Turma CS205 - Tecnologias da Informação e da Comunicação - Turma A

Código / Turma

CS205 A

Nome

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Cesar Baio

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das redes de cultura e de comunicação. O aprofundamento conceitual sobre os domínios das tecnologias voltadas para a produção de sistemas computacionais que convergem as diferentes mídias e seu impacto na produção, circulação e recepção dos produtos audiovisuais. Os banco de dados e as redes de produção de conhecimento.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Os saberes sobre a técnica e a

  2. A formação das tecnologias da inteligência

  3. A sociedade da comunicação e da informação

  4. Cultura hacker, hacktivismo, ciberativismo, coletivos artísticos e movimentos sociais midiáticos.

  5. Laboratório sobre hardware livres (inclui debate sobre propriedade intelectual)

  6. Laboratório sobre softwares livres (inclui debate sobre propriedade intelectual)

  7. Introdução aos estudos sobre redes, bancos de dados e o audiovisual, e o fluxo de informações síncronas e assíncronas.

  8. Introdução à cultura, produção e circulação dos jogos digitais

  9. As Tecnologias da informação e da comunicação e as disputas entre o público e o privado

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BEIGUELMAN, Giselle. Link-se – arte / mídia / política / cybercultura. São Paulo, Peirópolis, 2005.

 

BOGOST, I. Persusive Games: the expressive power of videogames. Cambridge: MIT, 2010.

CASTELLS, Manuel. Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, J. Zahar Editor, 2003.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Zahar, 2008.

CASTELLS, Manuel. Redes de Indignação e Esperança. São Paulo: Zahar, 2013.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo:Zahar, 2008.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 2007.

LEVY, P. A inteligência coletiva. Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2003.

JOHNSON, Stephen. Cultura da Interface. Rio de Janeiro, Zahar, 2001

NENTWWICH, Konig. Cyberspace 2.0 Campus, Frankfurt 2012.

SANTOS, Laymert G. Politizar as Novas Tecnologias. São Paulo: 34, 2003.

VILLARES, Fábio (org.) Propriedade Intelectual: tensões entre o capital e a sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 2
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Conceituar sobre as TIC, instrumentalizar técnica a partir de softwares e hardwares livres, promover laboratórios sobre banco de dados, com ênfase no repertório audiovisual, debater e contextualizar a cultura digital e no âmbito de seus aspectos sociais, políticos, culturais e artísticos. Introduzir os estudos sobre os jogos digitais em diferentes interfaces com a comunicação. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Dinâmica: A disciplina será conduzida por meio de aulas expositivas, leituras, o desenvolvimento de trabalhos em grupo e práticas laboratoriais 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco