Turma AP298 - História da Arte II - Turma A

Código / Turma

AP298 A

Nome

História da Arte II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Mugayar Kühl

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas dos Séculos XVII e primeira metade do XVIII na Europa. Compreende o estudo teórico de textos fundamentais para este campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Discussão do conceito de barroco. Arquitetura barroca em Roma. Pintura e escultura no século XVII: os diversos caminhos. A Contrarreforma e os tratados sobre as imagens. Caravaggio e seus seguidores. As artistas: Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, Artemisia Gentileschi e Plautilla Bricci. A pintura holandesa no “século de ouro”. Espetacularização: a ópera e a conjunção das artes. As Academias francesas e o estabelecimento de gêneros e normas. Pintura de quadratura e a grande decoração.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Alpers, Svetlana, A Arte de Descrever, São Paulo: Edusp, 1999.

ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999

ARGAN, G. C., História da Arte Italiana, São Paulo, Cosac & Naify, 2003

ARGAN, G. C., Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004

BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.:

Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991

BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e

Londres, Yale University Press, 1985

BAZIN, G., História da História da Arte de Vasari a nossos dias, S. Paulo, Martins Fontes, 1989

BRYSON, N., Word and Image. French Painting of the Ancien Régime, Cambridge, 1997

CHASTEL, A, A Arte Italiana, S.Paulo, Martins Fontes, 1991

FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994

GASKELL, I., História das Imagens. In BURKE, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad.

Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992

GOMBRICH, E. H., A História da Arte, RJ: Guanabara, 1988. (704.7 G585h; IA)

HASKELL, F., Mecenas e Pintores. Arte e Sociedade na Itália Barroca, São Paulo: Edusp, 1997

HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2a ed.

HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984

HUMFREY, P. Painting in Renaissance Venice, New Haven,: Yale Univ. Press, 1996

KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven eLondres, Yale University Press, 1990

Lichtenstein, Jacqueline (org.), A Pintura, vol. 2. A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura, São Paulo: Ed. 34, 2004

PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994

PANOFSKY, E., What is baroque?. In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995

VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili

VENTURI, L., Historia da critica de arte, Lisboa, Edições 70, 1984

WÖLFFLIN, H., A arte clássica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990

WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins

Fontes, 1989, 2a edição

WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O curso visa realizar um estudo crítico da arte do século XVII na Europa, analisando a produção do período em sua relação com o contexto histórico em que ela surgiu e discutindo as diferentes abordagens da historia da arte referentes ao conceito de Barroco.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Um trabalho escrito e uma resenha.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

O programa do curso será ministrado através de aulas expositivas e de exercícios participativos de análise de obra em sala de aula. A avaliação do aluno dar-se-á por meio da sua participação em sala de aula e de provas individuais ministradas ao longo do curso.

Observação (Plano de Aula)

em branco