Turma AC334 - Artes da Voz III - Turma A
AC334 A
Artes da Voz III
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolver a compreensão do discurso cênico, a partir da integração corpo-voz e suas possibilidades expressivas, em diferentes recortes de atuação, com foco na questão da palavra cênica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo programático:
Princípios para a trans-formação vocal do/da ator/atriz.
Laboratórios teórico-práticos de composição cênica.
Discurso Cênico e Recortes de Atuação:
- Trágico
- Cômico
- Farsesco
- Épico
- Dramático
- Performativo
-Outras vocalidades cênicas.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Artaud, A – O teatro e seu duplo. São Paulo, Martins Fontes,1993
Cheng, Stephen Chun-Tao - O Tao da Voz - Rio de Janeiro - Rocco - 1999
Schaffer, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
Stanislavski, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização brasileira,1983.
Vargens, Meran. A voz articulada pelo coração. São Paulo: Perspectiva; Bahia: PPGAC/UFBA, 2013
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundamento teórico-prático dos princípios da trans-formação corpóreo-vocal do/a ator/atriz com foco na composição.
Estudos teórico-práticos das pluralidades e diversidades das vocalidades cênicas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação ativa nas atividades teórico-práticas realizadas em aula.
Realização e apresentação de exercícios cênicos práticos parciais em sala de aula.
Apresentação de um exercício cênico prático final acompanhado de um relatório reflexivo.
Cronograma (Plano de Aula)
Março
Revisão a aprofundamento dos princípios para a trans-formação vocal do/da ator/atriz.
Abril-maio
Laboratórios teórico-práticos de composição cênica.
Junho
Composição de exercícios cênicos a partir dos laboratórios realizados.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas laboratoriais e experimentais sobre os conteúdos da disciplina com suporte de reflexão teórica.