Turma CS041 - Projeto de Cinema I - Turma A

Código / Turma

CS041 A

Nome

Projeto de Cinema I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será realizada de forma remota.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Noel dos Santos Carvalho

Ementa (Catálogo da DAC)

Disciplina de caráter experimental. Os alunos formam equipes de trabalho e/ou desempenham individualmente as funções de cada projeto. O curso possibilita vivência em um processo de criação nesta área - pré-produção, produção e pós-produção; conhecimento técnico e de planejamentos administrativo, econômico e executivo. Seu programa é definido em função das pesquisas realizadas no DMM/IA e/ou discussões entre alunos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Revisão dos conceitos fundamentais para a escrita do roteiro: ficção e documentário;
  2. Construção dos argumentos de ficção e documentários para discussão e desenvolvimento;
  3. Formatação de roteiro para ficção: storysline, argumento, escaleta, roteiro literário, decupagem, story board;
  4. Formatação de projeto para documentário: tema, pesquisa, metodologia, indicação de depoimentos, sugestão e previsão de estrutura;
  5. Montagem do Projeto de Realização para ficção e documentário com: a) Pesquisa, conceito geral e imagético do projeto; b) Roteiro completo para ficção; c) Projeto de documentário; d) Analise técnica do roteiro; e) Perfil dos personagens principais e secundários; f) Propostas de trabalho da equipe; g) Características técnicas do audiovisual; h) Equipe; i) Cronograma; k) Plano de Filmagem; l) Orçamento;

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARIJON, Daniel – Grammar of the film language. Los Angeles, Silman-James Press, 1991.

ARMES, R. On vídeo. São Paulo: Summus, 1999.

BORDWELL, D. ; THOMPSON, K. A arte do cinema: uma introdução. São Paulo, Ed. Unicamp, Edusp, 2013.

CANDIDO, Antonio & outros. A personagem de ficção. São Paulo, Perspectiva – Debates 1, 1987

CARRIÈRE, Jean- Claude. A linguagem do cinema, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro – teoria e prática. São Paulo, Summus editorial, 2009.

FIELD, Syd. Manual do roteiro, Rio de Janeiro, Objetiva, 1995.

FILHO, Ernesto Moreira Guedes et al. O impacto econômico do setor audiovisual brasileiro. São Paulo, MPA, SICAV, Tendências Consultoria Integrada, agosto, 2014.

JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.   

LUCENA, Luiz C. Como fazer documentários. São Paulo, Summus, 2012.

MCKEE, Robert. Story, Curitiba, Arte e letra, 2010.

MARQUES, Aída. Ideias em movimento – produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007. 

MARNER, Terence St. John. A direção cinematográfica, Lisboa, Martins Fontes, 1987.

MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital. São Paulo, Editora Summus, 2009

PARANAGUA, Pedro; BRANCO, Sérgio. Direitos autorais. São Paulo, FGV, 2009.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O objetivo do curso é possibilitar ao aluno o conhecimento das diversas fases da produção audiovisual através de aulas teóricas, orientações e trabalhos práticos. Ao final do processo o aluno deverá: a) entender o planejamento de produção de um produto audiovisual; b) conhecer o processo de estruturação e formatação dos roteiros de ficção; c) entender a construção e estruturação de um projeto de documentário;

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação final será feita a partir dos seguintes critérios: a) frequência, interesse e envolvimento demonstrados no transcurso das aulas e orientações; b) avaliação do Projeto de Realização; b) avaliação da Proposta de Trabalho individual de cada membro da equipe;

Cronograma (Plano de Aula)

Planejamento das aulas:

1º) Apresentação do curso.

2ª) Discussão das propostas de projeto: concepção de história, gênero, personagem.

- JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.   

3ª) Criação e desenvolvimento de personagem, story line, sinopse 

- JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.

- MCKEE, Robert. “Estrutura e personagem” In: Story, Curitiba, Arte e letra, 2010

4ª) Criação e desenvolvimento de personagem, story line e sinopse

- JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.

- MCKEE, Robert. “Estrutura e personagem” In: Story, Curitiba, Arte e letra, 2010

- COMPARATO, Doc. “O conflito.” In: Da criação ao roteiro – teoria e prática. São Paulo, Summus editorial, 2009.

5ª) Criação e desenvolvimento da story line, sinopse.

- JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.

- MCKEE, Robert. “Estrutura e personagem”. In: Story, Curitiba, Arte e letra, 2010

- COMPARATO, Doc. “A personagem.” In: Da criação ao roteiro – teoria e prática. São Paulo, Summus editorial, 2009.

6ª) O argumento e estrutura dramática (sequência, cena, plano). 

- MARQUES, Aída. “O roteiro.” In: Ideias em movimento – produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.

7ª) O argumento e estrutura dramática (sequência, cena, plano)

- MARQUES, Aída. “O roteiro.” In: Ideias em movimento – produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.

8ª) Desenvolvimento do roteiro literário (ação dramática e lista de diálogos)  

9ª) Pré-Produção

MARQUES, Aída. “Pré-produção.” In: Ideias em movimento – produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.

PARANAGUA, Pedro; BRANCO, Sérgio. “O direito do autor.” In: Direitos autorais. São Paulo, FGV, 2009.

10ª) Pré-Produção 

11ª) Pré-Produção.

12ª) Pré-Produção. 

13ª) Pré-Produção.

14ª) Preparação.

15ª) Prrparação.

 

Metodologia (Plano de Aula)

Durante o curso realizaremos até cinco filmes de curta duração, sendo ao menos um documentário. Os alunos comporão as equipes de realização distribuindo-se em atividades específicas nos departamentos de pré-produção, produção e pós-produção nas várias funções como: pesquisa, argumento, roteiro, produção, fotografia, som, direção de arte, realização de efeitos especiais, edição (montagem), edição de som, mixagem e finalização de imagem, entre outras. No decorrer do curso serão realizadas reuniões de acompanhamento para auxiliar a fundamentação conceitual dos projetos e preparar a pré-produção.

Observação (Plano de Aula)

em branco