Turma AC220 - Teatro Negro - Turma A
AC220 A
Teatro Negro
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
29/06/2022 13:11
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
em brancoConteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Racismo estrutural, feminismos negros, pensamento afrodiaspórico.
- Herança colonial e branquitude no Brasil.
- As Artes Negras Contemporâneas e os Teatros Negros Brasileiros, localização histórica e geopolítica.
- Pesquisadores/as, artistas e coletivos negros e suas produções.
- Teatros Negros Brasileiros, vozes em diálogo
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALEXANDRE, Marco Antônio. O Teatro Negro em Perspectiva: Dramaturgia e Cena Negra no Brasil e em Cuba. [S.l]: Malê, 2017.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
BENVENUTO, Assis; Marcos ALEXANDRE; Vinícius SOUZA (org). Teatro Negro. Minas Gerais: Editora Javali, 2018.
BERNARDINO -COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón; MALDONADO-TORRES (org). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Belo Horizonte: Auténtica, 2018.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. São Paulo: Zahar, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. São Paulo: Cobogó, 2019.
NASCIMENTO, Abdias do. Dramas para negros e prólogo para brancos: antologia de teatro negro-brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Do Teatro Experimental do Negro, 1961.
NEVES DE OLIVEIRA, Larissa; , Ana Vitória PRUDENTE. Representação e Representatividade: A Afrodescendência. Curitiba: Editora CRM, 2016.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.
SANTOS, Joel Rufino. A História do Negro no Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2014.
SOUZA de, Julianna Rosa. O teatro Negro e as dinâmicas do racismo no campo teatral. São Paulo: Hucitec, 2022.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Refletir sobre questões como racismo estrutural, feminismos negros, pensamento afrodiaspórico, entre outras, como uma forma de aproximação e localização do contexto das Artes Negras Contemporâneas.
- Problematizar a herança colonial dos valores artísticos e padrões estéticos estabelecidos pela cultura europeia/ocidental branca e patriarcal.
- Localizar históricamente a presença dos Teatros Negros no Brasil.
- Realizar uma aproximação sensível e crítica às Artes Negras Contemporâneas, com foco nos Teatros Negros Brasileiros, mapeando a diversidade de artistas e coletivos negros.
- Dialogar com pesquisadores/as, artistas e coletivos negros/as, sobre as Artes Negras Contemporâneas com foco nos Teatros Negros Brasileiros.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas discussões, leituras e atividades propostas dentro da sala de aula.
Artigo final com tema associado à disciplina.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Estudo e leitura de obras escritas (textos teóricos e dramatúrgicos), assim como apreciação de espetáculos, performances e outras apresentações realizadas ao vivo ou pré-gravadas, seguidas de discussões entre os/as participantes e as pessoas convidadas. Não é uma disciplina de conteúdos teóricos prontos, mas de problematização e investigação.