Turma MP241 - Canto na Música Popular II - Turma A

Código / Turma

MP241 A

Nome

Canto na Música Popular II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Regina Machado

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo histórico e técnico do desenvolvimento da voz na canção popular brasileira, realizado a partir da escuta de fonogramas dos anos de 1946 a 1962, período de renovação do samba-canção e da bossa nova.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

A canção norte americana entre os anos 1930 e 1950

Algumas vozes referenciais: Ella Fitzgerald. Frank Sinatra, Billie Holiday, Nat King Cole 

As vozes da canção brasileira no período – escuta  e análise

Dick Farney

Lucio Alves

Isaura Garcia

- analise vocal em três gravações de “Mensagem” (Cícero Nunes e Aldo Cabral)

Lupicínio Rodrigues – a dicção autoral e o gesto vocal

Os Cariocas 

Elisete Cardoso  

Nora Ney

Angela Maria

Dolores Duran - a dicção autoral e o gesto vocal

Maysa – a dicção autoral e o gesto vocal

Sylvia Telles

Escuta dos LPs que marcam o início da Bossa Nova

Canção do Amor demais

Chega de Saudade

João Gilberto

Discussão: Garcia, Walter. Bim Bom – A Contradição sem conflitos de João Gilberto Ed. Paz e Terra.1999 Parte I – Capitulo IV  Em busca de uma tradição  pág. 77 a 115

Miltinho e Elza Soares

Leny Andrade

Johnny Alf – a dicção autoral e o gesto vocal

Nara Leão

 

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Caymmi, Stella. O ourives do espaço vazio in João Gilberto (org Walter Garcia) pag 81 a 94.  Cozac Naif 2012.

Garcia, Walter. Bim Bom – A Contradição sem conflitos de João Gilberto

Ed. Paz e Terra.1999

Parte I – Capitulo IV  Em busca de uma tradição  pág. 77 a 115

Parte II – Capítulo I O ritmo do canto falado  pág. 121 a 131

Mello, Zuza H  Eis aqui os Bossa Nova Livraria Martins Fontes 2008

Tatit, Luiz. O Cancionista. EDUSP. 1995 pag. 160 a 185 Dicção de Tom Jobim 

Medaglia, Julio. Balanço da Bossa Nova. In Balanço da Bossa e Outras Bossas (Augusto de Campos. Editora Perspectiva. 1978. Pag. 67 a 123

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Conhecer as características musicais que marcam o período de renovação  do samba-canção, momento em que a música brasileira se moderniza sob vários  aspectos. Seja através das novas abordagens harmônicas, seja através das letras das canções e, principalmente, das opções estéticas que atingem a voz e o cantar. Todas essas transformações funcionaram como uma base estruturante para a grande mudança que viria com a Bossa Nova, principalmente através do canto e da maneira de  tocar o violão impressos por João Gilberto.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

avaliação continua, considerando presença e participação em aula, apresentação dos trabalhos solicitados, desenvolvimento de pesquisa a partir dos conteúdos oferecidos em aula.

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

escuta e análise do comportamento vocal, leitura de textos para compreensão de elementos de fisiologia da voz e do canto; além do conhecimento e compreensão do momento político e social do período em questão.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco