Turma CS025 - Oficina de Produção Audiovisual - Turma A

Código / Turma

CS025 A

Nome

Oficina de Produção Audiovisual

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Claudiney Rodrigues Carrasco

Ementa (Catálogo da DAC)

Gestão das demandas operacionais e financeiras do produto audiovisual.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático:

 

  1. A música no contexto da dramaturgia musical: a ópera, o teatro musical. 
  2. A música no contexto do audiovisual: o cinema, a televisão, o vídeo. 
  3. A música no contexto das novas tecnologias: multimídia. 
  4. Aspectos históricos da dramaturgia musical. 
  5. Aspectos históricos da música de cinema 
  • As origens
  • A música no período do cinema mudo
  • O advento do som sincronizado
  • A música no cinema dos anos trinta
  • O rompimento: anos quarenta
  • A consolidação: anos cinquenta
  • Transformações dos anos sessenta e setenta
  • A música de cinema dos anos 80 ao presente

 

6. Aspetos estéticos da música de cinema 

7. Aspectos técnicos do som no cinema: gravação, dublagem, montagem sonora. O sistema de pistas. Sistemas analógicos e digitais. Edição linear e não-linear. 

8. Aspectos técnicos da composição de música para o audiovisual. Sincronização. 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

CARRASCO,  Ney

Sygkhronos – A formação da poética musical do cinema – São Paulo – Via Lettera - 2003

 

Trilha Musical – Música e articulação fílmica – dissertação de mestrado – São Paulo – ECA/USP - 1993

 

 

Complementar:

 

ADORNO, Theodor e EISLER, Hanns

El cine y la musica - Madrid - Editorial Fundamentos - 1976

ALTMAN, Rick

La comédie musicale hollywoodienne, les problemes du genre au cinéma - In Sound Theory, Sound Practice - New York - The American Film Institute - 1992

BAILBLÉ, Claude

Le son: programation de l’ecoute - Cahiers du Cinéma n. 292, pp. 53-59 (1); n. 293, pp. 5-12 (2); n. 297, pp. 45-54 (3); n. 299 pp. 16-27 (4) - setembro de 1978 a abril de 1979

BAZELON, Irwin 

Knowing the score - New York - Arco Publishing - 1975 

BOILES, Charles I.

La signification dans la musique de film - Musique en jeu, n. 19 - Paris - Seuil - 1975

BLANCHARD, Gerard

Images de la musique de cinema - Paris Edilig - 1983 

CHION, Michel

Le son au cinéma - Paris - Cahiers du Cinéma, colletion essais - 1985

____________________

La musique au cinéma - Paris - Fayard - 1995

EVANS, Mark 

Soundtrack - The music of the movies - New York - Da Capo - 1975 

GORBMAN, Claudia 

Unheard melodies - London - BFI Publishing - 1987 

HAGEN, Earle 

Scoring for films - Hialeah - EDJ Music Inc. - 1971 

KARLIN, Fred e WRIGHT, Rayburn

On the track - New York - Schirmer Books - 1990

LONDON, Kurt 

Film music - New York - Arno Press - 1970 

MANVEL, Roger e Huntley, John 

The technique of film music - London - Focal Press - 1975 

MEDAGLIA, Júlio 

Música Impopular - São Paulo - Global - 1988 

MICELI, Sergio

La musica nel film – arte e artigianato – Firenze  Discanto Edizioni - 1982

MILLER MARKS, Martin

Music and the silent film – contexts & case studies – 1895/1924 – New York – Oxford University Press – 1997

PRENDERGAST, Roy 

Film music – A neglected art - New York WW Norton - 1977 

RAPÉE, Erno

Motion picture moods – for pianists and organists – New York – Schirmer – 1924

RAWLINGS, F. 

Como escolher música para filmes - Lisboa - Prelo - s/d 

SCHAEFFER, Pierre

L’élément non visuel au cinéma In: La Revue du Cinéma, Sèrie nouvelle/I, - Paris - octobre 1946 (1), novembre 1946 (2), décembre 1946 (3)

SKILES, Marlin 

Music scoring for TV and motion pictures - U.S.A. - Tab Books - 1976 

SKINNER, Frank

Underscore – New York - Criterion Music Corp. - 1960

USSHER, Bruno

Max Steiner stabilishes another film record - In: Gone With The Wind as book and film - New York - Paragem House Pub. - 1987 

VÁRIOS 

Sound for picture - An inside look at audio production for film and television - Emeryville - MixBooks - 1993

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)


Trilhas Sonoras é uma disciplina do Departamento de Música da UNICAMP obrigatória para os cursos de Composição e Música Popular e eletiva para os demais. 

A disciplina tem por objetivo introduzir o aluno no estudo da música aplicada aos contextos da dramaturgia musical e do audiovisual, em suas diversas manifestações. Seu conteúdo é composto por uma síntese teórica sobre o assunto, à qual se soma o desenvolvimento de projetos práticos por parte dos alunos. No que diz respeito ao desenvolvimento teórico, a disciplina está centrada na produção de música para o cinema, entendida como um foco a partir do qual é possível compreender tanto a produção dramático-musical que o antecede - e da qual é um herdeiro – quanto as manifestações audiovisuais posteriores.

A disciplina é composta por aulas teóricas presenciais, com apoio do sistema de Ensino Aberto (Teleduc) e projeção de filmes na íntegra.

Não é necessário que o aluno possua conhecimento prévio ou experiência específica na área para acompanhar a disciplina. 

Estando ela inserida no contexto de um curso de graduação em música, seria redundante gastar o tempo de aula com questões relativas a áreas correlatas, tais como: arranjo, orquestração, composição. 

Também é preciso levar em consideração que o perfil dos alunos é diferenciado. Há na classe alunos que tem como objetivo profissional tornarem-se compositores e, em muitos casos, especialistas na área de trilhas. Há outros que objetivam uma carreira de instrumentista, por exemplo, e têm na disciplina um complemento de sua formação.

Assim, recomenda-se àqueles que pretendem atuar profissionalmente na área que possuam um bom conhecimento das matérias teóricas de música (harmonia, contraponto, instrumentação), bem como das relativas à área de compsição propriamente dita (composição, arranjo, orquestração).

Como todos os projetos práticos da disciplina são desenvolvidos em computador, é bom que os alunos procurem estar aptos a usá-lo. Algumas dúvidas podem ser resolvidas em aula, mas não se trata de um curso de informática. Assim, recomenda-se algum conhecimento prévio na utilização dos seguintes softwares (todos disponíveis nos equipamentos disponíveis no Depto. de Música):

  • Sound Forge
  • Vegas Video ou Adobe Premier
  • Cakewalk/Sonar, Cubase, Logic ou outro sequencer de sua preferência

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A nota final do aluno será dada a partir dos seguintes requisitos:

  • Presença nas aulas
  • Participação nas discussões e atividades em aula
  • Realização de trabalhos e projetos práticos
  • Notas das avaliações (quando houver)

Cronograma (Plano de Aula)

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Metodologia (Plano de Aula)

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Observação (Plano de Aula)

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