Turma AP204 - Desenho Artístico II - Turma A
AP204 A
Desenho Artístico II
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Fundamentos da linguagem visual. Instrumentalização técnica: materiais e suportes através da história do desenho. Aprofundamento das questões desenvolvidas na disciplina Desenho Artístico I.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Desenho Sensorial e os elementos da natureza:
- Água;
- Ar/vento;
- Terra;
- Fogo.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AMADO, Guy. A Paisagem como Plataforma Estética: das proposições artísticas de Walter de Maria e Roman Signer. Disponível em: https://www.citcem.org/3encontro/docs/pdf/part_07/70%20-%20GuyAmado%20-%20TEXTO.pdf
CARVALHO, Carla Delfina Marques. O Símbolo na Poética de Herberto Helder. Dissertação de Mestrado – Centro de Competências de Artes e Humanidades, Universidade da Madeira, Portugal, 2017. Disponível em: https://repositorio.uma.pt/bitstream/10400.13/1906/1/MestradoCarlaCarvalho.pdf
FORTES JÚNIOR, Hugo Fernando Salinas. Poéticas líquidas: a água na arte contemporânea. Tese de Doutorado - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Hugo-Fortes/publication/280114921_Poeticas_Liquidas_a_agua_na_arte_contemporanea/links/55aaf08408ae815a04279425/Poeticas-Liquidas-a-agua-na-arte-contemporanea.pdf
INÁCIO, Sara Cardoso. Terra na arte contemporânea. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29164/2/ULFBA_TES_947.pdf
ZUANON, R.; BALAMINUTTI, L. D.; OLIVEIRA, M. B.; ZACCARIAS, V. O. V.; DE SALES, F. M. Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos elementos compositivos "contraste, equilíbrio e peso" no desenho artístico. Revista Vazantes, v. 4, p. 153-167, 2020. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/60928
ZUANON, R.; LIMA JR., G.C. SEE BEYOND: contributions to the project-based practice of sighted and visually impaired students in the context of higher education in Design. DATJournal – Design, Art and Technology, 2018. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/91/79
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso espera-se que o(a) estudante possa:
- Reconhecer o desenho como pensamento, projeto e expressão artístico-poética contemporânea;
- Identificar o campo expandido do desenho na Arte Contemporânea;
- Realizar pesquisas sensoriais, investigar materiais expressivos, desenvolver experimentos e investigações poéticas e estéticas;
- Elaborar, questionar e desenvolver seus processos de criação artístico-poética e estética;
- Assumir uma atitude sensível, investigadora, crítica e criativa diante dos modos de sentir e de representar o mundo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas dinâmicas sensoriais propostas em sala de aula e no projeto final.
Cronograma (Plano de Aula)
15/08 – Apresentação da proposta da disciplina. Desenho Sensorial e os elementos da natureza: água (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e das dinâmicas sensoriais, relacionadas ao tema água/corpo)
22/08 – Dinâmicas sensoriais ‘água/corpo’. Apresentação de referências artístico-poético-projetuais e das dinâmicas sensoriais, relacionadas ao tema água/paisagem urbana.
29/08 – Dinâmicas sensoriais ‘água/ paisagem urbana’. Apresentação de referências artístico-poético-projetuais e das dinâmicas sensoriais, relacionadas ao tema ar-vento/corpo.
05/09 – Rodada de apresentações dos resultados das dinâmicas sensoriais do tema água, nas dimensões do corpo e da paisagem urbana.
12/09 – Dinâmicas sensoriais ‘ar-vento/corpo’. Apresentação de referências artístico-poético-projetuais e das dinâmicas sensoriais, relacionadas ao tema ar-vento/paisagem urbana.
19/09 – Dinâmicas sensoriais ‘ar-vento/paisagem urbana’. Apresentação de referências artístico-poético-projetuais e das dinâmicas sensoriais, relacionadas ao tema terra/corpo.
26/09 – FEIA 2022 [Festival do Instituto de Artes da UNICAMP]
03/10 – Rodada de apresentações dos resultados das dinâmicas sensoriais do tema ar-vento, nas dimensões do corpo e da paisagem urbana.
10/10 – Dinâmicas sensoriais ‘terra/corpo’. Apresentação de referências artístico-poético-projetuais e das dinâmicas sensoriais, relacionadas ao tema terra/paisagem urbana.
17/10 – Avaliação da disciplina.
24/10 – Dinâmicas sensoriais ‘terra/paisagem urbana’. Apresentação de referências artístico-poético-projetuais e das dinâmicas sensoriais, relacionadas ao tema fogo/corpo.
31/10 – Rodada de apresentações dos resultados das dinâmicas sensoriais do tema terra, nas dimensões do corpo e da paisagem urbana.
07/11 – Dinâmicas sensoriais ‘fogo/corpo’. Apresentação de referências artístico-poético-projetuais e das dinâmicas sensoriais, relacionadas ao tema fogo/paisagem urbana.
14/11 – Feriado
21/11 – Dinâmicas sensoriais ‘fogo/paisagem urbana’.
28/11 - Rodada de apresentações dos resultados das dinâmicas sensoriais do tema fogo, nas dimensões do corpo e da paisagem urbana.
05/12 - Apresentações do projeto final da disciplina.
Metodologia (Plano de Aula)
Abordagem prático-teórica do desenho sensorial (Método SEE BEYOND):
- Apresentação e discussão de referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais) e teóricas;
- Desenvolvimento de dinâmicas práticas sensoriais;
- Apresentação sistemática dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes, por meio das práticas realizadas nas dinâmicas sensoriais;
- Feedbacks síncronos às apresentações dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes.