Turma AC440 - Linguagem da Ação Cênica - Turma B
AC440 B
Linguagem da Ação Cênica
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
29/06/2022 13:45
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento da ação física na construção da cena. Estudo da ação física nas diversas poéticas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
ROUBINE, Jean-Jacques. A Arte do Ator. - STANISLAVSKI, C. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
CHEKHOV, Miguel. Para o Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
CANALLES, Pablo. Dos Princípios do Ator: a análise da ação física através da tríade percepção- imaginação-adaptação a partir dos pressupostos de Konstantin Stanislavski. Dissertação de mestrado. Florianópolis: CEART-UDESC, 2008.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem de ficção. São Paulo : Perspectiva, 1981.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
-
Geral: contribuir para dotar o aluno de maior consciência na elaboração e organização de sua expressividade, aprimorando sua sensibilidade para a maneira de aproveitar o jogo de tensões entre o seu comportamento e o dos demais na construção da cena e na orientação da atenção/leitura do espectador.
-
Específicos: a) Aplicar os princípios desenvolvidos em "Princípios da Ação Cênica". Fazer compreender a noção de escritura cênica, integrada com o estudo de técnicas de composição de figuras cênicas a partir da ação, com ênfase na articulação das ações para a construção da cena; Estudo de formas de estilização da ação nos comportamentos cênicos Através da combinação consciente de diferentes níveis de articulação da ação, proporcionar fundamento e suporte para a organização pessoal do desempenho, levando em consideração as distintas relações do corpo na interação com o outro, com o espaço e com o tempo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Desempenho e participação.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Prática como Pesquisa. Aplicação e análise do alcance obtido na pesquisa/experimentação dos elementos técnicos aplicados nos exercícios cênicos propostos.