Turma MU054 - Tópicos Especiais em Música I - Turma AZ

Código / Turma

MU054 AZ

Nome

Tópicos Especiais em Música I

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
15/08/2022 13:00
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Alexandre Zamith Almeida

Mauricy Matos Martin

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

A disciplina se propõe como um laboratório prático artístico, no qual os alunos apresentarão seus respectivos repertórios em desenvolvimento no semestre corrente para avaliação, sugestão, aprimoramento e discussões conduzidas pelos docentes responsáveis em diálogo com todo o corpo discente da disciplina. Nesta dinâmica, e acatando como material os próprios repertórios dos alunos, serão abordados:

- aspectos técnico-pianísticos: questões mecânicas, anatômicas, ergonômicas

- qualidade sonora: projeção, variedade timbrística, controle e equilíbrio sonoro, construção textural

- questões interpretativas: compreensão do texto, margens estilísticas

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BANOWETZ, Joseph. The Pianist's Guide to Pedaling. Bloomington: Indiana University Press, 1985.

BURGE, David.Twentieth-Century piano music. New York: Schirmer Books, 1990.

CHIANTORE, Luca. Historia de la tecnica pianistica: un estudio sobre los grandes compositores y el arte de la interpretación en busca de la Ur-technik. Madrid: Alianza Editorial, 2004.

CORVISIER, Fátima Graça Monteiro. Antônio Sá Pereira e o ensino moderno do piano: pioneirismo na pedagogia pianística brasileira. 91f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2017.

GODLOVITCH, Stan. Musical Performance: a philosophical study. London: Routledge, 1998.

GORDON, Steward. Music for the Piano and Its Forerunners. Schirmer Books: New York, 1996.

GOULD, John. What Did They Play?: the changing repertoire of the piano recital from the beginnings to 1980. Musical Times, Vol. 146, No. 1893,  p. 61-73, Winter, 2015.  Disponível em: https://www.jstor.org/stable/30044125

HELFFER, Claude; MICHAUD-PRADEILLES, Catherine. O Piano. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

KOCHEVITSKY, George. The art of piano playing. Evanston: Summy Birchard,  1967.

MORGAN, Robert P.. Twentieth-Century Music: a history of musical style in modern europe and america. New York: W.W. Norton & Company, 1991.

RICHERME, Claudio. A Técnica Pianística: uma abordagem científica. São João da Boa Vista: AIR Musical editora, 1997.

ROSENBLUM, Sandra. Performances Practices in Classic Piano Music. Bloomington: Indiana University Press, 1988.

ROSEN, Charles. Estilo Clássico: Haydn, Mozart, Beethoven. Madri: Alianza Música, 1999.

SOVERAL, Madalena (Ed.). Contemporary Piano Music: performance and creativity. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2021.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- oferecer aos alunos forum para apresentação artística de seus repertórios e consequente avaliação, sugestão e discussão.

- desenvolver nos alunos a escuta crítica

- aprimorar, coletivamente, aspectos fundamentais à formação pianística

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- participação efetiva nas atividades propostas pela disciplina

- apresentação qualitativa de trabalho prático ao término do semestre letivo

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina se desenvolverá por meio da apresentação prático-artística dos alunos, a partir do que assumirá dinâmica de oficinas, workshops ou masterclasses com foco no repertório apresentado. Tal dinâmica será conduzida pelos professores responsáveis pela disciplina, bem como por professores convidados.

Observação (Plano de Aula)

em branco