Turma MU493 - Percepção Musical IV - Turma A

Código / Turma

MU493 A

Nome

Percepção Musical IV

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Sextas-feiras, entre 08 e 10 horas da manhã, em conjunto com a Turma A.

Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gilson Uehara Gimenes Antunes

Ementa (Catálogo da DAC)

Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU393.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Ditados harmônicos e melódicos, solfejos, reconhecimentos de timbres e sonoridades específicas, história do desenvolvimento sonoro e de pioreiros da percepção auditiva. Nas aulas serão ouvidos e analisados muitos áudios, além da aplicação das tarefas.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Adriana Lopes da Cunha Moreira. 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2011.

BENWARD, Bruce & Kolosick, Thimothy. Percepção Musical – prática auditiva para músicos. Trad: Adriana Lopes da Cunha Moreira da 7 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2009.

CANONS FROM FLANDERS. Disponível em http://pythagore.asso.free.fr/partitions/canonsdeflandres.pdf. - Acesso em: 28 jan. 2013.

Erzsebet, Leganyne H. Collection of Bach Examples. Hungary: Editio Music Budapest, 1971.

EYES AND EARS – An Anthology of Melodies for Sight-Singing. Dispoível em http://www.lightandmatter.com/sight/sight.html - Acesso em: 28 de jan. 2013.

Molnar, Antal, Classical Canons. Hungary: Editio Music Budapest, 1955.

MUSICAL DICTATION: TONAL EAR TRAINGING. Disponível em: http://www.solfege.ccdmd.qc.ca - Acesso em: 28 jan. 2013.

PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989.

Ronqui, Paulo A. – Harmonia - apostila do professor.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver o pensamento musical e a capacidade auditiva formal através de exercícios de conteúdo harmônico e melódico, solfejos, reconhecimento de timbres e treinamento auditivos em geral.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação se dará através de tarefas semanais, cada uma delas valendo determinados pontos, que somados darão a média final 10,0. Esse modelo vem sendo aplicado desde o período da pandemia, com sucesso.

Cronograma (Plano de Aula)

AGOSTO: 19 e 26

SETEMBRO: 2, 9, 16, 23, 30

OUTUBRO: 7, 14, 21 e 28

NOVEMBRO: 4, 11, 18 e 25.

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas de percepção musical têm natureza eminentemente prática. Exercicios diversos são analisados e resolvidos em sala de aula, com muitas escutas e análises de áudios e discussões a respeito da percepção auditiva.

Observação (Plano de Aula)

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