Turma AP112 - Teoria e Projeto II: Processo Criativo - Turma A
AP112 A
Teoria e Projeto II: Processo Criativo
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia. Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Teoria da Arquitetura. O processo criativo: métodos heurísticos de estímulos à criação no projeto. Lógica arquitetônica: elementos, formas, volumes e composição. Metodologia de projeto e partido: modulação, analogias, linguagens formais, tipologias, relações antropológicas, modelos teóricos da arquitetura no pensamento moderno: idealismo, ativismo, espontâneo, autoconsciente, intuitivo e lógico. Racionalidade construtiva. Flexibilidade. Processo de produção e industrialização. Exercícios de projeto.
Composição Modular em Artes Plásticas e Arquitetura - Estruturas compositivas.
Escala e Proporções Humanas: proporções e modulações – iniciação à antropometria e ergonometria aplicada ao pré-dimensionamento de espaços arquitetônicos. Proporção Áurea; Relações harmônicas: Leonardo Da Vinci e Le Corbusier (modulor).
Linguagem arquitetônica: Experimentos plásticos e sinestésicos aplicados na construção do espaço.
O desenho do Arquiteto. Representação e simulação do espaço. Pensar o projeto através do desenho.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica
ARNHEIM, Rudolf. A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Presença, 1988.
BIANCHI, Giovana. Métodos para estímulo à criatividade e sua aplicação em arquitetura. Dissertação Mestrado. Campinas: FEC UNICAMP, 2008.
CROSS, Nigel. Desenhante. Pensador do desenho. Santa Maria: sCHDs, 2004.
DERDYK, Edith (org.) Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.
DOCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites. Harmonias e proporções na Natureza, Arte & Arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.
GOUVEIA, Anna Paula Silva. O croqui do arquiteto e o ensino do desenho. Tese (Doutorado). São Paulo: FAU, 1998.
RINALDI, Ricardo Mendonça. A contribuição da comunicação visual para o design de superfície. Dissertação de Mestrado. Bauru: UNESP, 2009.
RUBIM, R. Desenhando a Superfície. São Paulo: Rosari, 2005.
TILLEY, Alvein R. As medidas do homem e da mulher – fatores humanos em design. Porto Alegre: Bookman, 2005.
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estimular a sensibilidade e a criatividade do aluno direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual aplicada ao projeto arquitetônico. Apresentar e debater a criação da forma através dos vários métodos de pensar o espaço arquitetônico.
Orientar a pesquisa de relações formais e antropológicas.
Desenvolver procedimentos metodológicos básicos do projeto de arquitetura enquanto processo de criação. Desenvolver a sintaxe visual (plana e tridimensional) aplicada ao projeto arquitetônico.
Fornecer subsídios para a percepção e avaliação sensório-analítica da forma em arquitetura no âmbito do: simbólico, funcional, técnico e estético.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1.Adequação, coerência e compreensão da proposta projetual em relação aos parâmetros estabelecidos nos exercícios;
2.Cumprimento de todas as etapas definidas durante o desenvolvimento dos exercícios;
3.Criatividade e originalidade da proposta
4.Expressividade e qualidade artística do resultado
5.Domínio da linguagem gráfica e visual, da técnica e legibilidade na representação e nas soluções adotadas na finalização das atividades (exercícios e projetos).
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas e aulas práticas: desenvolvimento de exercícios: projetos gráficos, plásticos, e arquitetônicos (desenhos, colagens, estruturas estereométricas e maquetes) individuais e em grupo desenvolvidos em sala com acompanhamento dos professores.
Leituras programadas e debates a partir de questões formuladas pelos professores.
Apresentação dos trabalhos pelos alunos. Avaliação e comentários em sala de aula sobre exercícios realizados.
Palestras e Oficinas com professores convidados.