Turma AC121 - Práticas de Ação Teatral na Comunidade I - Turma A

Código / Turma

AC121 A

Nome

Práticas de Ação Teatral na Comunidade I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
29/06/2022 12:55
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria Alice Possani

Ementa (Catálogo da DAC)

As possibilidades de ação teatral em comunidades: análise e estudo de casos existentes; estudo da criação de caráter teatral a partir da interação do indivíduo, ou grupo de artistas, com uma dada comunidade. Planejamento e sondagem em campo de possíveis ações, com viés pedagógicos e/ou criação artística.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Teatro e Comunidade (definições)
Pedagogias Decoloniais
Jogos Teatrais
Extensão Universitária
Atividade em grupo: criação e realização de ação de extensão artístico-pedagógica com comunidade (contato, contexto, plano de trabalho, avaliação e registro)

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CRUZ, Hugo; BEZELGA, Isabel; RODRIGUES, Paulo Simões. Práticas Artísticas Comunitárias. Porto: EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias. 2017.

FABRINI, Verônica. Sul da cena, sul do saber. Revista Moringa: João Pessoa, V. 4 número 1, jan-jul 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


MUNDURUKU, Daniel. Posfácio Casa dos Saberes Ancestrais: diálogos com sabedorias indígenas. (Wenceslao Machado de Oliveira Junior e Alik Wunder (orgs). Campinas: BCCL, Unicamp. 2020.

SANTOS, Bárbara. Teatro do Oprimido - Raízes e Asas: uma teoria da práxis. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2016.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê?

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 2
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Criar condições para que os alunos reflitam sobre as relações entre comunidade acadêmica e não-acadêmica. Experimentar repertório de jogos e estratégias para desenvolvimento de projetos colaborativos. Oferecer subsídios para que o aluno possa articular diferentes campos de conhecimento, e posicionar-se de maneira crítica, sensível e criativa diante do mundo. Possibilitar ao aluno a prática de condutor de processos com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso, colocando-o em contato com diferentes realidades sociais, visando a ampliação do olhar sobre as possíveis relações entre práticas teatrais e a sociedade.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Engajamento com as atividades e discussões propostas.
Capacidade de articular os conteúdos das aulas e a formação do artista da cena.
Experiência de realização de ação de extensão com caráter artístico-pedagógico
Avaliação participativa

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

Aula 1: apresentação do percurso da disciplina, mapeamento de interesses e experiências anteriores des alunes na área.
Aulas 2, 3 e 4: debates a partir de materiais de leitura, com ênfase nos temas Teatro e Comunidade / Pedagogias Decoloniais.
Aulas 5, 6, 7: experimentação de repertório de jogos teatrais e desenvolvimento de plano de trabalho junto a comunidade, em grupos de 3 a 5 participantes.
Aulas 8: avaliação de curso e debates sobre extensão universitária.
Aulas 10, 11 e 12: realização de ação de extensão junto à comunidade, compartilhamento das experiências dos grupos, conteúdos definidos conjuntamente a partir de demandas identificadas juntos aos grupos.
Aulas 13 e 14: realização de ação de extensão junto à comunidade, conteúdos definidos conjuntamente a partir de demandas identificadas juntos aos grupos.
Aula 15: avaliação conjunta do percurso pedagógico, auto-avaliação.

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas para criação de repertório de jogos e atividades possíveis com diferentes perfis de participantes, debates coletivos a partir do estudo de textos de referência, realização de prática artístico-pedagógica com comunidade.

 

 

 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco