Turma AC887 - Memorial - Turma A

Código / Turma

AC887 A

Nome

Memorial

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
29/06/2022 14:52
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Cassiano Sydow Quilici

Ementa (Catálogo da DAC)

Relato do processo de formação artística do aluno no decorrer do curso com orientação de um professor.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Memórias, materiais e arquivos

- Memória pessoal e coletiva

- Ritos de passgem

- Escritas performativas

- modos de compartilhamento

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BENJAMIN, Walter - "O Narrador" - em Magia e Tácnica, Arte e Política - São Paulo, Brasiliense, 1987

CARVALHAES, Ana Goldenstein - Persona Performática - São Paulo, Perspectiva, 2012

LEITE, Janaína Fontes -  Auto-escrituras performativas: do diário à cena - São Paulo, Perspectiva, 2017

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina visa habilitar o aluno para a realização de um memorial que relaciona seu aprendizado e atividades na área das Artes da Cena com uma perspectiva de construção de uma trajetória pessoal e profissional. O memorial se organiza a partir da elaboração de diferentes etapas: descoberta do teatro/ opção profissional/ experiências na Universidade/ devires e projetos. Enfatizam-se as relações entre memória pessoal e coletiva, arquivos e documentos, texto e ´performance.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Presença e participação. Realização de um memorial escrito ae ações performáticas, a partir de exercícios proposrtos em aula. Apresentações performativas do material.

Cronograma (Plano de Aula)

Não há um cronigrama rígido. As aulas seguem a sequência do conteúdo programático.

Apresentação da proposta

Memorial como "rito de passagem". Escrita, ritualização e performance

Memória individual e coletiva

Dimensões autobiográficas do teatro e da performance

Estudo de artistas: Lola Árias, Janaína Leite, Spaldin Gray, Cindy Sherman

Estrutura geral: contato com o teatro/ opção profissional/ experiência universitária/ porvir

Dispositivos para produção de textos: diários/ pesquisas de arquivo/ objetos/ músicas/ visitas/ entrevistas/ cartas/ conferência/ manifestos / testamentos. etc

Performances e compartilhamentos

Organização do material individual e coletivo

Compartilhamento público

Metodologia (Plano de Aula)

Estudos teóricos, exercícios práticos, escrita e compartilhamentos performáticos, a.

Observação (Plano de Aula)

em branco