Turma MU293 - Percepção Musical II - Turma A
MU293 A
Percepção Musical II
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
O material das aulas é disponibilizado semanalmente pelo Google Classroom.
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU193.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
ALCANTARA NETO, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. Dissertação (mestrado emMúsica). 243p. Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.15-41.
BARBOSA, Maria Flávia. Percepção Musical sob novo enfoque: a escola de Vigotski. Revista Hodie, vol 5, no.2, p.91-105, 2005.
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BHERING, Maria Cristina Vieira. Repensando a Percepção Musical: uma proposta através da música popular brasileira. 2003. 105p. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de letras e artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
CAMPOLINA, Eduardo; BERNARDES, Virgínia. Ouvir para entender ou compreender para criar? Uma outra concepção de percepção musical. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
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COSTA, Rogério Luiz Moraes. Educação e pensamento musical: a improvisação e o desenvolvimento da percepção no processo de configuração do pensamento musical através de uma cognição criativa. In: Encontro Anual da ABEM, X, 2001, Uberlândia. Anais X Encontro Anual da ABEM. Uberlândia: UFU, 2001, 462-468 CD ROM. p.254- 257 do arquivo pdf, dos Anais da ABEM. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2001/ABEM_2001.pdf
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VILLA-LOBOS, Heitor. Solfejos – originais e sobre temas de cantigas populares para ensino de canto orfeônico. 1o vol. São Paulo, Rio de Janeiro: 1976.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WILLEMS, Edgar. Solfejo – curso elementar. Tradução Raquel M. Simões. São Paulo: Fermata, 1999.
ZIMMERMAN, B. Theories of Self-Regulated Learning and Academic Achievement: An Overview and Analysis. In: ZIMMERMAN, B.; SCHUNK, D. (Edt.s). Self-Regulated Learning and Academic Achievement. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001, p.1-37. Acesso em 03 de agosto de 2011.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver a consciência musical, aliando conhecimento teórico com performance vocal de diversos elementos musicais, tais como intervalos, escalas, melodia, harmonia, relação entre melodia e harmonia, relação entre acordes, sonoridades, timbres, etc.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O desempenho dos alunos será avaliado a partir de três atividades:
1) Solfejo melódico (2,5)
2) Transcrição melódica e harmônica (2,5)
3) Transcrição melódica e harmônica; solfejo melódico e harmônico a partir da transcrição (5,0)
O critério de avaliação é a precisão na transcrição e na execução vocal dos acontecimentos musicais.
Cronograma (Plano de Aula)
Agosto
16/08 Aula 1
23/08 Aula 2
30/08 Aula 3
Setembro
06/09 Aula 4
13/09 Aula 5 AVALIAÇÃO 1 - ENTREGA
20/09 Aula 6
27/09 Aula 7
Outubro
04/10 Aula 8
11/10 Aula 9
25/10 Aula 11 - AVALIAÇÃO 2
Novembro
01/11 Aula 12
08/11 Aula 13
22/11 Aula 14
29/11 Aula 15
06/12 Aula 16 AVALIAÇÃO 3
13/12 Exame
Metodologia (Plano de Aula)
As aulas de percepção musical têm natureza eminentemente prática. Semalmente será disponibilizado material específico sobre cada tema proposto com suporte teórico e exercicios em áudio e pdf, baseados na análise e performance vocal de acontecimentos musicalmente contextualizados e repertório variado.