Turma AC555 - Projeto Integrado de Criação Cênica I - Turma A
AC555 A
Projeto Integrado de Criação Cênica I
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercício de montagem cênica a partir de uma fonte não dramatúrgica, seja ela literária, iconográfica ou da tradição oral. Aprendizado de práticas de escrita cênica. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Criação teatral a partir de material não dramatúrgico. Laboratórios experimentais de criação cênica. Laboratório de práticas corporais. Laboratórios de práticas vocais. Elaboração de dramaturgia cênica coletiva. Realizacão da dramaturgia cênica na interseccão entre cena e visualidades (iluminação, cenografia e figurinos). Apresentacão pública.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ABREU, Luis Alberto de. Processo Colaborativo: Relatos e Reflexões sobre uma experiência de criacão. Disponível em: https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/uploadAddress/processo_colaborativo_relato_e_reflexoes_[24544].pdf Acesso 10/11/2022.
NICOLETE, A. (2002). Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico. Sala Preta, 2, 318-325. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p318-325
A bibliografia será acrescida de materiais, a partir do tema selecionado para o processo criativo, sendo que tanto a escolha do tema quando as referências de suporte, são partes integrantes do próprio processo.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A partir da prática de montagem aprimorar o instrumental técnico, prático, e teórico do aluno no tocante ao seu exercício cênico. Oferecer ao aluno a compreensão das especificidades da arte teatral através da articulação de sua linguagem a partir de material poético não dramatúrgico. Observar a articulação dos ingredientes constituintes da “cena” (gesto, palavra, circunstância, adereços, cenografia, figurinos, música, iluminação, e etc.) e suas diversas resultantes advindas de suas variáveis. Observar que a escrita cênica advém de uma escolha criativa coerente. Observação da formação ética do ator.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1) Participação das aulas e das atividades extra sala de aula, anteriormente acordadas com os estudantes;
2) Entrega de trabalho escrito sobre o processo criativo (duas laudas contendo considerações sobre o processo, a participacão do grupo e do indivíduo, somadas a críticas e sugestões, bem como à emissão de uma nota para o coletivo e uma nota para a participação individual;
Cronograma (Plano de Aula)
A disciplina terá a elaboração do cronograma como parte do próprio processo, sendo que este terá cinco macro partes que não são estanques entre si, são elas: 1) Seleção do tema e da forma de gestão do processo criativo; 2) Pesquisa experimental de montagem de cenas e da dramaturgia cênica total; 3) Realização das visulidades; 4) Apresentacão pública; 5) Avaliação final da experiência.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas e laboratórios de criação cênica, associados a pesquisa bibliográfica, iconográfica e de campo ( a depender do tema escolhido).