Turma MU293 - Percepção Musical II - Turma A

Código / Turma

MU293 A

Nome

Percepção Musical II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

O material das aulas é disponibilizado semanalmente pelo Google Classroom.

Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Thaís Lima Nicodemo

Ementa (Catálogo da DAC)

Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU193.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALCANTARA NETO, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. Dissertação (mestrado emMúsica). 243p. Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.15-41.

BARBOSA, Maria Flávia. Percepção Musical sob novo enfoque: a escola de Vigotski. Revista Hodie, vol 5, no.2, p.91-105, 2005.

________. Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural. Tese (Doutorado em Educação). 149p. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-162831/fr.php

BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção Musical: prática auditiva para músicos. Trad. Adriana Lopes da Cunha Moreira. São Paulo: Editora da USP e UNICAMP, 2009.

BHERING, Maria Cristina Vieira. Repensando a Percepção Musical: uma proposta através da música popular brasileira. 2003. 105p. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de letras e artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

CAMPOLINA, Eduardo; BERNARDES, Virgínia. Ouvir para entender ou compreender para criar? Uma outra concepção de percepção musical. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

CANDUSSO, Flavia; SILVA, Daniel Ferreira. O projeto “Percepção Musical Online”: discussão preliminar a partir do levantamento de dados. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XIX, 2010, Goiânia. Anais do XIX Encontro Anual da ABEM. Goiânia: UFG, 2010, p. 1657-1665.

COSTA, Maria Cristina Souza. Reflexão sobre as concepções e ações de um(a) professor (a) de percepção musical: um estudo de caso. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XII, 2003, Florianópolis. Anais do XII Encontro Anual da ABEM. Florianópolis: UDESC, 2003, p.608-614. 1 CD ROM.

COSTA, Rogério Luiz Moraes. Educação e pensamento musical: a improvisação e o desenvolvimento da percepção no processo de configuração do pensamento musical através de uma cognição criativa. In: Encontro Anual da ABEM, X, 2001, Uberlândia. Anais X Encontro Anual da ABEM. Uberlândia: UFU, 2001, 462-468 CD ROM. p.254- 257 do arquivo pdf, dos Anais da ABEM. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2001/ABEM_2001.pdf

GERLING, Cristina Capparelli. Bases para uma metodologia de percepção musical e estruturação no 3o grau. Revista da ABEM, [s.l], ano 2, no 2, p.21-26. junho de 1995.

_______. Treinamento auditivo e teoria musical no Departamento de Música da UFRGS: implantação de um programa integrado. Revista Em pauta, Porto Alegre, UFRGS, ano V, no 8, p.34-40, dezembro de 1993.

GOLDEMBERG, Ricardo. Métodos de leitura cantada: dó fixo versus dó móvel. Revista da ABEM, Porto Alegre/RS, ano V, n. 5, p.7-12, 2000.

GROSSI, Cristina de Souza. Assessing musical listening: musical perspective of tertiary students and contemporary brasilian composer. PhD Thesis. Institute of Education, University of London, 1999.

OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Percepção musical e a escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário / Cristiane Hatsue Vital Otutumi. – Campinas, SP : [s.n.], 2013.

SANTOS, Regina Antunes T. Dos; HENTSCHKE, Liane; GERLING, Cristina Capparelli. A prática de solfejo com base na estrutura pedagógica proposta por Davidson e Scripp. Revista da ABEM, Porto Alegre / RS, v. 9, p. 29-41, setembro de 2003.

VILLA-LOBOS, Heitor. Solfejos – originais e sobre temas de cantigas populares para ensino de canto orfeônico. 1o vol. São Paulo, Rio de Janeiro: 1976.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

WILLEMS, Edgar. Solfejo – curso elementar. Tradução Raquel M. Simões. São Paulo: Fermata, 1999.

ZIMMERMAN, B. Theories of Self-Regulated Learning and Academic Achievement: An Overview and Analysis. In: ZIMMERMAN, B.; SCHUNK, D. (Edt.s). Self-Regulated Learning and Academic Achievement. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001, p.1-37. Acesso em 03 de agosto de 2011.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver a consciência musical, aliando conhecimento teórico com performance vocal de diversos elementos musicais, tais como intervalos, escalas, melodia, harmonia, relação entre melodia e harmonia, relação entre acordes, sonoridades, timbres, etc. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

O desempenho dos alunos será avaliado a partir de três atividades:

1) Solfejo melódico (2,5)

2) Transcrição melódica e harmônica (2,5)

3) Transcrição melódica e harmônica; solfejo melódico e harmônico a partir da transcrição (5,0)

O critério de avaliação é a precisão na transcrição e na execução vocal dos acontecimentos musicais. 

Cronograma (Plano de Aula)

Agosto

16/08 Aula 1

23/08 Aula 2

30/08 Aula 3

Setembro

06/09 Aula 4

13/09 Aula 5 AVALIAÇÃO 1 - ENTREGA

20/09 Aula 6

27/09 Aula 7

Outubro

04/10 Aula 8

11/10 Aula 9

25/10 Aula 11 - AVALIAÇÃO 2

Novembro

01/11 Aula 12

08/11 Aula 13

22/11 Aula 14

29/11 Aula 15

06/12 Aula 16 AVALIAÇÃO 3

13/12 Exame

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas de percepção musical têm natureza eminentemente prática. Semalmente será disponibilizado material específico sobre cada tema proposto com suporte teórico e exercicios em áudio e pdf, baseados na análise e performance vocal de acontecimentos musicalmente contextualizados e repertório variado.

Observação (Plano de Aula)

em branco