Turma CS300 - Recursos Eletrônicos Aplicados à Produção Sonora - Turma A

Código / Turma

CS300 A

Nome

Recursos Eletrônicos Aplicados à Produção Sonora

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

André Luiz Olzon Vasconcelos

Ementa (Catálogo da DAC)

Históricos e formatos da publicidade sonora e escuta analítica de material. Breve história da música, do barroco ao século XXI, e suas releituras e citações no universo midiático contemporâneo. Histórico e Conceituação do sound design, sua relação com criação musical e audiovisual e análise de material sonoro. Trabalhos práticos finais. Através destes tópicos, a disciplina procura localizar o aluno em questões fundamentais da criação musical e do sound design na produção audiovisual contemporânea.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aula 1: Discussão do Programa. Conceitos técnicos: revisão de material visto e apresentação de
novos elementos tecnologicos.
Aula 2: Histórico da música publicitária. Audio Branding na mídia contemporânea. Audição de
material.As relações entre tecnologia e produção sonora voltado ao audiovisual.
Aula 3: Histórico do sound designer e o som no audiovisual. Mixagem em 5.1. Trilha sonora e sua
articulação com o audiovisual.
Aula 4, 5, 6, 7, 8, 9: Breve história da música, do barroco até o contemporaneo, nocões de
composição musical, genero, forma e estilo. Formação de repertório básico. Discussão sobre
articulações entre música, som e cena.
Aulas de 10 e 11: Análise de material audiovisual referencial.
Aulas 12 a 15:Seminários e avaliações de trabalhos.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AARON Marks, The Complete Guide to Game Audio: For Composers, Musicians, Sound Designers,
and Game Developers. CMP Books; Bk&CD-Rom edition (October, 2001)
ALTEN, Stanley R. Audio in Media. California, Wadsworth, 1990.
ANDERSON, Craig MIDI for Musicians New York, Amsco Publications, 1986.
CANCELARO, J. Sound Design for Interactive Media, New York, Delmar Cengage Learning, 2005.
CHION, Michel. Audio-Vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.
CRAFTON, Donald. The Talkies. American Cinema ́s Transition to Sound 1926-1931. New York,
Charles Scribner ́s Son, 1998.
DICKREITER, Michael,. Tonmeister technology : recording environment sound sources microphone techniques / Michael Dickreiter , New York : T. Enterprises, c1989.
Gibson, David; Peterson, George The Art of Mixing: a Visual Guide to Recording, Engineering and
Production (Mix Pro Audio Serie) Mix Bookshelf, 1995
JACKSON, DANIEL M. Sonic Branding An Introduction. Palgrave Macmillan, New Yor, 2003.
MASSEY, Howard. The MIDI Home Studio New York, Amsco Publications, 1988.
Murch, Walter. Num Piscar de Olhos – A edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro,
Zahar Editores, 2001. NISBETT, Alec. The Sound Studio. Focal Press, Oxford, 2005.
ROSE, Jay. Producing Great Sound for Film & Video. New York, Focal Press, 1999.
SANS, Howard Editorial Staff Dictionary of Audio & Hi-Fi Indianapolis, Howard W.Sans & Co. Ltda,
1975
SCHAEFFER, Pierre. La Musique Concrete. Paris, Presses Universitaires de France, 1967.
SONNENSCHEIN, David. Sound Design. The Expressive porwer of Music, Voice, and Sound Effects
in Cinema. Michael Wise Productions, 2001.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Promover a compreensão e discussão dos conceitos envolvidos no sound branding e sound design, e suas relações com a produção midiática contemporânea. Abordar os processos históricos das tecnologias voltadas ao processo criativo sonoro e suas relações com linguagens, obras e processos Com isto, procura desenvolver uma percepção critica dos potenciais expressivos das tecnologias aplicadas ao sound design na produção contemporânea instrumentalizar a manipulação básica destes recursos.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Média entre atividades de seminários e atividades práticas.

Cronograma (Plano de Aula)

Aula 1: Discussão do Programa. Conceitos técnicos: revisão de material visto e apresentação de novos elementos tecnologicos.

 

Aula 2: Histórico da música publicitária. Audio Branding na mídia contemporânea. Audição de material.As relações entre tecnologia e produção sonora voltado ao audiovisual.

 

Aula 3: Histórico do sound designer e o som no audiovisual. Mixagem em 5.1. Trilha sonora e sua articulação com o audiovisual.

 

Aula 4, 5, 6, 7, 8, 9: Breve história da música, do barroco até o contemporaneo, nocões de composição musical, genero, forma e estilo. Formação de repertório básico. Discussão sobre articulações entre música, som e cena. 

 

Aulas de 10 e 11: Análise de material audiovisual referencial.

 

Aulas 12 a 15:Seminários e avaliações de trabalhos.

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas

Observação (Plano de Aula)

em branco