Turma AC333 - Artes do Corpo III - Turma A
AC333 A
Artes do Corpo III
Newton da Silva
O curso terá o apoio de material videográficoe iconográfico postado pelo googleclassroom, além de textos e artigos.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolver a compreensão do discurso cênico, a partir do corpo em movimento e suas possibilidades expressivas, em diferentes recortes de atuação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Metamorfoses na Composição Cênica: as forças e formas do corpo em diferentes poéticas de atuação:
- A corporeidade no Trágico
- A corporeidade no Cômico
- A corporeidade no Melodrama e na Farsa
- A corporeidade no Épico
- A corporeidade no Dramático
- A corporeidade no Performativo
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL
GREINER, Christine. Corpo (o) – Pistas para estudos. São Paulo: Annablume, 2005.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. SP, Martins Fontes, 1993
BARBA, E. E SAVARESE, N. A Arte Secreta do Ator. SP, HUCITEC, 1995
BONFITTO, M. O ator-compositor, SP, Perspectiva, 2002
BRECHT, B. Estudos sobre Teatro, RJ, Nova Fronteira, 2005
BROOK, P. O teatro e seu espaço. Petrópolis, Ed Vozes, 1970.
CHEKHOV, Michael. Para o ator – São Paulo, Martins Fontes, 2010
GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. RJ,Civilização Brasileira, 1992.
KNEBEL, M. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski, SP: Editoras 34, 2016.
LECOQ, Jacques. O corpo poético.Uma pedagogia da criação teatral, SP,Senac,2010
STANISLÁVSKI, Constantin. Manual do ator. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes,1997
SANCHEZ, José. Dramaturgia de la Imagen, Univ. Castilla La Mancha, Cuenca, 2002
Artigos:
FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Contrapontos- Eletronica, V10, n.3, 2010
Programa Performativo. O corpo-em-experiencia. Rev. Ilinx. Lume, n.4, dez 2013
FERNANDES, Silvia. Teatralidade e Performatividade na cena contemporânea. In Revista Repertório n16, p. 11-23, 2011.
PICON-VALLIN, Beatrice. Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. In: Sala Preta (USP). n.1, v. 11, p.193-211, 2011.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo Geral: Oferecer ao estudante ferramentas de criação/composição de corporeidades em diálogo com diferentes poéticas, linguagens e estilos.
Objetivos Específicos:
1. Estudar as potencialidades corporais presentes em diferentes materiais dramatúrgicos.
2. Refinar o estudo e composição de dramaturgias do movimento.
3. Ampliar o repertório sobre a infinidade de poéticas e corporeidades cênicas
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Assiduidade, disciplina, ética de trabalho, participação em aula: peso 8,0
Relatório escrito: peso 2,0
Cronograma (Plano de Aula)
Março: corpo trágico e corpo cômico ( eixo vertical e horizontal)
Abril: Melodrama e farsa - corpo como tipologia social
Maio: A corporeidade no epico: transitos entre narrar e corporificar
junho: A corporeidade no performativo - aberturas contemporâneas
Metodologia (Plano de Aula)
Prática de exercícios. Princípios de composição. Aplicação de princípios em exercícios cênicos
Observação (Plano de Aula)
Material de apoio será disponibilizado na plataforma googleclassroom.