Turma AP415 - Escultura I - Turma A
AP415 A
Escultura I
Kelly Cristina Silva
uso do laboratório tridimensional, oficina de carâmica, marcenaria
27/06/2022 11:47
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A escultura moderna inserida nas principais vertentes artísticas da primeira metade do Século XX; investigações decorrentes da ruptura com valores e procedimentos tradicionais;compreensão do espaço, escala, construção do objeto artístico em relação ao ambiente e materiais. das escalas, lugares e materiais para a escultura. O objeto artístico.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Elementos caracterizadores da Escultura no Século XX: procedimentos tradicionais e
procedimentos híbridos em relação aos principais movimentos artístico da linguagem da escultura
moderna: cubismo, dadaísmo, construtivismo russo, surrealismo, minimalismo.
Reconfigurações do lado Espacial na criação tridimensional – limites e abordagens entre o
Moderno e o Contemporâneo.
Ênfase nas pesquisas de materiais e suas operações poéticas inerentes ao próprio corpo da obra,
lugar e percepção do espectador
Modos de relacionar os materiais entre si: encaixes, colas, rebites, cordas, correntes, costura,
moldagem, fusão; sempre numa dinâmica de análise, soluções plásticas e diálogos visuais entre
forma e espaço.
Trabalhos Individuais com aspectos conceituais da linguagem tridimensional: relações estruturais,
compositivas e processos de produção.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998
- MICHELI, Mario de. Las Vanguardas Artísticas del siglo XX. Madri. Ed. Alianza Forma, 1985-
READ, Herbert. Modern Sculpture – a concise history; Nova York, World of Art, 1998
- TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo, CosacNaify, 1999
- ZANINI, Walter. Tendências da Escultura Moderna. São Paulo, Cultrix, 1975
- WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Dar subsídios teóricos há uma práxis escultórica ligado à forma e sua ambientação.
Avançar no conhecimento sobre o instrumental técnico, os procedimentos e os conceitos da
expressão artística tridimensional de modo a contextualizar a produção da Escultura no Tempo e
no Espaço.
Compreender a linha do tempo da escultura com seus métodos tradicionais de desbaste,
modelagem e fundição com as novas fronteiras colocadas pela arte contemporânea.
Introduzir o aluno na compreensão dos processos de construção / desconstrução da forma, sua
apropriação e o objeto artístico.
Ajudar o aluno a vivenciar a tridimensionalidade diante do conhecimento de diversos "modus
operandi".
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno será avaliado conforme as normas do regimento interno dando ênfase à reflexão
Na pesquisa experimental proposta, levar em consideração quesitos de adequação matérica,
sensibilidade e criatividade; juntamente com uma reflexão teórica.
Qualidade de abordagem na apresentação do seminário em grupo
Avaliação:
Trabalho 1 e 2 (individual) – peso 2
Seminário (grupo) – peso 1
Cronograma (Plano de Aula)
As aulas serão oferecidas às terças feiras período da manhã de modo presencial: 2 semanas aulas teóricas, 9 semanas com propostas de desenvolvimento de uma pesquisa tridimensional e 4 semanas com seminários em grupo.
Metodologia (Plano de Aula)
Disciplina obrigatória com o conteúdo reestruturado para ser ministrada de forma presencial
Aulas teóricas com data show, com recursos visuais de livros de arte, desenhos, fotografias,
filmes para a plataforma do meet.google no classroom.
Indicação de download de livros, textos, reforçando a necessidade das consultas em ebooks e
bibliotecas: IA, IFCH, ECAUSP, FAUUSP.
Experimentações tridimensionais desenvolvidas via projeto, maquete e execução com materiais
acessíveis caseiros; sob a orientação do professor e monitoria PED e PAD.
Seminário em grupo com a pesquisa focada na obra de um escultor: com atendimento e
assessoria bibliográfica.
Observação (Plano de Aula)
Ajuda no desenvolvimento da disciplina com a presença de PED C e duas PADs possivelmente uma bolsista.