Turma CS034 - Tópicos Especiais em Midialogia VI - Turma A

Código / Turma

CS034 A

Nome

Tópicos Especiais em Midialogia VI

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Iara Lís Franco Schiavinatto

Ementa (Catálogo da DAC)

Esta disciplina terá seu programa definido em função das pesquisas que se realizam no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e das discussões prévias entre alunos e professores.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

em branco

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Estudar e debater as práticas cutaroriais contemporâneas.
  • Pesquisar a presença, os usos, significados e sentidos do fotográfico entre 1880 e as décadas de 1920 e 1930 no Brasil, sobretudo considerando a formação de uma iconosfera moderna em determinadas cidades em franco processo de urbanização (especificamente atentamos a São Paulo e ao Rio de Janeiro, então capital do país.
  • Estudamos 5 séries fotográficas e a partir destas imagens de arquivo, cada equipe de graduandos propõe a elaboração e realização de um produto audiovisual de curta duração sobre este material fotográfico acervado.
  • A colaboração efetiva de profissionais do IMS e do AEL no transcorrer da disciplina

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Nesta avaliação continuada, avalia-se

Participação ativa em sala de aula

Pesquisa nos acervos fotográficos levantados

Apresentação de seminários da literatura indicada 

Apresentação de seminários sobre as séries fotográficas estudadas

Elaboração, execução e análise do working progress do produto audiovisual

 

Cronograma (Plano de Aula)

1 Apresentação da Disciplina Montagem dos Grupos Estruturação e Divisão dos processos de estudo e das tarefas

2 Sobre o Impulso Arquivístico e o Impulso Historiográfico: os acervos fotográficos como fonte de criação audiovisual e visão pensante

3 obre os arquivos estudados: participação de profissionais do AEL e do IMS responsáveis sobre estes acervos

4 Sobre a curadoria e sua condição contemporânea

5 Sobre a curadoria e sua condição contemporânea: Heloisa Espada e Maurício Lissovsky tratam do projeto desta exposição

6/7Sobre as relações entre arquivo e memória

8 1º exercício de olhar sobre cada série fotográfica estudada

9/10 montagem e arquivo: a experiência em Farocki

11 Sobre imagem, montagem e arquivo: a experiência do mundo do trabalho em  Farocki por Heloisa Espada

12  Apresentação do projeto do produto audiovisual: questão central, formato, objetivos

13 Modos de ver: Sobre a importância do Educativo numa exposição

Deve ser Renata Bethencourth e alguém da Bienal

14 Apresentação e debates sobre o produto audiovisual

15 Apresentação Final dos Trabalhos

Metodologia (Plano de Aula)

Em formato remoto, a disciplina terá os seguintes procedimentos

Participação ativa e qualificada em sala de aula dos sujeitos envolvidos 

Apresentação de seminários e debates sobre leituras feitas

Estudo e análise das séries fotográficas cedidas pelo AEL e pelo IMS por meio de orientações do olha e a partir dos produtos audiovisuais propostos centrados nestes acervos fotográficos.

Discussão conceitual e metodológica sobre as imagens fotográficas no engendramento destas iconosferas e seus sentidos

Apresentação de profissionais convidados e debates sobre este material e voltado para esta exposição

Processo de eleboração e criação do produto audiovisual 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco