Turma CS041 - Projeto de Cinema I - Turma A
CS041 A
Projeto de Cinema I
Newton da Silva
A disciplina será realizada de forma remota.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Disciplina de caráter experimental. Os alunos formam equipes de trabalho e/ou desempenham individualmente as funções de cada projeto. O curso possibilita vivência em um processo de criação nesta área - pré-produção, produção e pós-produção; conhecimento técnico e de planejamentos administrativo, econômico e executivo. Seu programa é definido em função das pesquisas realizadas no DMM/IA e/ou discussões entre alunos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Revisão dos conceitos fundamentais para a escrita do roteiro: ficção e documentário;
- Construção dos argumentos de ficção e documentários para discussão e desenvolvimento;
- Formatação de roteiro para ficção: storysline, argumento, escaleta, roteiro literário, decupagem, story board;
- Formatação de projeto para documentário: tema, pesquisa, metodologia, indicação de depoimentos, sugestão e previsão de estrutura;
- Montagem do Projeto de Realização para ficção e documentário com: a) Pesquisa, conceito geral e imagético do projeto; b) Roteiro completo para ficção; c) Projeto de documentário; d) Analise técnica do roteiro; e) Perfil dos personagens principais e secundários; f) Propostas de trabalho da equipe; g) Características técnicas do audiovisual; h) Equipe; i) Cronograma; k) Plano de Filmagem; l) Orçamento;
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARIJON, Daniel – Grammar of the film language. Los Angeles, Silman-James Press, 1991.
ARMES, R. On vídeo. São Paulo: Summus, 1999.
BORDWELL, D. ; THOMPSON, K. A arte do cinema: uma introdução. São Paulo, Ed. Unicamp, Edusp, 2013.
CANDIDO, Antonio & outros. A personagem de ficção. São Paulo, Perspectiva – Debates 1, 1987
CARRIÈRE, Jean- Claude. A linguagem do cinema, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1995.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro – teoria e prática. São Paulo, Summus editorial, 2009.
FIELD, Syd. Manual do roteiro, Rio de Janeiro, Objetiva, 1995.
FILHO, Ernesto Moreira Guedes et al. O impacto econômico do setor audiovisual brasileiro. São Paulo, MPA, SICAV, Tendências Consultoria Integrada, agosto, 2014.
JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.
LUCENA, Luiz C. Como fazer documentários. São Paulo, Summus, 2012.
MCKEE, Robert. Story, Curitiba, Arte e letra, 2010.
MARQUES, Aída. Ideias em movimento – produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.
MARNER, Terence St. John. A direção cinematográfica, Lisboa, Martins Fontes, 1987.
MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital. São Paulo, Editora Summus, 2009
PARANAGUA, Pedro; BRANCO, Sérgio. Direitos autorais. São Paulo, FGV, 2009.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O objetivo do curso é possibilitar ao aluno o conhecimento das diversas fases da produção audiovisual através de aulas teóricas, orientações e trabalhos práticos. Ao final do processo o aluno deverá: a) entender o planejamento de produção de um produto audiovisual; b) conhecer o processo de estruturação e formatação dos roteiros de ficção; c) entender a construção e estruturação de um projeto de documentário;
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação final será feita a partir dos seguintes critérios: a) frequência, interesse e envolvimento demonstrados no transcurso das aulas e orientações; b) avaliação do Projeto de Realização; b) avaliação da Proposta de Trabalho individual de cada membro da equipe;
Cronograma (Plano de Aula)
Planejamento das aulas:
1º) Apresentação do curso.
2ª) Discussão das propostas de projeto: concepção de história, gênero, personagem.
- JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.
3ª) Criação e desenvolvimento de personagem, story line, sinopse
- JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.
- MCKEE, Robert. “Estrutura e personagem” In: Story, Curitiba, Arte e letra, 2010
4ª) Criação e desenvolvimento de personagem, story line e sinopse
- JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.
- MCKEE, Robert. “Estrutura e personagem” In: Story, Curitiba, Arte e letra, 2010
- COMPARATO, Doc. “O conflito.” In: Da criação ao roteiro – teoria e prática. São Paulo, Summus editorial, 2009.
5ª) Criação e desenvolvimento da story line, sinopse.
- JAMES, Henry. A arte da ficção. São Paulo, Ed. Imaginária, 1995.
- MCKEE, Robert. “Estrutura e personagem”. In: Story, Curitiba, Arte e letra, 2010
- COMPARATO, Doc. “A personagem.” In: Da criação ao roteiro – teoria e prática. São Paulo, Summus editorial, 2009.
6ª) O argumento e estrutura dramática (sequência, cena, plano).
- MARQUES, Aída. “O roteiro.” In: Ideias em movimento – produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.
7ª) O argumento e estrutura dramática (sequência, cena, plano)
- MARQUES, Aída. “O roteiro.” In: Ideias em movimento – produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.
8ª) Desenvolvimento do roteiro literário (ação dramática e lista de diálogos)
9ª) Pré-Produção
MARQUES, Aída. “Pré-produção.” In: Ideias em movimento – produzindo e realizando filmes no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco, 2007.
PARANAGUA, Pedro; BRANCO, Sérgio. “O direito do autor.” In: Direitos autorais. São Paulo, FGV, 2009.
10ª) Pré-Produção
11ª) Pré-Produção.
12ª) Pré-Produção.
13ª) Pré-Produção.
14ª) Preparação.
15ª) Prrparação.
Metodologia (Plano de Aula)
Durante o curso realizaremos até cinco filmes de curta duração, sendo ao menos um documentário. Os alunos comporão as equipes de realização distribuindo-se em atividades específicas nos departamentos de pré-produção, produção e pós-produção nas várias funções como: pesquisa, argumento, roteiro, produção, fotografia, som, direção de arte, realização de efeitos especiais, edição (montagem), edição de som, mixagem e finalização de imagem, entre outras. No decorrer do curso serão realizadas reuniões de acompanhamento para auxiliar a fundamentação conceitual dos projetos e preparar a pré-produção.