Turma AC666 - Projeto Integrado de Criação Cênica II - Turma A
AC666 A
Projeto Integrado de Criação Cênica II
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
29/06/2022 13:52
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercício cênico a partir de texto da tradição dramatúrgica com ênfase na narratividade. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Trabalhar composições de cena e montagem de epsetáculo apoiados em dramaturgias clasicas e/ou contemporâneas com cunho narrativo.
Sófocles, Euripedes, Aristofanes, William Shakespeare, Moliere, Goldoni, Lope de Vega, Buchner, Kleist, Nelson Rodrigues, Bertolt Brecht, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Luis Alberto de Abreu, Grace Passô, Newton Moreno, exemplos de autores que podem vir a ser trabalhados na disciplna
Oralidade e historias.
Enfase aos aspectos narrativos da expressao. Atenção singular à expressao da Palavra que tece enredos. Palavra que cria espaço e tempo.
A música e a canção como articuladoras da narração.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BACHELARD, Gaston. A poética do espaco. São Paulo: Martins Fontes,1996.
Brecht, Bertolt. Teatro Dialético. Tradução: Editora. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1997.
Benjamin, Walter. Ensaios Sobre Brecht. Tradução: Claudia Abeling. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.
Bornheim, Gerd. Brecht a Estética do Teatro. Editora: Graal, 1992.
EURÍPIDES. Ifigênia em Áulis, As Fenícias, As Bacantes. Tradução: Mario da Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
Koudela, Ingrid Dormien. Brecht: um Jogo de Aprendizagem. Edusp, 1991.
Magaldi, Sábato. Aspectos da Dramaturgia Moderna. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, Comissão de Leitura, 1964.
Rosenfeld, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 2004.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Os apectos narrativos na composição da cena. Trabalhar composições de cena e montagem de espetáculo apoiados em dramaturgias clasicas e/ou contemporâneas com cunho narrativo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação efetiva nas atividades propostas; capacidade de diálogo e desenvolvimento da criação em grupo, coletivamente; realização das leituras e estudos dos demais materiais porpostos à discplina.
Cronograma (Plano de Aula)
MES 1: leituras, estudos e dinâmicas práticas iniciais.
MES 2 e 3: continuidade dos estudos; dinâmicas de criação e experimentções da linguagem em sala de aula
MES 4: ensaio, apresentações
Metodologia (Plano de Aula)
- Leitura de textos teóricos e teatrais componentes da bibliografia, seguidos de discussões e outras dinâmicas de aproximacão sensível aos materiais.
- Laboratórios improvisacionais, a partir do texto dramatúrgico e outros materiais complemantares.
- Criação de cenas, performances e discussão de seus aspectos conceituais e narrativos, incluindo aspectos sobre o semiologia da cena e sua relação com o público
- Montagem e apresentação de exercícios cênicos criados a partir do texto a ser escolhido