Turma AC331 - Corpo e Teatralidades Brasileiras I - Turma A

Código / Turma

AC331 A

Nome

Corpo e Teatralidades Brasileiras I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será aplicada presencialmente, contudo aliaremos encontros virtuais para incluir convidados palestrantes de outras regiões do Brasil.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Grácia Maria Navarro

Ementa (Catálogo da DAC)

Experiência prática de teatralidades presentes na oralidade popular brasileira. O ponto de vista do artista.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Experiência prática de matrizes gestuais de dança e teatralidade da oralidade popular brasileira.
  2. Apresentação de filmes com danças e teatralidades de referência.
  3. Mesas redondas a partir da bibliografia de referência.
  4. Experiência de Campo

Bibliografia (Catálogo da DAC)

RODRIGUES, Graziela. BPI – Bailarino Pesquisador Intérprete. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
SIMAS, Luiz Antonio. O Corpo Encantado das Ruas (4ª.edição). São Paulo: Civilização Brasileira, 2019.
SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a forma social negro brasileira. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2019.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Promover experiências a partir de manifestações de dança e teatralidade na oralidade espetacular popular brasileira. Promover reflexões sobre autoria e território de ocorrência dessas manifestações no contexto da sociedade brasileira. Promover reflexões sobre o ponto de vista do artista sobre os materiais de referência.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  1. Participação em pelo menos 75% das aulas
  2. Participação em ao menos uma experiência de campo
  3. Participação das Mesas Redondas.
  4. Postagem de arrazoados relativos à bibliografia, postados no Classroom em data anteriormente combinada.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Os procedimentos metodológicos da disciplina, aliam experiência prática, exibição de filmes, seminários e experiência de campo.

Observação (Plano de Aula)

Recursos e materiais de apoio:

Aparelho de som para reprodução de músicas, cabo para ligar computador ao aparelho de som, computador, projetor de imagens, cabo para ligar computador ao projetor, instrumentos musicais. Associados a participação presencial de um musicista percussionista (PAD) fazendo música ao vivo.