no Brasil: tendências pedagógicas
  • Contextualização histórico-crítica
  • Século XX: a tendência idealista-liberal (pedagogia tradicional, nova e tecnicista) e a tendência realista-progressista (pedagogia libertária, libertadora e histórico-crítica ou critica-social dos conteúdos);
  • Século XXI – emergência e/ou afirmação de outras perspectivas: decolonial, pós-abissal, das encruzilhadas, antirracista, anticapacitista, feminista, queer, entre outras;
  • Identificação de temáticas para aprofundamento no campo das pedagogias.

 

  1. Contextos, referenciais curriculares e orientações didáticas para o ensino da arte e da dança
  • O ensino de arte/dança no percurso da Educação Básica: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Paulista;
  • Dança na escola: resistência, resiliência e vitalidade;
  • Processos de iniciação e/ou formação artística em dança em contextos de educação não-formal e seus materiais norteadores;
  • Seleção de contextos e públicos para o desenvolvimento de um projeto de ensino de caráter extensionista.

 

  1. A didática nos/dos processos de ensino da arte e da dança
  • Poética e didática: conceitos e diálogos;
  • A artisticidade da/na aula de dança;
  • Os componentes didáticos: objetivos, conteúdos, metodologias e processos avaliativos;
  • A prática artística/pedagógica como investigação dos componentes didáticos em suas inter-relações;
  • Modos de registrar;
  • Identificação de questões para aprofundamento e experimentação no desenvolvimento de um projeto de ensino de caráter extensionista.

 

  1. Desenvolvimento de pesquisa e elaboração de um projeto de ensino de caráter extensionista
  • Universidade e comunidade: relações entre ensino e extensão;
  • Reconhecimento e diálogos com o contexto escolhido para a planificação de um projeto de ensino em dança;
  • Conceitos de projeto de ensino e plano de aula;
  • Estruturação do trabalho docente: fundamentação artística e pedagógica; componentes didáticos; metodologia de trabalho; seleção de materiais e recursos didáticos; registros;
  • A dimensão prática de ensino: experimentação de um plano de aula de dança no contexto;
  • Análise do processo e seus resultados.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

 

Básica:

 

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, abril, 2017. 383p.

 

CARDONA, Patrícia. La poética de la enseñanza. In: Mapas e percursos, estudos de cena. Org.: MUNDIM, Ana Carolina; CERBINO, Beatriz; NAVAS, Cássia. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, 2014.

 

CAON, Paulina Maria. Ações artísticas na educação – a cena expandida em cenário expandido. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, RS, v. 10, n.2, p. 01-19, mar. 2020. ISSN 2237-2660. Disponível em: <https://www.seer.ufrgs.br/presenca/article/view/95565>. Acesso em: 15 out. 2020.

 

FUSARI, Maria F. de Rezende; FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Metodologia do Ensino da Arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.

 

GOHN, Maria da Glória. (Org.). Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015. 128p.

 

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

 

ICLE, Gilberto. Pedagogia da arte: entre-lugares da escola. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012. Volume 2.

 

JUNIOR, Luiz Rufino Rodrigues. Pedagogia das encruzilhadas. Periferia, v. 10, n. 1, p. 71-88, 2018. https://www.redalyc.org/jatsRepo/5521/552157593005/552157593005.pdf.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2013.

 

MACHADO, Marina Marcondes. A Criança é Performer. Educação & Realidade, [S. l.], v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/11444. Acesso em: 1 maio. 2022.

 

MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 2018.

 

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009.

 

SACAVINO, Susana Beatriz. Educação, interculturalidade e direitos humanos. Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade/organizadores José Albio Moreira de Sales...[et al.]–Fortaleza: CE: EdUECE, p. 01884-01896, 2015.

 

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista / Secretaria da Educação; Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenação estadual SEE-SP, Herbert Gomes da Silva. São Paulo: SEE, 2019. 526 p.

 

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista / Secretaria da Educação; Etapa Ensino Médio. Coordenação estadual SEDUC-SP; Maria Adriana Pagan. São Paulo: SEE, 2020. 301 p.

 

SILVA, Luciane Ramos. A dança dos outros: imaginações diaspóricas para interpelar o mundo. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 10, n. 2, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2019v10n2.49823. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/moringa/article/view/49823. Acesso em: 1 maio. 2022.

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Reconhecer as artes, e mais especificamente a dança, como campo de estudo e produção de conhecimento pedagógico, didático e metodológico;
  • Estabelecer processos de aproximação, irrigação, diálogo e composição entre conhecimentos/saberes pedagógicos, didáticos e metodológicos da dança, das artes e da educação;
  • Compreender as dimensões sociais, políticas, éticas, culturais, educacionais e artísticas dos processos de ensino-aprendizagem da dança na educação formal e não formal;
  • Experimentar a prática artística/pedagógica como investigação dos componentes didáticos em suas inter-relações;
  • Conceber projetos de ensino e planos de aulas dirigidos a contextos educacionais formais e não-formais, colocando em diálogo: referenciais curriculares oficiais e/ou materiais norteadores; pesquisa acadêmica; produção cultural e artística dos sujeitos envolvidos;
  • Conceber um projeto de ensino de caráter extensionista em diálogo com a comunidade de um contexto educacional selecionado; 
  • Apropriar-se dos estudos das pedagogias, das didáticas e das metodologias de ensino como fundamentos e ferramentas para uma ação consistente, investigativa e crítica no exercício da docência em dança em diferentes contextos.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  • Concepção de um projeto de ensino de caráter extensionista. Trabalho teórico-prático, em grupo, composto das seguintes etapas e atividades: escolha de um contexto de ensino; aproximação do contexto e comunidade envolvida; identificação de questões pedagógicas, didático-metodológicas para aprofundamento; levantamento e estudo de referências; práticas experimentais em sala; práticas de registro; elaboração de plano de aula; prática no contexto (peso 10,0).
  • Elaboração de relatório individual sobre a prática artístico-pedagógica desenvolvida (10,0);
  • A nota final será obtida da média das avaliações discriminadas acima.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Práticas de estudo, experimentação e reflexão, indivduais e em grupo, a partir de referências previamente sugeridas;
  • Práticas de registro do processo de ensino-aprendizagem, individuais e coletivas;
  • Laboratórios práticos de ensino: intersecção de percursos de observação, experimentação, análise e teorização;
  • Constituição de grupos de trabalho para desenvolvimento de pesquisa, concepção de projetos de ensino de caráter extensionista, elaboração e experimentação de planos de aula;
  • Práticas de ensino de caráter extensionista.

Observação (Plano de Aula)

em branco