Turma AP773 - Serigrafia - Turma A

Código / Turma

AP773 A

Nome

Serigrafia

Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

A menos que exista algum impedimento de ordem sanitária, as aulas ocorreram de forma presencial.

Atualizado em
22/06/2022 14:40
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Edson do Prado Pfutzenreuter

Ementa (Catálogo da DAC)

Introdução à serigrafia: história da gravura vazada, século XX; Introdução à serigrafia contemporânea. Procedimentos básicos: técnicas de gravação e impressão em serigrafia.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Parte prática: o preparo da tela de nylon/poliéster, gravação e impressão - os diversos recursos expressivos da serigrafia, os processos fotográficos e outros. Impressões sobre papel.

- Projetos gráficos como proposta: cartazes, ilustrações, livros de artista e livros-objetos.

- Conteúdo teórico: aspectos históricos do surgimento da serigrafia no panorama gráfico mundial e a gravura contemporânea. A relação da serigrafia com os processos fotográficos e hibridações.

- Indicação bibliográfica e leitura de textos sobre a gravura contemporânea, sobre a relação da serigrafia com assuntos gráficos: livros de artista, cartazes, etc.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BERGER, René. Arte y Comunicación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S.A., 1976.

CATLEMAN, Riva. Prints of the 20th century. London: Thames and Hudson, 1976.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. São Paulo: EDUSP, 1994.

HELLER, Jules. Print Making today. New York: Rinelhart and Winston, 1972.

IVINS JR. W. M. How prints look. Boston: Beacon Press, 1994.

LEITE, José Roberto Teixeira. A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1966.

MELOT, Michel. Prints: history of an Art. Généve: Skira, 1988.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Conhecer os princípios básicos da serigrafia, sua história, abrangência e presença na gravura contemporânea.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação da disciplina levar em conta os fatores indicados abaixo: 

  1. projeto e impressão de ao menos cinco cópias idênticas de uma imagem original feita com uma cor.
  2. projeto e impressão de trabalho autoral de investigação poética utilizando o procedimento serigráfico, envolvendo mais de uma cor.
  3. levantamento imagético de artistas que trabalham com serigrafia que se relacionam de alguma maneira com a sua investigação poética.
  4. artigo ou ensaio refletindo sobre sua produção, enfatizando suas referências bibliográficas e visuais e o processo de criação/Produção.

Esses elementos serão avaliados segundo os critérios abaixo: 

  1. Coerência da proposta visual executada com a intenção inicial e a pesquisa efetuada.
  2. Adequação da técnica serigráfica utilizada ao projeto poético.
  3. Em que medida o texto apresentado amplia a compreensão e fruição dos trabalhos desenvolvidos.

Também será levado em conta na avaliação, 

  1. A colaboração na organização do espaço do ateliê de gravura, 
  2. Obediência às normas e horários do ateliê de gravura. 
  3. Participação ativa na aula: perguntando, questionando, propondo, etc.

Cronograma (Plano de Aula)

Aula - 1 - seg. 8 /mar. - Visão geral do curso: história e técnica.

Aula - 2 - seg. 15 /mar. - Levantamento de dados sobre artistas que trabalham com serigrafia

Aula - 3 - seg. 22 /mar. - Projeto 1 - Método direto. Preparação da tela e da imagem.

Aula - 4 - seg. 29 /mar. - Impressão: Preparação da tinta, registro, impressão e limpeza.

Aula - 5 - seg. 5 /abr. - Projeto 2 - Método fotográfico uma cor

Aula - 6 - seg. 12 /abr. - Métodos de preparação de fotolito, aplicação de emulsão fotográfica, exposição e revelação.

Aula - 7 - seg. 19 /abr. - Acabamento da tela para impressão

Aula - 8 - seg. 26 /abr. - Apresentação de seminário sobre artistas

Aula - 9 - seg. 3 /mai. - Projeto 3 - método fotográfico, 3 cores com uma cor hachurada. Apresentação de técnica serigráfica indiana

Aula - 10 - seg. 10 /mai. - Preparação dos desenhos

Aula - 11 - seg. 17 /mai. - Separação de cores

Aula - 12 - seg. 31 /mai. - Separação de cores

Aula - 13 - seg. 7 /jun. - Preparação, gravação e acabamento das telas.

Aula - 14 - seg. 14 /jun. - Preparação, gravação e acabamento das telas.

Aula - 15 - seg. 21 /jun. - Impressão

Aula - 16 - seg. 28 /jun. - Impressão

Metodologia (Plano de Aula)

 Aulas teóricas e práticas em ateliê.

- Pesquisa de campo, entrevistas e visitas a ateliês de artistas;

- Desenvolvimento de projetos práticos em ateliê, envolvendo diversas etapas do trabalho artístico, da experimentação à definição do trabalho final.

- Leituras e fichamentos de textos encaminhados.

Observação (Plano de Aula)

em branco