Turma CS052 - Fotografia II - Turma A
CS052 A
Fotografia II
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolve noções de técnicas fotográficas avançadas. Discussões e experimentações com suportes fotográficos: suportes tradicionais, produção de suportes, roteiro e narrativas fotográficas. Fotografia e arte contemporânea.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo programático:
1. As tecnologias do fotográfico. 2. A identidade conceitual da fotografia. 3. As homologias do fotográfico. 4. Fotografia como imagem. 5. A imagem fotográfica e seus anacronismos. 6. Desenvolvimento de processos criativos em fotografia. 7. Edição e montagem. 8. A fotografia como arte contemporânea. 9. Estudos de realização em fotografia. 10. Morfologia da imagem hibrida: a fotografia e o “segundo obturador”.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.
BENJAMIN, W. "A pequena historia da fotografia" in TRACHTENBERG, Alan [org.] Ensaios sobre fotografia: de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: GustaveGili, 2003.
BREA, José Luis. El inconsciente óptico y el segundo obturador. La fotografía en la era de su computerización. Publicado originalmente em
http://aleph-arts.org/pens/ics.html (disponível em pdf)
BREA, José Luis. El tercer umbral. Estatuto de las prácticas artísticas em la era del captalismo cultural. Murcia: Cendeac,2000.
COTTON, Charlote. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
FARINA, M. Mauricius. Fotografia e pintura como imagens em confluência. Coleção Masaico. Niterói: Estudos Contemporâneos das Artes/UFF; Circuíto, 2021.
FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora: fotogr@fia depois da fotografia. São Paulo: Gustave Gilli, 2012.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LEMAGNY, Jean-Claude. La sombra y el tiempo: ensayos sobre la fotografia como arte. Buenos Aires: La marca, 2008.
MARTINS, Nelson. Fotografia da analógica à digital. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora do Senac, 2009.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora do Senac, 2010.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver noções de técnicas fotográficas avançadas. Discussões e experimentações com suportes fotográficos: suportes tradicionais, produção de suportes, roteiro e narrativas fotográficas. Fotografia e arte contemporânea. Ampliar o repertório de leituras relacionadas aos estudos da fotografia.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A nota será obtida através do acompanhamento dos processos de pesquisa e de produção fotográfica do aluno visando a elaboração de um portfólio final e de um trabalho escrito sobre assunto correlato aos estudos do fotográfico.
Cronograma (Plano de Aula)
- As tecnologias do fotográfico.
- A identidade conceitual da fotografia.
- As homologias do fotográfico.
- Fotografia como imagem.
- A imagem fotográfica e seus anacronismos.
- Desenvolvimento de processos criativos em fotografia.
- Edição e montagem.
- A fotografia como arte contemporânea.
- Estudos de realização em fotografia.
- Morfologia da imagem híbrida: a fotografia e o “segundo obturador”.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, seminários e desenvlvimento de projetos individuais