Turma CS103 - Teorias da Comunicação - Turma A

Código / Turma

CS103 A

Nome

Teorias da Comunicação

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Cesar da Silva Teles

Ementa (Catálogo da DAC)

Apresenta as diversas correntes interpretativas e teóricas a propósito dos meios de comunicação e da comunicação social. Enfatiza-se também sua construção histórica e social. As relações entre os meios de comunicação de massas e os processos culturais. As teorias de comunicação e as redes de cultura e de informação. A comunicação social e a cultura brasileira.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

CANCLINI, Nestor G. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

CASTELLS, Manuel, A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 

__________. Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, J. Zahar Editor, 2003.

__________. Redes de Indignação e Esperança. São Paulo: Zahar, 2013.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008.

_________. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1980 

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

HORKHEIMER, Max., ADORNO, Theodor. A indústria Cultural. O iluminismo como mistificação de massas In: LIMA, L. C Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. 

Levy, P. A inteligência coletiva – por uma antropologia do ciberespaço, S. Paulo: Ed. Loyola, 2003.

MARCONDES FILHO, Ciro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004. 

MARTIN-BARBERO, Jesus, Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. 

MATTELART, Armand    e    MATTELART, Michèle.    Histórias    das    teorias    da    comunicação.3.ed. São Paulo: Loyola, 2000. 

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. Rio de Janeiro, 1984

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Comunicação e semiótica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

WOLF, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. São Paulo : Martins Fontes, 2005

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O objetivo da disciplina é fomentar nos estudantes o espírito crítico para o estudo dos processos da comunicação. Trata-se de uma disciplina que se constituí de forma plural, com o entrecruzamento de saberes advindos da própria área de comunicação e com grande contribuição da filosofia, ciências sociais, educação, estética, entre outros, daí seu caráter interdisciplinar. Outro aspecto marcante é o movimento forte de determinação da tecnologia nos vários aspectos que marcam os processos comunicativos. A disciplina é fortemente sublinhada pelo acionamento de tópicos contemporâneos, assim, almeja-se também avançar na compreensão da realidade dos fenômenos e processos da comunicação.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas discussões em sala; Leituras; Exercícios em sala; Apresentação do trabalho final

Cronograma (Plano de Aula)

Apresentação da Disciplina: ementa, objetivos, conteúdo programático, métodos de avaliação e bibliografia

O campo de estudo da comunicação e seus objetivos

Estudo dos conceitos, modelos, estruturas e paradigmas da comunicação: Mass Commmunication Research(Teoria Hipodérmica, Abordagem Empírico-Experimental, Abordagem Empírica de Campo e Teoria Funcionalista)

Panorama histórico-evolutivo das diferentes teorias da comunicação: (Teoria Crítica, Indústria Cultural e Teoria Culturológica)

A transição e as novas perspectivas: os Estudos Culturais, a Escola Latino-Americana e as contribuições de Marshall McLuhan

Novo paradigma da comunicação: a perspectiva sócio-construtivista, novo olhar sobre o receptor, Mídia e sociabilidade

Estudos de comunicação contemporânea (século XXI): novas perspectivas e trajetórias

 Debate sobre o determinismo tecnológico: tecnologias digitais e a ciberesfera pública

Rumo a uma ecologia digital: a comunicação em meio às definições de Sociedade da Informação e Sociedade do Conhecimento

Comunicação, Ciências de Dados, Inteligência Artificial e Internet das Coisas

Ciberativismo: a comunicação em tempos de rede

Economia Política da Comunicação no Brasil: um subcampo em construção 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

  • Aulas expositivas, leituras obrigatórias prévias e debates: tais métodos apresentarão os conteúdos da disciplina, mesclando a forma tradicional com uma perspectiva dialógica de participação dos alunos;
  • Trabalhos e seminários em grupos: visam promover uma maior integração do corpo discente para que se possa estabelecer o intercâmbio de informações e a produção conjunta de conhecimento, bem como estimular o espírito crítico e a convivência com a pluralidade de formas de pensar;
  • Exibição de filmes, documentários e produtos midiáticos: estabelecer um articulação destes com os argumentos teóricos e conceituais trabalhados no decorrer da disciplina;
  • Pesquisa individual e pesquisas em grupo: familiarizar o aluno à pesquisa científica.

Observação (Plano de Aula)

em branco