Turma AC133 - Artes do Corpo I - Turma A
AC133 A
Artes do Corpo I
Google Classroom
Newton da Silva
As aulas presenciais contam com o apoio do googleclassroom para a disponibilização de videos, imagens e comunicação entre es estudantes e a professora.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo experiencial dos fundamentos do corpo cênico visando a articulação corpo-sujeito-imaginário. Desenvolvimento da consciência corporal e reconhecimento das ferramentas expressivas do corpo-sujeito. Revisão de conhecimentos sobre anatomia humana.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
a matriz central: a coluna vertebral e o eixo corporal / introdução ao centro de gravidade e centro de leveza / a metáfora do peixe e da serpente; a grande árvore corporal; o elemento água e suas qualidades de fluir e amoldar-se. O corpo como rio, o corpo como mar.
a matriz inferior: centro de gravidade/ estudo da bacia / pernas e pés; estudo de deslocamentos, caminhadas e saltos/ a metáfora do touro, do cavalo e da lebre; o troco e as raízes da árvore corporal. Corpo como montanha, campo e deserto.
a matriz superior: centro de leveza/ estudo da caixa torácica- escápulas/braços e mãos; estudo das ações gestuais/ a metáfora do pássaro; as ramagens da árvore corporal; o elemento terra e as qualidades de apoiar e moldar. O corpo como brisa, vento e tufão. O corpo como nuvem.
a matriz aérea: o centro dos sentidos/ estudos da cabeça-pescoço/ os órgãos do sentido; estudo das relações movimento e os 5 sentidos/ a metáfora cósmica / as flores da árvore corporal; o elemento fogo e as qualidades do irradiar. O corpo como faísca, como chama, como brasa.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
A fim de facilitar o acesso, a bibliografia fundamental irá constar textos disponíveis na internet. De acordo com o interesse dos estudantes , despertados pela prática, poderemos incluir durante o curso outras leituras.
Em pdf – publicação virtual
FABRINI, M. A. Veronica, capítulo Corpo e Artes da Cena, p. 38-66, em Corpo e processos de criação nas artes cênicas, Haderchpek, Robson e Souza Vieira, Marcilio (organizadores)
Artigos:
LARROSA, Jorge Bondia, Notas sobre a experiência e o Saber da experiência, Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.1, 2002
NANCY, Jean –Luc. 58 indícios sobre o corpo, REVISTA UFMG , V.19, n.1 e 2, pp 42-57. Jan/dez. 2012. Disponível em https://www.ufmg.br/revistaufmg/pdf/REVISTA_19_web_42-57.pdf
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo Geral: Oferecer ao estudante fundamentos práticos visando o desenvolvimento da consciência corporal no gerenciamento da tríade corpo/espaço e tempo, ampliando suas possibilidades de expressão e criação. Exercitar o fluxo imaginação-corporificação.
Objetivos Específicos:
1. Desenvolver a percepção e consciência corporal (propriocepção) e o fluxo entre imaginação e corporificação.
2. Ampliar as possibilidades de utilização do corpo (flexibilidade, alongamento, tônus, cconexão imagem interna e corporificação)
3. Desenvolver a percepção rítmica e espacial.
4. Desenvolver a percepção e o gerenciamento da energia
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Presença, participação nas aulas, realização de um exercício prático final e relatório articulando os conteúdos vistos e praticados.
Cronograma (Plano de Aula)
março - matriz central
abril - a matriz inferior
maio - a matriz superior
junho - a matriz aérea
Metodologia (Plano de Aula)
Exercícios práticos de percepção e consciencia corporal seguidos de exercícios de criação, apoiados na experimentação, observação e análise.
Estudos de anatomia corporal e anatomia simbólica. Laboratórios de exploração dos temas.
Leitura de textos e visualização de vídeos que serão disponibilizados no Google Classroom.
Observação (Plano de Aula)
O curso será acompanhado por material videográfico e iconográfico que serão postados no googleclassroom, de acordo com o desenvolvimento dos conteúdos.