Turma CS039 - Oficina de Roteiro I - Turma A
CS039 A
Oficina de Roteiro I
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Oferecer noções teóricas, técnicas e artísticas que capacitem à elaboração de textos (argumentos, roteiros, estruturas dramáticas) para meios audiovisuais. Desenvolver a imaginação com disciplina técnica. Exercícios práticos. Desenvolvimento de projetos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O roteiro em debate: um pouco de história. Narrar em/por imagens. A economia do roteiro. O roteiro como uma especialização do gênero dramático.
A decupagem. Introdução a linguagem cinematográfica/audiovisual: enquadramentos, angulos, movimentos de camera. Sequência > cena > plano. A cena enquanto unidade dramática. A unidade mínima: o plano.
Etapas do processo de roteirização: storyline>argumento>escaleta>roteiro.
A formatação do roteiro (padrão americano master scenes): elementos do roteiro e suas funções. Normas e variações. O roteiro de duas colunas (padrão rádio-TV ou europeu).
Roteiro para documentário.
Roteiro para narrativas seriadas (séries audiovisuais).
Roteiro para videogames.
Problemas de roteiro.
Exercícios de criatividade.
- A cena dramática – diálogos e narrações em off
- O som na cena dramática
- A sintaxe entre as cenas dramáticas e o tempo real
- Desenvolvimento das seqüências de ação
- Desenvolvimentos das seqüências de exposição e apresentação
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARGENTINI, Paul. Elements of Style for Screenwriters. Hollywood: ifilm, 1998.
BONITZER, Pascal; CARRIERE, Jean-Claude. Pratica do Roteiro Cinematografico. Sao Paulo: JSN, 1996, 3a ed.
BORGES, Jorge Luiz. Esse Oficio do Verso, Cia das Letras 2004, Sao Paulo.
BROWN, Fredric. “The Knock” (1948).
_____. “The End” (1961).
CAMPOS, Flavio de. Roteiro de Cinema e Televisão: A arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória.
CARRIÈRE, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CHION, Michel. O roteiro de cinema. Sao Paulo: Martins Fontes, 1989.
COMPARATO, D. A arte e a técnica de escrever para cinema e televisão. 6 ed. Rio de Janeiro: Nordica, c1983.
_____. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
ECO, Umberto. A estrutura ausente.Sao Paulo: Perspectiva, 2001.
EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A Linguagem do Cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
FLUSSER, Vilém. A escrita: ha futuro para a escrita?. Sao Paulo: Annablume, 2010/2013.
GUIMARAES, Roberto L. D. Primeiro traço: manual descomplicado de roteiro. Bahia: EDUFBA, 2009.
IRELAND, I. A. “Final para um conto fantástico”, em Os Melhores Contos Fantasticos, organizado por Flavio Moreira da Costa, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
MACIEL, Luiz C. O poder do Climax. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MAMET, David. Sobre Direcao de Cinema. Rio de Janeiro: Civilizaçao Brasileira, 2010.
MEADOWS, Eliane. Roteiro para TV, Cinema & Video. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
MEHRING, Margaret. The Screenplay: A Blend of Film Form and Content. Bostoon: Focal Press, 1990.
MONTERROSO, Augusto. “El Dinosaurio” (1959).
_____. A Ovelha Negra e Outras Fabulas. Sao Paulo: Cosac Naify, 2014.
MOSS, Hugo. Como Formatar o seu Roteiro: Um pequeno guia de Master Scenes. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2002.
PARENT-ALTIER, Dominique. O Argumento Cinematografico. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
ROBINSON, Jeremy; MUNGOVAN, Tom. The Screenplay Workbook. New York: Watson-Guptill, 2003. RODRIGUES, Chris. O Cinema e a Produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
TREVISAN, Dalton. Ah, é? Rio de Janeiro: Record, 1994.
TROTTER, David. The Screenwriter's Bible. Beverly Hills: Silman James, 2010. 5a ed.
VOGLER, Christopher. The Writer's Journey: Mythic Structure for Writers. Studio City: Vogler, 3a ed.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Introdução à teoria e prática do roteiro. Instrumentalizar os alunos em termos de técnicas de criação e formatação de roteiro para cinema e audiovisual.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Freqüência, participação e produção.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas teóricas e aulas práticas de elaboração de roteiro. Exibição de filmes e vídeos