Turma AP298 - História da Arte II - Turma A
AP298 A
História da Arte II
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas dos Séculos XVII e primeira metade do XVIII na Europa. Compreende o estudo teórico de textos fundamentais para este campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Discussão do conceito de barroco. Arquitetura barroca em Roma. Pintura e escultura no século XVII: os diversos caminhos. A Contrarreforma e os tratados sobre as imagens. Caravaggio e seus seguidores. As artistas: Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, Artemisia Gentileschi e Plautilla Bricci. A pintura holandesa no “século de ouro”. Espetacularização: a ópera e a conjunção das artes. As Academias francesas e o estabelecimento de gêneros e normas. Pintura de quadratura e a grande decoração.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Alpers, Svetlana, A Arte de Descrever, São Paulo: Edusp, 1999.
ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999
ARGAN, G. C., História da Arte Italiana, São Paulo, Cosac & Naify, 2003
ARGAN, G. C., Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004
BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.:
Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991
BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e
Londres, Yale University Press, 1985
BAZIN, G., História da História da Arte de Vasari a nossos dias, S. Paulo, Martins Fontes, 1989
BRYSON, N., Word and Image. French Painting of the Ancien Régime, Cambridge, 1997
CHASTEL, A, A Arte Italiana, S.Paulo, Martins Fontes, 1991
FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994
GASKELL, I., História das Imagens. In BURKE, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad.
Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992
GOMBRICH, E. H., A História da Arte, RJ: Guanabara, 1988. (704.7 G585h; IA)
HASKELL, F., Mecenas e Pintores. Arte e Sociedade na Itália Barroca, São Paulo: Edusp, 1997
HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2a ed.
HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984
HUMFREY, P. Painting in Renaissance Venice, New Haven,: Yale Univ. Press, 1996
KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven eLondres, Yale University Press, 1990
Lichtenstein, Jacqueline (org.), A Pintura, vol. 2. A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura, São Paulo: Ed. 34, 2004
PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994
PANOFSKY, E., What is baroque?. In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995
VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili
VENTURI, L., Historia da critica de arte, Lisboa, Edições 70, 1984
WÖLFFLIN, H., A arte clássica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990
WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins
Fontes, 1989, 2a edição
WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O curso visa realizar um estudo crítico da arte do século XVII na Europa, analisando a produção do período em sua relação com o contexto histórico em que ela surgiu e discutindo as diferentes abordagens da historia da arte referentes ao conceito de Barroco.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Um trabalho escrito e uma resenha.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
O programa do curso será ministrado através de aulas expositivas e de exercícios participativos de análise de obra em sala de aula. A avaliação do aluno dar-se-á por meio da sua participação em sala de aula e de provas individuais ministradas ao longo do curso.