Turma CS104 - História da Fotografia - Turma A

Código / Turma

CS104 A

Nome

História da Fotografia

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Presencial

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Filipe Mattos de Salles

Ementa (Catálogo da DAC)

Abordagem das múltiplas e simultâneas ações que resultaram nas descobertas fotográficas. O surgimento da fotografia. Os diferentes suportes e processos fotográficos e suas implicações estéticas. A fotografia no Brasil. Os principais fotógrafos do século XIX e do século XX que contribuíram para o desenvolvimento da técnica e novas formas de expressão fotográfica. A história da fotografia vista do ponto de vista autoral.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Ontologia da imagem e o aparecimento da fotografia na Europa: antecedentes históricos, impactos e polêmicas. As primeiras técnicas fotográficas predominantes no século XIX. O aparecimento da fotografia no Brasil: Hercules Florence, os principais fotógrafos. Pictorialismo - técnicas, linguagem, obras e fotógrafos. A vanguarda americana - a Straight Photography e os primórdios da fotografia social e documental (FSA) - técnicas, linguagem obras e fotógrafos. As vanguardas européias: Photo Secession, Dadaísmo e Surrealismo (1910-40)- técnicas, linguagem, obras e fotógrafos. A vanguarda soviética - técnicas, linguagem, obras e fotógrafos. Fotojornalismo e Fotografia Humanista – técnicas, linguagem, obras e fotógrafos. Fotografia e as vanguardas pós-guerra; os anos 1950-80 e a fotografia publicitária. Fotografia Contemporânea. Fotografia Moderna Brasileira (1950-2010)

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AMAR, Pierre-Jean. História da Fotografia. Lisboa: Edições 70, 2001 
BENJAMIN, Walter. “Pequena história da fotografia”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1996.
COTTON, Charlote. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2013. FABRIS, A. “Entre arte e propaganda: fotografia e fotomontagem na vanguarda soviética”. Anais do Museu Paulista. São Paulo. v.13. n.1.p. 99-132. jan. - jun. 2005.
FONTECUBERTA, Joan (Org.).  Fotografia. Crisis de historia. Barcelona: Actar, 2001.
KOSSOY, Boris. 1833: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. São Paulo: duas cidades, 1980. 
KRAUSS, Rosalind. O Fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2012.
LEMAGNY, Jean-Claude et ROUILLE, André (dir.). Histoire de la photographie, Paris: Larousse-Bordas, 1998.
NEWHALL, Beaumont, The History of Photography, New York :The Museum of Modern Art, 2002. 
ROUILLÉ, A. A fotografia entre o documento e a arte contemporânea, São Paulo: Senac, 2009.
SOUGEZ, Marie-Loup. Historia de la fotografia. Madrid: Cátedra, 2001

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina tem por objetivo abordar as múltiplas e simultâneas ações que resultaram nas descobertas fotográficas, os diferentes suportes, processos fotográficos e suas implicações estéticas, bem como os principais fotógrafos que contribuíram para o desenvolvimento da técnica e novas formas de expressão fotográfica. Fornecer ao estudante um amplo panorama da História da Fotografia, de um ponto de vista multidisciplinar: autoral, documental e comercial.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Seminários em grupo sobre os temas apresentados. Durante a Pandemia, os seminários deverão ser realizados através de vídeos ou apresentações tipo PPT.

Cronograma (Plano de Aula)

1. Ontologia da imagem e o aparecimento da fotografia na Europa: antecedentes, impactos e polêmicas
2. As primeiras técnicas fotográficas predominantes no século XIX 
3. O aparecimento da fotografia no Brasil: Hercules Florence, os principais fotógrafos
4. Pictorialismo - técnicas, linguagem, obras e fotógrafos
5. A vanguarda americana - a Straight Photography e os primórdios da fotografia social e documental (FSA) - técnicas, linguagem obras e fotógrafos 
6. As vanguardas européias: Photo Secession, Dadaísmo e Surrealismo (1910-40)- técnicas, linguagem, obras e fotógrafos
7. A vanguarda soviética - técnicas, linguagem, obras e fotógrafos
8. Fotojornalismo e Fotografia Humanista – técnicas, linguagem, obras e fotógrafos
9. Fotografia e as vanguardas pós-guerra; os anos 1950-80 e a fotografia publicitária.
10. Fotografia Contemporânea
11. Fotografia Moderna Brasileira (1950-2010)

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas com suporte audiovisual, guiados metodologicamente pela abordagem holística da história. Durante a pandemia serão usados recursos de apresentação via Google Meet.

Observação (Plano de Aula)