Turma AP615 - Escultura III - Turma A

Código / Turma

AP615 A

Nome

Escultura III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sylvia Helena Furegatti

Ementa (Catálogo da DAC)

Abordagens sobre a constituição e relações próprias do pensamento artístico tridimensional na atualidade. Novas estratégias critico-criativas e proposições da arte pública e urbana contemporâneas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Apresentação e discussão sobre o campo expandido da escultura e seu direcionamento para outras espacialidades, formas narrativas, discursivas e relacionais;

- Formulações para a produção tridimensional a partir das vertentes da Arte Pública contemporânea; das ações e intervenções em espaço público;

- Sentidos de pertença dos projetos tridimensionais e o papel desempenhado hoje pelo artista interessado neste campo de operação;

- A arte e paisagem: urbana; de campo, de deserto, da natureza; 

- Memoriais e registros foto e videográficos para projetos contemporâneos organizados a partir da tridimensão.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AGAMBEN, G.O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Martins Fontes, São Paulo, 1988.

BATCHELOR, David. Minimalismo. Cosac&Naify, Ed. São Paulo, 1999.

BOURRIAUD, N. Estética Relacional. SP: Martins Fontes, 2009.

CAUQUELIN, Anne. A Arte Contemporânea. Porto, Portugal: Rés Editora, s/ data.

CORRÊA, R. L. e ROSENDHAL, Z. (orgs.) Paisagem, Tempo e Cultura. RJ: EdUERJ, 1998.

D’AVOSSA, A. e FARKAS, Solange. (org) Jospeh Beuys. A revolução somos nós. SP: Edições SESC, 2010.

ESCOBAR, Miriam. Esculturas no Espaço Público em São Paulo. São Paulo: Vega Engenharia Ambiental, 1998.

FABRIS, Annateresa et alli. Tridimensionalidade na Arte Brasileira. Cosac&Naify, São Paulo, 1997.

FARIAS, Agnaldo Aricê Caldas. Esculpindo o espaço. A Escultura Contemporânea e a busca de novos modos de relação com o espaço. Tese de Doutoramento, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Moraes Belluzo, FAU-USP, 1997.

FERREIRA, Gloria e COTRIM, C.(org) Escritos de Artistas. RJ: Jorge Zahar editora, 2006.
HOLT, Nancy et alli. The Writings of Robert Smithson. Essays With Illustrations. New York, 1979.

JUDD, Donald. Complete Writings 1959-1975. New York University Press, New York, 1975.

KASTNER, Jeffrey e WALLIS, Brian. Land and Enviromental Art. Phaidon, London, 1998.

KAPROW, A.The blurring of art and life. Berkeley: Univ. of California Press, 1993.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. Martins Fontes, São Paulo, 1998.

KWON, Miwon. “Um lugar após o outro”. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, EBA – UFRJ. Ano X, n.17. 2008.

_____________. One Place After Another. Cambridge: MIT Press, 1997.

TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. Cosac&Naify, São Paulo, 2001.

VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico. Ed. 34, São Paulo, 1993.

OITICICA, Helio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rocco Ed., Rio de Janeiro, 1986.

OXLEY, Nicola et alli. Instalation Art. Thames and Hudson Ltd., London, 1996.

PALLAMIN, Vera.  Arte Urbana. São Paulo – região central. Obras de caráter temporário e permanente. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2000.

_____________. (org) Cidade e Cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Ed. Estação Liberdade, 2002.PEIXOTO, Nelson B. Paisagens Urbanas, SP: SENAC/Marca d’agua, 1996.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

TUAN, Yu Fu. Topofilia. Um estudo da percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. SP: Diffel, 1980.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Explorar relações espaciais, sociais e temporais na criação de projetos tridimensionais que partam do diálogo desejado entre a produção conhecida e veiculada de representantes do atual circuito artístico, bem como das ponderações e reflexões próprias trazidas pelo aluno e sua realidade de produção em arte;

- Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Escultura e outras linguagens; entre lugar e espaço da/para a arte; relações entre arte e comunidade, arte e natureza;

- Estabelecer um repertório mínimo crítico e autocrítico sobre os trabalhos conhecidos e apresentados neste campo.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 

 

Avaliações:

Trabalhos propostos: 

•MINHA PRÓPRIA PAISAGEM / PAISAGEM INTERNA

•No Caminho, marcos na minha paisagem  (ind) = PESO 5 = (Anotações em Caderno de projetos)

•NA PAISAGEM DE FORA, NO MUNDO / PAISAGEM EXTERNA

•Ação / intervenção na paisagem = (ind ou em grupos) = PESO 5

•elaboração do projeto para um trabalho em espaço aberto, urbano, público, de natureza ou a ser instaurado em  local cuja convencionalidade da apresentação museológica não seja fonte fundamental ou evidente.

 

Critérios e Formatos:

  • Atividade 1 - PAISAGEM INTERNA – Statement sobre o processo poético pessoal em arte e espacialidade peso 4 (ind)
  • Atividade 2 - Maquete / Caderno de processos criativos para o projeto final = peso 2 (ind)
  • Atividade 3 - PAISAGEM EXTERNA – Projeto ou Ação / intervenção na paisagem =  peso 4 (em grupos)
  • Participação e pontualidade;

Cronograma (Plano de Aula)

aula 1 - apresentação da disciplina;

aula 2 – exercício a partir da lista de verbos de RSerra;

aula 3 – exercício de referências x afinidades eletivas;

aula 4 - arte pública;

aula 5 - arte urbana;

aula 6 - intervenções e ações artísticas;

aula 7 - visita de campo 1;

aula 8 - assessoria para os projetos finais da disciplina;

aula 9 - visita de campo 2 / conjunto com profs da Geologia;

aula 10 - palestra com artista convidado;

aula 11 - aula conjunta com disciplina da Extecamp e projeto Memorial Covid Unicamp;

aula 12 - reserva para aula do PED da disciplina, com apresentação de sua pesquisa no PPGAV IA;

aula 13 - nova assessoria para projetos finais;

aulas 14 e 15 - preparações e apresentações dos trabalhos finais.

Metodologia (Plano de Aula)

  • Exposição de conceitos e debate
  • Realização de exercícios em sala,
  • Elaboração de Projetos Práticos;

Observação (Plano de Aula)

A disciplina prevê várias saídas de campo necessárias para o bom desempenho de seu conteúdo programático. Para tanto, conta com o auxilio instrumental de PADs e PEDs.