Turma CS305 - Redes Convergentes - Turma A

Código / Turma

CS305 A

Nome

Redes Convergentes

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Hermes Renato Hildebrand

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos conceituais da convergência tecnológica digital. As questões técnicas e tecnológicas da convergência. As questões políticas, legislativas e mercadológicas na área de telecomunicações. Novos paradigmas de comunicação. O contexto educacional no Brasil e as tecnologias digitais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aula 01: Introdução e Conteúdo Programático;

Aula 02: O Paradigma das Redes;

Aula 03: Teoria da Comunicação e as Redes;

Aula 04: A Estética, o Design e as Redes;

Aula 05: Mídias Locativas;

Aula 06: Mídias Locativas;

Aula 07: Autor, Autoria, Subjetividade e Rizoma;

Aula 08: Redes na Educação;

Aula 09: Redes e o Cinema;

Aula 10: Narrativas Transmídia;

Aula 11: Redes e Educação;

Aula 12: Redes em Movimento;

Aula 13: Sistema Air City - Santa Maria;

Aula 14: Redes e Artes;

Aula 15: Redes e Artes;

Aula 16: Redes e Ativismo;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BACHELARD, Gaston. Poética do Espaço. São Paulo: Martins Editora, 2008.
DAVIS, Douglas. Art and the future: a history - prophecy of collaboration between Science, Technology and Art. New York: Praeger Publishers, 1973.
DUARTE, Fábio, QUANDT, Carlo e SOUZA, Queila. O tempo das redes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PARENTE, André. Enredando o pensamento: redes de transformação e subjetividade. In: Parente, A. (org.) Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado - por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.
GELERNTER, Mark. Sources of Architectural Form: A Critical History of Western Design Theory. Manchester: Manchester University Press, 1995.
GERE, Charlie. Digital Culture. London: Reaktion Books, 2002.
HOWES, David (ed.). Empire of the senses - the sensual culture reader. Oxford: Berg, 2005.
KAHN, Douglas. Noise Water Meat - A history of sound in the arts. Cambridge: MIT Press, 2001.
KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 1999.
__________ (org.). Interlab. Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Iluminuras/Fapesp, 2002
LEVIN, Thomas Y.; FROHNE, Ursula, WEIBEL, Peter (eds.). CTRL [SPACE] -Rhetorics of Surveillance from Bentham to the Big Brother. Karlsruhe: ZKM / Massachussets: MIT Press, 2002.

MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: Lúcia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias.São Paulo: Editora SENAC, 2005.
MULDER, Arjen and BROUWER, Joke (eds). Interact or Die!‘There is drama in the networks.’. Rotterdam: V2 Publishing/NAi Publishing, 2007.
MINKER, W.; WEBER, M.; HAGRAS, H.; CALLAGAN, V.; KAMEAS, A.D. (eds.).Advanced Intelligent Environments. New York: Springer, 2009.
OKADA, Alexandra. Cartografia Cognitiva. Cuiabá: Editora KCM, 2008
RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SANTAELLA, Lúcia. Linguagens liquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus.
__________. Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Paulus, 2008.
WERTHEIM, Margaret. Uma história do espaço. De Dante à internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
ZIELINSKI, Siegfried. A arqueologia da mídia. In: Leão, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 2
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina busca desenvolver os fundamentos para a compreensão do fenômeno das redes e suas características de convergência. Abordaremos conceitos relativos às mídias que utilizam as redes e os ambientes locativos que caracterizam a era da computação ubíqua, pervasiva, com vistas a uma compreensão crítica e ao fomento para o desenvolvimento de soluções inovadoras da sociedade das redes em constante transformação. Para tanto, pretende-se estabelecer um campo de discussão interdisciplinar a partir de estudos que tratam de modo crítico a origem e o desenvolvimento das estéticas tecnológicas, inteligência coletiva e gestão do conhecimento no contexto da revolução digital. Discutiremos sobre trabalhos e conceitos que devem informar o design dos ambientes inteligentes, fixos e móveis, tais como interação, imersão, instalação, controle, vigilância, acoplamento, prótese, mobilidade, nomadismo e robótica.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia do curso envolve leitura de textos, discussões em classe, exercícios práticos, apresentação de seminários e elaboração de monografia. A disciplina é desenvolvida através de aulas expositivas e seminários realizados pelos alunos e pesquisas realizadas na Internet, além de exposições realizadas por profissionais do mercado.

Observação (Plano de Aula)

em branco