Turma CS034 - Tópicos Especiais em Midialogia VI - Turma A
CS034 A
Tópicos Especiais em Midialogia VI
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Esta disciplina terá seu programa definido em função das pesquisas que se realizam no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e das discussões prévias entre alunos e professores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
em brancoVetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Estudar e debater as práticas cutaroriais contemporâneas.
- Pesquisar a presença, os usos, significados e sentidos do fotográfico entre 1880 e as décadas de 1920 e 1930 no Brasil, sobretudo considerando a formação de uma iconosfera moderna em determinadas cidades em franco processo de urbanização (especificamente atentamos a São Paulo e ao Rio de Janeiro, então capital do país.
- Estudamos 5 séries fotográficas e a partir destas imagens de arquivo, cada equipe de graduandos propõe a elaboração e realização de um produto audiovisual de curta duração sobre este material fotográfico acervado.
- A colaboração efetiva de profissionais do IMS e do AEL no transcorrer da disciplina
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Nesta avaliação continuada, avalia-se
Participação ativa em sala de aula
Pesquisa nos acervos fotográficos levantados
Apresentação de seminários da literatura indicada
Apresentação de seminários sobre as séries fotográficas estudadas
Elaboração, execução e análise do working progress do produto audiovisual
Cronograma (Plano de Aula)
1 Apresentação da Disciplina Montagem dos Grupos Estruturação e Divisão dos processos de estudo e das tarefas
2 Sobre o Impulso Arquivístico e o Impulso Historiográfico: os acervos fotográficos como fonte de criação audiovisual e visão pensante
3 obre os arquivos estudados: participação de profissionais do AEL e do IMS responsáveis sobre estes acervos
4 Sobre a curadoria e sua condição contemporânea
5 Sobre a curadoria e sua condição contemporânea: Heloisa Espada e Maurício Lissovsky tratam do projeto desta exposição
6/7Sobre as relações entre arquivo e memória
8 1º exercício de olhar sobre cada série fotográfica estudada
9/10 montagem e arquivo: a experiência em Farocki
11 Sobre imagem, montagem e arquivo: a experiência do mundo do trabalho em Farocki por Heloisa Espada
12 Apresentação do projeto do produto audiovisual: questão central, formato, objetivos
13 Modos de ver: Sobre a importância do Educativo numa exposição
Deve ser Renata Bethencourth e alguém da Bienal
14 Apresentação e debates sobre o produto audiovisual
15 Apresentação Final dos Trabalhos
Metodologia (Plano de Aula)
Em formato remoto, a disciplina terá os seguintes procedimentos
Participação ativa e qualificada em sala de aula dos sujeitos envolvidos
Apresentação de seminários e debates sobre leituras feitas
Estudo e análise das séries fotográficas cedidas pelo AEL e pelo IMS por meio de orientações do olha e a partir dos produtos audiovisuais propostos centrados nestes acervos fotográficos.
Discussão conceitual e metodológica sobre as imagens fotográficas no engendramento destas iconosferas e seus sentidos
Apresentação de profissionais convidados e debates sobre este material e voltado para esta exposição
Processo de eleboração e criação do produto audiovisual