Turma MP241 - Canto na Música Popular II - Turma A
MP241 A
Canto na Música Popular II
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo histórico e técnico do desenvolvimento da voz na canção popular brasileira, realizado a partir da escuta de fonogramas dos anos de 1946 a 1962, período de renovação do samba-canção e da bossa nova.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
A canção norte americana entre os anos 1930 e 1950
Algumas vozes referenciais: Ella Fitzgerald. Frank Sinatra, Billie Holiday, Nat King Cole
As vozes da canção brasileira no período – escuta e análise
Dick Farney
Lucio Alves
Isaura Garcia
- analise vocal em três gravações de “Mensagem” (Cícero Nunes e Aldo Cabral)
Lupicínio Rodrigues – a dicção autoral e o gesto vocal
Os Cariocas
Elisete Cardoso
Nora Ney
Angela Maria
Dolores Duran - a dicção autoral e o gesto vocal
Maysa – a dicção autoral e o gesto vocal
Sylvia Telles
Escuta dos LPs que marcam o início da Bossa Nova
Canção do Amor demais
Chega de Saudade
João Gilberto
Discussão: Garcia, Walter. Bim Bom – A Contradição sem conflitos de João Gilberto Ed. Paz e Terra.1999 Parte I – Capitulo IV Em busca de uma tradição pág. 77 a 115
Miltinho e Elza Soares
Leny Andrade
Johnny Alf – a dicção autoral e o gesto vocal
Nara Leão
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Caymmi, Stella. O ourives do espaço vazio in João Gilberto (org Walter Garcia) pag 81 a 94. Cozac Naif 2012.
Garcia, Walter. Bim Bom – A Contradição sem conflitos de João Gilberto
Ed. Paz e Terra.1999
Parte I – Capitulo IV Em busca de uma tradição pág. 77 a 115
Parte II – Capítulo I O ritmo do canto falado pág. 121 a 131
Mello, Zuza H Eis aqui os Bossa Nova Livraria Martins Fontes 2008
Tatit, Luiz. O Cancionista. EDUSP. 1995 pag. 160 a 185 Dicção de Tom Jobim
Medaglia, Julio. Balanço da Bossa Nova. In Balanço da Bossa e Outras Bossas (Augusto de Campos. Editora Perspectiva. 1978. Pag. 67 a 123
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Conhecer as características musicais que marcam o período de renovação do samba-canção, momento em que a música brasileira se moderniza sob vários aspectos. Seja através das novas abordagens harmônicas, seja através das letras das canções e, principalmente, das opções estéticas que atingem a voz e o cantar. Todas essas transformações funcionaram como uma base estruturante para a grande mudança que viria com a Bossa Nova, principalmente através do canto e da maneira de tocar o violão impressos por João Gilberto.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
avaliação continua, considerando presença e participação em aula, apresentação dos trabalhos solicitados, desenvolvimento de pesquisa a partir dos conteúdos oferecidos em aula.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
escuta e análise do comportamento vocal, leitura de textos para compreensão de elementos de fisiologia da voz e do canto; além do conhecimento e compreensão do momento político e social do período em questão.