Turma AC214 - Linguagens Circenses - Turma A
AC214 A
Linguagens Circenses
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
29/06/2022 13:07
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Conhecer as linguagens circenses de maneira ampla, em especial as brasileiras, incluindo não somente as práticas acrobáticas, de equilíbrio e de palhaço, como também o circo-teatro e o melodrama circenses nacionais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-Introdução à história do Circo no Brasil e no mundo e a especificidade do circo-teatro brasileiro.
-Corporeidades do picadeiro: o sublime heroico e o grotesco cômico e sua interação com a público
-Exercícios práticos da linguagem acrobática; Exercícios práticos de malabares.
-Estudo e práticas da palhaçaria: tipos cômicos e entradas cômicas.
-A articulação dos números acrobáticos e cômicos: dramaturgias do espetáculo circense
-Estudo e prática do circo-teatro: melodrama circense e os tipos do circo-teatro.
-A linguagem circense numa prática teatral ampliada.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ANDRADE, José Carlos dos Santos. O teatro no circo brasileiro. Estudo de caso: Circo-Teatro pavilhão Arethuzza. Tese de Doutorado em Artes Cênicas, São Paulo: USP, 2010
BOLOGNESI, Mario Fernando. “Circo e teatro: aproximações e conflitos”. In. Sala Preta. Nº 6. pp. 9-19.
AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: Códex, 2004.
BOLOGNESI, Mário. Palhaços. São Paulo: Editora da Unesp, 2003
BORTOLETO, M, A. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, p. 43-55, Jul/2011.
BORTOLETO, (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Vol.1 ed. Jundiaí: Fontoura, 2008
BORTOLETO, M. A. C. (Org.) Introdução à pedagogia das atividades circenses, Vol 2 Jundiaí: Fontoura, 2010.
BRITO, Rubens José de Souza. “O grupo de teatro Mambembe e o circo-teatro”. In. Sala Preta. Nº 6. pp. 79-85.
CASTRO, Alice Viveiros de: Elogio da Bobagem. Palhaços no Brasil e no Mundo. Família Bastos Editora, RJ, 2005
MARQUES, Daniel. “O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro.” In. Sala Preta. Nº 6. pp. 55-61.
PIMENTA, Daniele. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. Tese (doutorado em artes) – UNICAMP, São Paulo, 2009
SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamin de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX. Tese de Doutorado UNICAMP. Campinas, 2003.
SILVA, E. Circo – Teatro: Benjamim de Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil. 1º ed. São Paulo: Editora Altana, 2007
SILVA, E. e ABREU, L. A. de. Respeitável Público... o circo em cena. 1º ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2009
SOFREDDINI, Carlos Alberto. De um trabalhador sobre o seu trabalho. In Revista Teatro. São Paulo: ano I, n° 0, jun./jul. de 1980.
WALLON, E. (Org.). O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2008
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver a corporeidade de picadeiro por meio de práticas da linguagem circense: acrobacia, malabares, palhaçaria e tipologias do circo-teatro.
Estudar a singularidade da história do circo no Brasil.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação em sala, dedicação aos exercícios.
Cronograma (Plano de Aula)
A ser oferecido no começo do curso.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas e laboratórios experimentais de criação.