Turma AP299 - Atividades Artísticas - Culturais - Ensino II - Turma A

Código / Turma

AP299 A

Nome

Atividades Artísticas - Culturais - Ensino II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
27/06/2022 10:36
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ivanir Cozeniosque Silva

Ementa (Catálogo da DAC)

Ampliação e enriquecimento da cultura em geral, bem como de experiências pontuais no circuito artístico vigente. Participação como organizador, assistente ou expositor em atividades artísticas, culturais, ensino e científicas, workshops orientados (produção cultural, cenografia, mostra individual e coletiva em instituições especializadas e afins; visitas monitoradas a ateliês, exposições e acervos; atividades de extensão como congressos e seminários em áreas de Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino e afins). Critérios a serem definidos pela Comissão de Graduação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Troca de experiências a partir da participação em micro projetos de extensão, como: oficinas, eventos, exposições ou demais formas da produção artística na atualidade; 

- Análises, reflexões, questionamentos, negociações e formatações da produção artística frente ao circuito cultural do entorno da universidade;

- Pensar nas interpretações de narrativas visuais geradas pelas atividades artísticas e de extensão escolhidas.

- Questionamentos, negociações e formatações da produção artística frente ao circuito cultural vigente;

- O  campo da Arte e seus protagonistas como reconhecimento dos Agentes Artísticos;

- Elementos de monitoria, assessoramento e produção em projetos artísticos;

- Inteligência Cultural e identidade cultural.

- Interação da comunidade envolvida e compartilhamento de conhecimento mediados por tecnologias em rede.

- Divulgação científica e artística.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2009.

BRASIL. GOVERNO FEDERAL. Acesso à informação: lei de acesso à informação. 2012. 

Disponível em: <http://www.acessoainformacao.gov.br/menu-de-apoio/entenda-a-lai>. Acesso em: 25 jun. 2022.

CESARCO, Alejando e PEREZ-BARREIRO, Gabriel. Conversas. 6ª Bienal do Mercosul. São Paulo: Cosac & Naif, 2007.

CROUCH, Andy. Culture Making: Recovering Our Creative Calling. Madison, WI: InterVarsity Press, 2009.

CUNHA, Maria Helena. Produção Cultural. O profissional em formação. São Paulo, Duo Editorial, 2007.

DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosac & Naif, 2010.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Tradução de Sandra Castello Branco. São Paulo: Editora UNESP, 2005, 205 p.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: 2000.

NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011. São Paulo: SESC, 2010.

SALLES, Cecília Almeida. Arquivos de criação: arte e curadoria. São Paulo: Editora Horizonte, 2010.

SAMPAIO, J.L.F. “MAKING: desenvolver a criatividade e ampliar a inteligência cultural”. In: LinkedIn Pulse. 20 jan.2020. 

Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/making-desenvolver-criatividade-e-ampliar-cultural-jurema-sampaio/?originalSubdomain=pt>. Acesso em: 25 jun. 2022.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Estimular a capacidade expressiva, técnica e formal das linguagens visuais.

Aprimorar a exploração dos elementos necessários para o desenvolvimento e criação da comunicação visual sensível.

Preocupar-se com qualidade e interpretação nas narrativas visuais geradas pelas atividades artísticas escolhidas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A proposta prevê uma atividade de extensão relacionada à intervenções artísticas/culturais e educacionais em variados suportes, contando com recursos materiais e imateriais, em espaços físicos e virtuais.

Requer um relato ilustrado por imagens e vídeos da ação desenvolvida, assim como, suas respectivas análises e reflexões.

Produção de um pecha kucha da experiência vivenciada. Apresentação final de alguns trabalhos nesse formato como um seminário, um evento aberto, talvez no teatro do IA, ou em uma projeção do tipo “cinema-ao-ar-livre”, no jardim do IA, seguida de debates,

Cronograma (Plano de Aula)

Aula não presencial mas visando encontros mensais sempre na última terça feira de cada mês para discussão e indicações dos eventos importantes.

Ver agenda dos eventos e instituições culturais e de ensino fora da Unicamp, para a realizacão de uma proposta interativa.

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas/propostas/discussão por vídeo conferência e presenciais

- Pesquisas artísticas e de ensino dando subsídios à escolha das atividades propostas.

- Assessoria e organização dos evento interativos e apresentação final na forma de seminários.

- Indicação de visitas à coleções/exposições junto a alunos de outras instâncias fora da Unicamp; como: instituições de ensino e Ongs ligadas às atividades afins da disciplina.

- Discussão e participação dos alunos apoiadas em abordagens dos eventos educativos em andamento.

Observação (Plano de Aula)

Disicplina abrangendo atividades de diversas áreas de ensino, culturais e artísticas