Turma AC657 - Estudos Teóricos no Processo de Criação II - Turma A
AC657 A
Estudos Teóricos no Processo de Criação II
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
Oferecimento presencial
29/06/2022 13:49
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudar teorias pertinentes à criação do Projeto Integrado de Criação Cênica II, isto é, que fundamentem um espetáculo calcado na narratividade, no épico e/ou na personagem clássica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- levantamento de materiais épicos (narrativas tradicionais e fatos públicos cotidianos, notícias de jornais).
- o compreensão prática de formas épicas e narrativas (exercícios cênicos com os materiais arrolados)
- leituras teóricas e seminários.
- estudos de apoio com o repertório escolhido para montagem do PICC 666
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BENJAMIN, Walter. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
BORNHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2004.
___________. Prismas do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1993.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SARRAZAC. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: CosacNaify, 2012.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Oferecer aparato teórico consistente para a conjugação com a prática do PICC II
- Estudar as teorias do épico, da cena narrativa.
- Examinar as possibilidades de narratividade em cena e da personagem épica.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Presença, participação, realização dos exercícios propostos, leituras e investigacão de materiais.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, discussão de textos, exercícios práticos, comentários sobre cenas, discussão do projeto do PICC 666.