Turma MU056 - Tópicos Especiais em Música III - Turma SN
MU056 SN
Tópicos Especiais em Música III
Kelly Cristina Silva
Tema: Educação Musical, Estudos de Gênero e Corpo
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
1. Estudos de Gênero e Sexualidade a partir dos anos 80 no Brasil;
2. Gênero como categoria analítica relacional e em perspectivas epistemológicas;
3. Pensando Música e Educação Musical entre vieses eruditos e populares;
4. Constituição de sentidos em arte-música;
5. Corpo normatizado, constituição do corpo e corpo na Arte;
6. Amálgama entre Música, Gênero e Corpo: materialidade, normatividade e fluxos.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALMEIDA, H. B. de; SZWAKO, J. (Org.) Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.
ALMEIDA, H. B. de; SZWAKO, J. (Org.) Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009.
ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez, 2015. ALTMANN, Helena. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo: Cortez, 2015.
AMARAL, Mônica. O que o rap diz e a escola contradiz: um estudo sobre a arte de rua e a formação da juventude na periferia de São Paulo. São Paulo: Alameda, 2016.
AMATO, Rita C. F. Memória musical: retratos de um conservatório. São Paulo: Annablume, 2010.
BUTLER, J. A força da não violência: um vínculo ético-político. (tradução) Heci Refina Candiani. – São Paulo: Boitempo, 2021.
BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BUTLER, J.Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
BUTLER, Judith. Discurso de ódio; uma política do performativo. (tradução) Roberta Fabbri Viscardi. – São Paulo: Editora Unesp, 2021.
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo 1: da Revolução à Grande Guerra. 3° ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 101-139, 2009.
DUARTE, Luiz F. D. O império dos sentidos: sensibilidade, sensualidade e sexualidade na cultura ocidental moderna. In: HEILBORN, Maria L. (Org.). Sexualidade: o olhar das ciências sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. 12. ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
FRANÇA, Matheus.“Sofrimento é mato,coraçãoem pedaços”:performatividades emasculinidades na música sertaneja.Revista de @ntropologia da UFSCar, 12 (1), jan./jun. 2020
FRANCESCONI, Luiza H. K. Ópera e gênero: personagens em travesti em uma nova perspectiva. 124 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2018.
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Jul/Dez.2003.
LOURO, Guacira L. Um corpo estranho: Ensaio sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
LOURO, Guacira. L.; FELIPE, Jane.; GOELLNER,SilvanaV. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 5° reimpressão, 2017.
MARIANO, H. R.; ALTMANN, Helena. Gênero e sexualidade na educação musical, a materialização da heteronormatividade. In: XI Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2017, Campinas - SP. XI EEMU, 2017.
MARIANO, Hugo R.; SCHROEDER, Jorge L. Reflexões sobre o corpo a partir da educação musical e dos estudos de gênero. In: XIV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNICAMP EEMU 2021, 2021, Campinas. Anais 2021, 2021. p. 226-234.
MCCLARY, Susan. Carmen de Bizet. Trad. Alberto Cunha. – São Paulo: Editora da USP, 2020.
MELO, Carolina N. A encruzilhada e as possibilidades do protagonismo da juventude negra: o caso do Slam da Guilhermina. 199 p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2021.
MOREIRA,Talitha C.Música, materialidade e relações de gênero: categorias transbordantes. 171p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.
NASSIF, Sílvia C. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. Campinas, SP; [s.n], 2005.
NEVES, Maria T. de S. O ensino de piano nos conservatórios estaduais de música de Minas Gerais a partir do olhar de seus professores. 230p. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música de Pós-Graduação, Universidade Federal de Minas. 2019.
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REIS, Carla; COSTA,Silvia R. Mulheres instrumentistas no campo profissional da música popular na cidade de São João del Rei: Um retrato. In: XXX Congresso da ANPPOM, 2020, Manaus. Anais do Congresso da Anppom 2020. v. 30.
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ROMUALDO, J. A. Fernando Pessoa: lugares. Esp.Port.Afric., Campinas, (42): 71-78,
SCHROEDER, Jorge. L. Corporalidade musical na música popular: uma visão da performance violonística de Baden Powell e Egberto Gismonti. Per Musi, Belo Horizonte, n.22, p.167-180, 2010.
SCHROEDER, Jorge. L. Corporalidade musical: as marcas do corpo na música, no músico e no instrumento. 229 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, 2006.
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SILVA, Helena L. Música, juventude e a construção da identidade de gênero no espaço escolar. Curitiba: Appris, 2019.
SOARES, Carmem. L. Notas sobre a educação no corpo. Educar, Curitiba, n. 16, p. 43-60. 2000.
SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar?. Trad. Sandra Regina Goulard Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
VARGAS, Juliana Ribeiro. Na captiva, na vera cruz ou no baile de favela: a sexualidade em destaque nas mídias musicais. Espaço acadêmico, n 183, ago. 2016.
Vídeo 1:Elements - Art film by MaximZhestkov;
Vídeo 2: GALAXY GATES (Directed by Oilhack & Thomas Blanchard) 4K.
Vídeo:Marin Alsop: Um dia na Osesp.
VIEIRA, Lia B. A construção do professor de música: o modelo conservatorial na formação e atuação do professor de música em Belém do Pará. Campinas – SP. s.n. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas; Campinas. 2000.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo geral
Estudar os conceitos de gênero e corpo em suas interfaces com o campo da Educação Musical.
Objetivos específicos
- Explicitar e promover conteúdos e reflexões sobre o amalgamento entre Educação Musical, masculinidade, feminilidade, transgeneridade e heteronormatividade;
- Em meio às concepções e constituições de corpo,demonstrar como certas normas sociais, em diferençase hierarquias,configuram relações de poder, produzem diversidade econstituem sensibilidades, subjetividades e sentidos musicais;
- Demonstrar, a partir dos conceitos de Educação Musical, Gênero e Corpo, como fluxos de identidades e performatividades se materializam em vivências e performances musicais;
- Em meio às questões contemporâneas, demonstrar como os sentidos musicais, tanto de senso comum quanto de senso crítico, a partir das noções de gênero e de corpo, são culturalmente e sócio historicamente constituídos, e mostrar que refletir sobre música, em meio a isto, demanda um olhar ao mesmo tempo crítico e compreensivo. Outras categorias como raça, classe, juventude e religião também serão elencadas às reflexões.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1. Participação nas discussões e diálogos em aula
2. Elaboração de texto
Cronograma (Plano de Aula)
A definir
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas dialogadas com base em leituras prévias
Observação (Plano de Aula)
Essa disciplina será ministrada em parceria com o Prof. Jorge Luiz Schroeder e o doutorando Hugo Romano Mariano, com base em sua pesquisa de doutorado.