Turma AC340 - Princípios da Ação Cênica - Turma A

Código / Turma

AC340 A

Nome

Princípios da Ação Cênica

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria Alice Possani

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo do conceito de ação física em seus aspectos constitutivos. Exercícios cênicos.

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Estudos de cena com foco nos elementos constituintes de uma ação cênica: intenção, ação e reação; relação entre atuante e observador, ocupação/criação do espaço cênico, presença, imaginação e memória, jogo, ritmo, estados, composição de figuras e de narrativas.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BANFI, Lola. RITMAR – Reflexiones sobre la actuación como arte del presente. Revista Territorio Teatral, número 8. Buenos Aires: Universidad de las Artes, setembro de 2012.

KNEBEL, Maria. Análise-Ação - Práticas das ideias teatrais de Stanislavski. São Paulo: Editora 34, 2016.

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

TCHECKOV, Mikhail. Para o Ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 6
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Possibilitar ao aluno um conhecimento teórico e prático dos elementos constituintes da ação cênica. Desenvolver a imaginação em ação no jogo cênico. Oferecer subsídios para que o aluno adquira maior autonomia e consciência em processos de criação futuros.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas aulas.

Envolvimento com as atividades desenvolvidas.

Compreensão dos conteúdos trabalhados.

Produção de material escrito sobre os conteúdos trabalhados.

 

Cronograma (Plano de Aula)

Semana 1: Mapeamento juntos aos alunos dos conteúdos vivenciados no primeiro ano do curso e em experiências anteriores. Comentário sobre o Programa da Disciplina. Início da prática de exercícios que dinamizem aspectos constituintes da ação cênica.


Semana 2-6: Realização de exercícios que dinamizem aspectos constituintes da ação cênica. Leituras e conversas a partir de referenciais bibliográficos, especialmente Knebel (2016) e Banfi (2012). Articulação entre as experiência em sala e o material biliográfico.


Semana 7: Definição dos grupos de trabalho e escolha do material dramatúrgico de cada grupo.


Semanas 8 a 14: Desenvolvimento de exercícios cênicos orientados. Compartilhamento entre os grupos e reflexões com ênfase em aspectos relacionados à atuação. Estruturação dos exercícios cênicos.


Semana 15: Apresentação dos exercícios cênicos para alunos de outras turmas e/ou professores do curso. Avaliação do percurso pedagógico da disciplina.

 

Metodologia (Plano de Aula)

Através da articulação entre os três eixos constituintes da disciplina (exercícios orientados em sala, estudo de material bibliográfico e criação de cenas curtas a partir de materiais dramatúrgicos) relacionar aspectos práticos e teóricos sobre a ação cênica.

Observação (Plano de Aula)

em branco