Turma AC334 - Artes da Voz III - Turma A

Código / Turma

AC334 A

Nome

Artes da Voz III

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gina Maria Monge Aguilar

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolver a compreensão do discurso cênico, a partir da integração corpo-voz e suas possibilidades expressivas, em diferentes recortes de atuação, com foco na questão da palavra cênica.

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático:

Princípios para a trans-formação vocal do/da ator/atriz. 

Laboratórios teórico-práticos de composição cênica. 

Discurso Cênico e Recortes de Atuação:

- Trágico

- Cômico

- Farsesco

- Épico

- Dramático

- Performativo

-Outras vocalidades cênicas. 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Artaud, A – O teatro e seu duplo. São Paulo, Martins Fontes,1993

Cheng, Stephen Chun-Tao - O Tao da Voz - Rio de Janeiro - Rocco - 1999

Schaffer, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

Stanislavski, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização brasileira,1983.

Vargens, Meran. A voz articulada pelo coração. São Paulo: Perspectiva; Bahia: PPGAC/UFBA, 2013

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundamento teórico-prático dos princípios da trans-formação corpóreo-vocal do/a ator/atriz com foco na composição.

Estudos teórico-práticos das pluralidades e diversidades das vocalidades cênicas.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação ativa nas atividades teórico-práticas realizadas em aula. 

Realização e apresentação de exercícios cênicos práticos parciais em sala de aula. 

Apresentação de um exercício cênico prático final acompanhado de um relatório reflexivo.

Cronograma (Plano de Aula)

Março

Revisão a aprofundamento dos princípios para a trans-formação vocal do/da ator/atriz. 

Abril-maio

Laboratórios teórico-práticos de composição cênica. 

Junho

Composição de exercícios cênicos a partir dos laboratórios realizados. 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas laboratoriais e experimentais sobre os conteúdos da disciplina com suporte de reflexão teórica.

Observação (Plano de Aula)

em branco