Turma CS052 - Fotografia II - Turma A

Código / Turma

CS052 A

Nome

Fotografia II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Mauricius Martins Farina

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolve noções de técnicas fotográficas avançadas. Discussões e experimentações com suportes fotográficos: suportes tradicionais, produção de suportes, roteiro e narrativas fotográficas. Fotografia e arte contemporânea.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático:

1. As tecnologias do fotográfico. 2. A identidade conceitual da fotografia. 3. As homologias do fotográfico. 4. Fotografia como imagem. 5. A imagem fotográfica e seus anacronismos. 6. Desenvolvimento de processos criativos em fotografia. 7. Edição e montagem. 8. A fotografia como arte contemporânea. 9. Estudos de realização em fotografia. 10. Morfologia da imagem hibrida: a fotografia e o “segundo obturador”.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.

BENJAMIN, W. "A pequena historia da fotografia" in TRACHTENBERG, Alan [org.] Ensaios sobre fotografia: de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.

BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: GustaveGili, 2003.

BREA, José Luis. El inconsciente óptico y el segundo obturador. La fotografía en la era de su computerización. Publicado originalmente em

http://aleph-arts.org/pens/ics.html (disponível em pdf)

BREA, José Luis. El tercer umbral. Estatuto de las prácticas artísticas em la era del captalismo cultural. Murcia: Cendeac,2000.

COTTON, Charlote. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

FARINA, M. Mauricius. Fotografia e pintura como imagens em confluência. Coleção Masaico. Niterói: Estudos Contemporâneos das Artes/UFF; Circuíto, 2021.

FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: fotogr@fia depois da fotografia. São Paulo: Gustave Gilli, 2012.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

LEMAGNY, Jean-Claude. La sombra y el tiempo: ensayos sobre la fotografia como arte. Buenos Aires: La marca, 2008.

MARTINS, Nelson. Fotografia da analógica à digital. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora do Senac, 2009.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora do Senac, 2010.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver noções de técnicas fotográficas avançadas. Discussões e experimentações com suportes fotográficos: suportes tradicionais, produção de suportes, roteiro e narrativas fotográficas. Fotografia e arte contemporânea. Ampliar o repertório de leituras relacionadas aos estudos da fotografia.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A nota será obtida através do acompanhamento dos processos de pesquisa e de produção fotográfica do aluno visando a elaboração de um portfólio final e de um trabalho escrito sobre assunto correlato aos estudos do fotográfico.

Cronograma (Plano de Aula)

  1. As tecnologias do fotográfico.
  2. A identidade conceitual da fotografia.
  3. As homologias do fotográfico.
  4. Fotografia como imagem.
  5. A imagem fotográfica e seus anacronismos.
  6. Desenvolvimento de processos criativos em fotografia.
  7. Edição e montagem.
  8. A fotografia como arte contemporânea.
  9. Estudos de realização em fotografia.
  10. Morfologia da imagem híbrida: a fotografia e o “segundo obturador”.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, seminários e desenvlvimento de projetos individuais

Observação (Plano de Aula)

em branco