Turma CS200 - Captação e Edição de Áudio - Turma A
CS200 A
Captação e Edição de Áudio
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Discutir sobre os processos de gravação e registro sonoro e de produção sonora em ambiente analógico e digital. Contextualizar sobre a importância do material sonoro nas diversas produções de mídias audiovisuais e/ou suportes digitais, visando a instrumentalização para o conhecimento básico sobre as tecnologias de produção sonora e habilitar para a manipulação básica de material sonoro gravado em ambiente digital e sua utilização nas diversas mídias existentes.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aula 1 – Breve histórico das tecnologiaas de registro sonoro – terminologia.
Aula 2 – Conceitos básicos de áudio
Aula 3 – Microfones – tipos e finalidades, técnicas básicas de posicionamento, discussão sobre
fontes sonoras e equipamentos de registro.
Aula 4 – Edição e finalização em áuido e as interfaces sonoras.
Aula 5 – Tecnologia e linguagens sonoras.
Aula 6 – Manipulação básica de equipamentos: microfones, mesas de áudio, compressores,
gravadores digitais, softwares e hardwares dedicados à produção sonora.
Aula 7, 8,9 – Seminários de alunos
Aula 10, 11, 12, 13 – Aulas de audição e discussão sobre trabalhos de áudio para diversas mídias
Aula 14 e 15 – Avaliação.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
- ALTEN, Stanley R. Audio in Media. California, Wadsworth, 1990.
- ANDERSON, Craig. MIDI for musicians. New York, Amsco Publications, 1986.
- COLEMAN, M. Playback: From the vitrola to MP3, 100 Years of music, Machines and
- Money. New York, DaCapoPress, 2003.
- EARGLE, John. The Microphone Handbook. New York, Ela Publishing, 1981.
- GIBSON, David, PETERSON, George. The Art of Mixing: a Visual Guide to Recording,
- Engineering and Production (Mix Pro Audio Serie). Mix Bookshelf, 1995.
- JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. Objetiva, Rio de Janeiro, 1998.
- LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34. 1995.
- PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo, Martins Fontes, 1984.
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
- DERTOUZOS, Michael. O que será. São Paulo, Schwarcz, 1997.
- MASSEY, Howard. The MIDI Home Studio. New York, Amsco Publications, 1988.
- KARLIN, Fred. On the Track: a guide to contemporary film scoring. New York, Schirmer
- Book, 1990.
- McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo,
- Cultrix, 1969.
- MUGGIATI, Roberto. Rock o grito e o mito: a música pop como forma de comunicação e
- contracultura. Petrópolis, Vozes, 1973.
- SANS, Howard. Editorial Staff Dictionary of Audio & Hi-Fi. Indianapolis, Howard W. Sans &
- Co. Ltda, 1975.
- SCHAEFFER, Pierre. La Musique Concrete. Paris, Presses Universitaires de France, 1967.
- WILKINSON, T. A. The Approach to Professional Audio, Butterworth-Heinemann, 1994.
- WILKINSON, Scott; Oppenheimer, Steve; Ishan; Mark. Anatomy os a home studio – How
- everything really works, from microphones to midi mix. Bookshelf, 1995.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Trabalhar conceitos básicos de equipamentos de registro, gravação e mixagem, visando instrumentalizar o aluno ao manuseio básico de equipamentos em diversas situações de trabalho.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Média entre os trabalhos apresentados.