Turma AC134 - Artes da Voz I - Turma A

Código / Turma

AC134 A

Nome

Artes da Voz I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Rodrigo Spina de Oliveira Castro

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento da percepção e investigação da produção da voz para criação cênica. Revisão de conhecimentos sobre anatomia humana.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático:

Escuta e silêncio: Percepção e Integração aos outros sentidos

Respiração: Intimidade e Espacialidade

Reconhecimento das propriedades do Som:

- Altura

- Intensidade

- Timbre

Voz: exploração, investigação e introdução às suas poéticas

Bibliografia (Catálogo da DAC)

SUNDBERG, Johan. Ciências da Voz: Fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP, 2015.

LOUZADA, Paulo da Silva. As bases da educação vocal. Rio de Janeiro: O livro médico, 1982.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

GAIARSA, José Angelo. Respiração, angústia e renascimento. São Paulo: Ícone, 1994.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª edição. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver a percepção do funcionamento do aparelho fonador.

Desenvolver a integração entre corpo e voz no trabalho do ator.

Pedagogias da exploração vocal para criação cênica.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas aulas

Participação nas atividades práticas

Apresentação de um trabalho prático acompanhado de um relatório reflexivo

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas, com exercícios técnicos e improvisacionais, com suporte de reflexão teórica.

Observação (Plano de Aula)

em branco