Turma AC220 - Teatro Negro - Turma A

Código / Turma

AC220 A

Nome

Teatro Negro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
29/06/2022 13:11
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gina Maria Monge Aguilar

Ementa (Catálogo da DAC)

em branco

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Racismo estrutural, feminismos negros, pensamento afrodiaspórico.
  2. Herança colonial e branquitude no Brasil.
  3. As Artes Negras Contemporâneas e os Teatros Negros Brasileiros, localização histórica e geopolítica.
  4. Pesquisadores/as, artistas e coletivos negros e suas produções.
  5. Teatros Negros Brasileiros, vozes em diálogo

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALEXANDRE, Marco Antônio. O Teatro Negro em Perspectiva: Dramaturgia e Cena Negra no Brasil e em Cuba. [S.l]: Malê, 2017.

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BENVENUTO, Assis; Marcos ALEXANDRE; Vinícius SOUZA (org). Teatro Negro. Minas Gerais: Editora Javali, 2018.

BERNARDINO -COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón; MALDONADO-TORRES (org). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Belo Horizonte: Auténtica, 2018.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. São Paulo: Zahar, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. São Paulo: Cobogó, 2019.

NASCIMENTO, Abdias do. Dramas para negros e prólogo para brancos: antologia de teatro negro-brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Do Teatro Experimental do Negro, 1961.

NEVES DE OLIVEIRA, Larissa; , Ana Vitória PRUDENTE. Representação e Representatividade: A Afrodescendência. Curitiba: Editora CRM, 2016.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.

SANTOS, Joel Rufino. A História do Negro no Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2014.

SOUZA de, Julianna Rosa. O teatro Negro e as dinâmicas do racismo no campo teatral. São Paulo: Hucitec, 2022. 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  1. Refletir sobre questões como racismo estrutural, feminismos negros, pensamento afrodiaspórico, entre outras, como uma forma de aproximação e localização do contexto das Artes Negras Contemporâneas. 
  2. Problematizar a herança colonial dos valores artísticos e padrões estéticos estabelecidos pela cultura europeia/ocidental branca e patriarcal.
  3. Localizar históricamente a presença dos Teatros Negros no Brasil.
  4. Realizar uma aproximação sensível e crítica às Artes Negras Contemporâneas, com foco nos Teatros Negros Brasileiros, mapeando a diversidade de artistas e coletivos negros.
  5. Dialogar com pesquisadores/as, artistas e coletivos negros/as, sobre as Artes Negras Contemporâneas com foco nos Teatros Negros Brasileiros.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas discussões, leituras e atividades propostas dentro da sala de aula. 

Artigo final com tema associado à disciplina.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Estudo e leitura de obras escritas (textos teóricos e dramatúrgicos), assim como apreciação de espetáculos, performances e outras apresentações realizadas ao vivo ou pré-gravadas, seguidas de discussões entre os/as participantes e as pessoas convidadas. Não é uma disciplina de conteúdos teóricos prontos, mas de problematização e investigação.

Observação (Plano de Aula)

em branco