Turma AP609 - Computação Gráfica II - Turma A
AP609 A
Computação Gráfica II
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
23/06/2022 16:24
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Conceitos básicos de computação gráfica. Sistemas vetoriais de produção de imagem. Os softwares vetoriais e sua relação com as Artes Visuais. Principais Softwares e comandos. Desenvolvimento de projetos em Artes Visuais e em Arte/Educação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conceitos, Linguagens e Técnicas:
Arduino - conceitos iniciais e relação entre a universidade, inovação e indústria 4.0; breve histórico; tipos de Arduino; apresentação de projetos; principais componentes; bibliotecas; bibliografias e mídias sociais; download do software; editor on-line; partes do IDE; estruturas condicionais; estruturas de repetição; exemplos de códigos aplicados; tipos de fontes de alimentação; resistores; LEDs; jumpers; protoboard; sensores e atuadores.
Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa:
- Arte cibernética
- Arte autopoiética
- Bio-arte
- Arte interativa orgânica
Bibliografia (Catálogo da DAC)
GEDDES, Mark. Manual de Projetos do Arduino 25 projetos práticos para começar. Brasil. Novatec Editora, 2017.
LIESER, Wolf. Arte Digital: novos caminhos na Arte. Editora H. F. Ullmann, 2010.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SESI-SP. Descomplicando o Arduino. Editora SESI, 2019.
TRIBE, Mark; JANA, Reena. New Media Art. Colônia, Alemanha: Taschen, 2007.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso espera-se que o estudante possa:
- Conhecer os principais conceitos que envolvem as áreas da computação gráfica e da arte digital interativa;
- Entender o funcionamento do sistema open source de hadware/software Arduino, aplicado a projetos de arte interativa;
- Aplicar os conceitos e as linguagens tecnológicas apreendidos em seus projetos artísticos ou artístico-pedagógicos, a partir de suas intenções poéticas e estéticas;
- Assumir uma atitude investigadora, crítica e criativa perante as linguagens digitais e interativas;
- Utilizar os ambientes tecnológicos estudados e os conceitos neles desenvolvidos tanto no campo das Artes Visuais, quanto na Arte Educação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas atividades e no projeto propostos em sala de aula.
Cronograma (Plano de Aula)
16/08 - Apresentação da proposta da disciplina. Interações com os estudantes, a partir dos seus portfólios em arte digital e interativa.
23/08 - Arte cibernética
30/08 - Arte autopoiética
06/09 - Bio-arte
13/09 - Arte interativa orgânica
20/09 - Apresentação das referências artístico-projetuais identificadas pelos estudantes, a partir dos temas trabalhados
24/09 - FEIA 2022 [Festival do Instituto de Artes da UNICAMP]
04/10 - Orientação para a formulação conceitual e estruturação do Projeto Final
11/10 - Arduino - conceitos iniciais e relação entre a universidade, inovação e indústria 4.0; breve histórico; tipos de Arduino; apresentação de projetos; principais componentes; bibliotecas; bibliografias e mídias sociais.
18/10 - Avaliação do curso
25/10 - Arduino - download do software; editor on-line; partes do IDE; estruturas condicionais; estruturas de repetição; exemplos de códigos aplicados
01/11 - Tipos de fontes de alimentação; resistores; LEDs; jumpers; protoboard
08/11 - Sensores e atuadores
15/11 - Feriado
22/11 - Orientação para o desenvolvimento do Projeto Final
29/11 - Orientação para o desenvolvimento do Projeto Final
06/12 - Apresentações do Projeto Final
Metodologia (Plano de Aula)
Abordagem prático-teórica:
- Apresentação e discussão de conceitos, técnicas e referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais/interativas) e teóricas;
- Desenvolvimento prático em laboratório, envolvendo aprendizado em hardware e software;
- Aplicação dos conceitos e técnicas apreendidos no desenvolvimento de propostas artístico-poético-projetuais digitais;
- Apresentação sistemática das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes;
- Feedbacks síncronos às apresentações das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes.