Turma CS601 - História e Imagem: Laboratório de Cultura Visual e Mídia - Turma A

Código / Turma

CS601 A

Nome

História e Imagem: Laboratório de Cultura Visual e Mídia

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Iara Lís Franco Schiavinatto

Ementa (Catálogo da DAC)

Analisar as configurações e funcionamentos das imagens e mídias audiovisuais nos séculos XIX - XXI, percebendo seus sentidos políticos e suas elaborações conceituais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CS601

2023

 

Aula 1 8/março  Transferência de atividades

Aula 2 15/março

Apresentação do programa e discussão do projeto semestral sobre as relações entre mídias/temporalidades e memórias anguladas na discussão do arquivo

Aula 3 22/março Mídias, políticas de memória e temporalidades em debate

Entre memória e esquecimento: As temporalidades da história, das medias e das experiências

Roger Chartier

Práticas de leitura, plataformas digitais e dimensões do tempo: entrevista com Roger Chartier

Karina Janz Woitowicz

Em Revista Brasileira de História da Mídia, v.8. n. 2. 2019.

https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/issue/view/487/showToc

 

Aula 4 29/março Políticas do tempo, memória e regimes de verdade

Dicionário dos Negacionismos no Brasil, organizado por José Szwako e José Luiz Ratton, CEPE, 2022. Verbetes selecionados.

Dicionário Temático de Patrimônio. Debates contemporâneos. Orga. Aline Carvalho e Cristina Meneguello. Ed. UNICAMP, 2020. Verbetes selecionados.

 

Aula 5 5/abril

Plataformização e algoritmização no mundo em situação de colapso ambiental em debate

Canclini, Néstor. Cidadãos Substituídos por Algoritmos. EDUSP, 2021, cap. VI.

Dipesh Chakrabarty. O clima da história. Quatro teses Em http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n91s.pdf

 

Aula 6 12 de abril

Significados dos arquivos nas culturas das mídias: a noção estratégica de Arqueologia das Mídias

Jussi Parikka. O que é Arqueologia das Mídias. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2021, cap. 1.

Giselle Beiguelman. Políticas da Imagem. Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: UBU, 2021, cap. 1.

Aula 7 19 de abril: Laboratório de mídias/acervos 1

Sobre Memória Cultural. Vagner Ramos

Análise:

DeMonumenta

Nhonho

http://www.desvirtual.com/portfolio/nhonho-de-giselle-beiguelman-e-ile-sartuzi/

Entrevista com Giselle Beiguelman em

http://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/%20article/view/1305

 

Aula 8 26/abril

Exercício de escrita

 

Aula 9 3/maio A condição testemunhal: estudos e discussão sobre o arquivo

Seligmann-Silva. Márcio. A virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Ed. UNICAMP, 2022, p. 113-204.

Acervos, experiências, curadorias

Cristina Maria da Silva

 

Aula 10 10/maio Discussão de acervos e modos de dar a ver

 

Aula 11 17/maio Laboratório 1 sobre passado no presente: acervos e mídias num mundo em situação de colapso ambiental: em torno de Marc Ferrez

 

Aulas 12 e 13 24 e 31 de maio Sobre curadorias, sobre regimes de verdade sob impulso arquivístico, impulso historiográfico e impulso fotográfico

O’ Neill, Paul. The Culture of Curating and The Curanting of Cultures. The MIT Press, 2012, Cap. 3.

Laboratório 2 acervos e mídias num mundo em situação de colapso ambiental: em torno de Marc Ferrez

 

Aula 14: Anarqueologias como método.

Mello, Jamer G. de & Conter, Marcelo B. (orgs.) A(na)rqueologuas das mídias. Appris, 2017, caps. 1 a 4.

 

Aula 15 Apresentação dos trabalhos finais

Bibliografia (Catálogo da DAC)

COSTA, H. & ZERWES, E. (orgs.) Mulheres fotógrafas/Mulheres fotografadas. Fotografia e gênero na América Latina. Jundiaí: Intermeios, 2021. 

OLIVEIRA, M. V. de. Á sombra do colonialismo. Fotografia, circulação e o projeto colonial português (1930-1951). São Paulo: Letra&Voz, 2021. 

ROMA, B. Fotografia em regime de arquivo: das atribuições de valor à atribuição de sentido, Tese de Doutoramento. USP, 2021.

SUSIN, I. V. "Onde queres bandido, sou herói". O enquadramento da celebridade criminosa no Brasil, 1926 - 1964."Tese de doutoramento. UNICAMP, 2021.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A questão central deste semestre consiste em analisar deslizamentos de sentido em experiências contemporâneas que relacionam os sentidos entre mídia e história, regimes  de verdade, atentando a algumas questões centrais: a elaboração da visibilidade/visualidade, os processos de subjetivação aí envolvidos, as operações de memória e esquecimento articuladas e suas tensões nas políticas de memória, enquanto formas de poder. Atenta-se ainda às temporalidades em jogo, as visualidades em suas potências, sobretudo a partir da discussão da condição do arquivo no mundo plataformizado e algoritimizado em colapso ambiental. 

Essa disciplina planeja um roteiro de visitas a parques e jardns botânicos na região metropolitana de Campinas e solicita transporte para tanto.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Concebida, nesta disciplina, como avaliação continuada. Contempla:

  • Pontualidade e participação ativa e pertinente na plataforma de ensino-aprendizagem e em sala de aula.
  • Seminários apresentados de vários modos.
  • Participação e empenho qualificado no projeto trabalhado individualmente e em equipe.
  • Capacidade de mobilizar informações.
  • Capacidade de relacionar informações.
  • Capacidade de síntese e apreensão do conteúdo e dos trabalhos de análise do campo imagético e no campo das mídias.
  • Capacidade de se expressar e de escrita.
  • Capacidade de trabalho individual.
  • Capacidade de trabalho em equipe.
  • Escrita de textos.
  • Edição de imagens, problematizando a montagem.
  • Preparação de material visual/audiovisual sobre as imagens/mídias anguladas pela noção de arquivo/anarquivamento

Cronograma (Plano de Aula)

Especificado no Conteúdo Programático. Aula a aula 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Ela envolve várias atividades: 

* aulas expositivas

* análise fílmica

* análise de acervos

* estudos de caso

* discussão conceitual e metodológoca sobre a noção de poética da história em diálogo com acervos. 

* exercícios de escrita .

* editar o material pesquisa em uma mídia de curta duração

* análise de situações transmidiáticas

* pesquisa em acervos de imagens.

* seminários em grupos e individuais 

* exercícios de análise e interlocução acadêmica e crítica da literatura indicada.

* trabalho coletivo de pesquisa com imagens de arquivo, discutindo formas de impulsionar tais imagens.

* análises metodológicas do material pesquisado.

* escuta de pesquisadores sobre o tema dos acervos

Observação (Plano de Aula)

em branco