Turma AC333 - Artes do Corpo III - Turma A

Código / Turma

AC333 A

Nome

Artes do Corpo III

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

O curso terá o apoio de material videográficoe iconográfico postado pelo googleclassroom, além de textos e artigos.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolver a compreensão do discurso cênico, a partir do corpo em movimento e suas possibilidades expressivas, em diferentes recortes de atuação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Metamorfoses na Composição Cênica: as forças e formas do corpo em diferentes poéticas de atuação:

- A corporeidade no Trágico

- A corporeidade no Cômico

- A corporeidade no Melodrama e na Farsa

-  A corporeidade no Épico

- A corporeidade no Dramático

- A corporeidade no Performativo

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

GREINER, Christine. Corpo (o) – Pistas para estudos. São Paulo: Annablume, 2005.

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. SP, Martins Fontes, 1993

BARBA, E. E SAVARESE, N. A Arte Secreta do Ator. SP, HUCITEC, 1995

BONFITTO, M. O ator-compositor, SP, Perspectiva, 2002

BRECHT, B. Estudos sobre Teatro, RJ, Nova Fronteira, 2005

BROOK, P. O teatro e seu espaço. Petrópolis, Ed Vozes, 1970.

CHEKHOV, Michael. Para o ator – São Paulo, Martins Fontes, 2010

GROTOWSKI, J. Em busca de um teatro pobre. RJ,Civilização Brasileira, 1992.

KNEBEL, M. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski, SP: Editoras 34, 2016.

LECOQ, Jacques. O corpo poético.Uma pedagogia da criação teatral, SP,Senac,2010

STANISLÁVSKI, Constantin. Manual do ator. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes,1997

SANCHEZ, José. Dramaturgia de la Imagen, Univ. Castilla La Mancha, Cuenca, 2002

 

Artigos:

FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Contrapontos- Eletronica, V10, n.3, 2010

               Programa Performativo. O corpo-em-experiencia. Rev. Ilinx. Lume, n.4, dez 2013

FERNANDES, Silvia. Teatralidade e Performatividade na cena contemporânea. In Revista Repertório  n16, p. 11-23, 2011.

PICON-VALLIN, Beatrice. Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. In: Sala Preta (USP). n.1, v. 11, p.193-211, 2011.

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 1
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo Geral: Oferecer ao estudante ferramentas de criação/composição de corporeidades em diálogo com diferentes poéticas, linguagens e estilos.

Objetivos Específicos:

1. Estudar as potencialidades corporais presentes em diferentes materiais dramatúrgicos.

2. Refinar o estudo e composição de dramaturgias do movimento.

3. Ampliar o repertório sobre a infinidade de poéticas e corporeidades cênicas

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Assiduidade, disciplina, ética de trabalho, participação em aula: peso 8,0

Relatório escrito: peso 2,0

 

Cronograma (Plano de Aula)

Março: corpo trágico e corpo cômico ( eixo vertical e horizontal)

Abril: Melodrama e farsa - corpo como tipologia social

Maio: A corporeidade no epico: transitos entre narrar e corporificar

junho: A corporeidade no performativo -  aberturas contemporâneas

 

Metodologia (Plano de Aula)

Prática de exercícios. Princípios de composição. Aplicação de princípios em exercícios cênicos

 

Observação (Plano de Aula)

Material de apoio será disponibilizado na plataforma googleclassroom.