Turma AC887 - Memorial - Turma A
AC887 A
Memorial
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
29/06/2022 14:52
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Relato do processo de formação artística do aluno no decorrer do curso com orientação de um professor.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Memórias, materiais e arquivos
- Memória pessoal e coletiva
- Ritos de passgem
- Escritas performativas
- modos de compartilhamento
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BENJAMIN, Walter - "O Narrador" - em Magia e Tácnica, Arte e Política - São Paulo, Brasiliense, 1987
CARVALHAES, Ana Goldenstein - Persona Performática - São Paulo, Perspectiva, 2012
LEITE, Janaína Fontes - Auto-escrituras performativas: do diário à cena - São Paulo, Perspectiva, 2017
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A disciplina visa habilitar o aluno para a realização de um memorial que relaciona seu aprendizado e atividades na área das Artes da Cena com uma perspectiva de construção de uma trajetória pessoal e profissional. O memorial se organiza a partir da elaboração de diferentes etapas: descoberta do teatro/ opção profissional/ experiências na Universidade/ devires e projetos. Enfatizam-se as relações entre memória pessoal e coletiva, arquivos e documentos, texto e ´performance.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Presença e participação. Realização de um memorial escrito ae ações performáticas, a partir de exercícios proposrtos em aula. Apresentações performativas do material.
Cronograma (Plano de Aula)
Não há um cronigrama rígido. As aulas seguem a sequência do conteúdo programático.
Apresentação da proposta
Memorial como "rito de passagem". Escrita, ritualização e performance
Memória individual e coletiva
Dimensões autobiográficas do teatro e da performance
Estudo de artistas: Lola Árias, Janaína Leite, Spaldin Gray, Cindy Sherman
Estrutura geral: contato com o teatro/ opção profissional/ experiência universitária/ porvir
Dispositivos para produção de textos: diários/ pesquisas de arquivo/ objetos/ músicas/ visitas/ entrevistas/ cartas/ conferência/ manifestos / testamentos. etc
Performances e compartilhamentos
Organização do material individual e coletivo
Compartilhamento público
Metodologia (Plano de Aula)
Estudos teóricos, exercícios práticos, escrita e compartilhamentos performáticos, a.