Turma AC214 - Linguagens Circenses - Turma A

Código / Turma

AC214 A

Nome

Linguagens Circenses

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
29/06/2022 13:07
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Ementa (Catálogo da DAC)

Conhecer as linguagens circenses de maneira ampla, em especial as brasileiras, incluindo não somente as práticas acrobáticas, de equilíbrio e de palhaço, como também o circo-teatro e o melodrama circenses nacionais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

-Introdução à história do Circo no Brasil e no mundo e a especificidade do circo-teatro brasileiro.

-Corporeidades do picadeiro: o sublime heroico e o grotesco cômico e sua interação com a público

-Exercícios práticos da linguagem acrobática; Exercícios práticos de malabares.

-Estudo e práticas da palhaçaria: tipos cômicos e entradas cômicas.

-A articulação dos números acrobáticos e cômicos: dramaturgias do espetáculo circense

-Estudo e prática do circo-teatro: melodrama circense e os tipos do circo-teatro.

-A linguagem circense numa prática teatral ampliada.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ANDRADE, José Carlos dos Santos. O teatro no circo brasileiro. Estudo de caso: Circo-Teatro pavilhão Arethuzza. Tese de Doutorado em Artes Cênicas, São Paulo: USP, 2010

BOLOGNESI, Mario Fernando. “Circo e teatro: aproximações e conflitos”. In. Sala Preta. Nº 6. pp. 9-19.

AVANZI, Roger & TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Pindorama Circus: Códex, 2004.

BOLOGNESI, Mário. Palhaços. São Paulo: Editora da Unesp, 2003 

BORTOLETO, M, A. Atividades circenses: notas sobre a pedagogia da educação corporal e estética. Cadernos de Formação RBCE, p. 43-55, Jul/2011. 

BORTOLETO, (Org.). Introdução à pedagogia das atividades circenses. Vol.1 ed. Jundiaí: Fontoura, 2008 

BORTOLETO, M. A. C. (Org.) Introdução à pedagogia das atividades circenses, Vol 2 Jundiaí: Fontoura, 2010. 

BRITO, Rubens José de Souza. “O grupo de teatro Mambembe e o circo-teatro”. In. Sala Preta. Nº 6. pp. 79-85. 

CASTRO, Alice Viveiros de: Elogio da Bobagem. Palhaços no Brasil e no Mundo. Família Bastos Editora, RJ, 2005

MARQUES, Daniel. “O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro.” In. Sala Preta. Nº 6. pp. 55-61.

PIMENTA, Daniele. A dramaturgia circense: conformação, persistência e transformações. Tese (doutorado em artes) – UNICAMP, São Paulo, 2009

SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamin de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX. Tese de Doutorado UNICAMP. Campinas, 2003.

SILVA, E. Circo – Teatro: Benjamim de Oliveira e a Teatralidade Circense no Brasil. 1º ed. São Paulo: Editora Altana, 2007

SILVA, E. e ABREU, L. A. de. Respeitável Público... o circo em cena. 1º ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2009

SOFREDDINI, Carlos Alberto. De um trabalhador sobre o seu trabalho. In Revista Teatro. São Paulo: ano I, n° 0, jun./jul. de 1980.

WALLON, E. (Org.). O circo no risco da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2008

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver a corporeidade de picadeiro por meio de práticas da linguagem circense: acrobacia, malabares, palhaçaria e tipologias do circo-teatro.

Estudar a singularidade da história do circo no Brasil.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação em sala, dedicação aos exercícios.

Cronograma (Plano de Aula)

A ser oferecido no começo do curso.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e laboratórios experimentais de criação.

Observação (Plano de Aula)

em branco