Turma AC110 - Improvisação Teatral - Turma A

Código / Turma

AC110 A

Nome

Improvisação Teatral

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gina Maria Monge Aguilar

Ementa (Catálogo da DAC)

Introdução à improvisação teatral, introduzindo o aluno na prática do jogo cênico, com todos os elementos constituintes da cena teatral. O silêncio, a palavra e o jogo como eixos norteadores. 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Em todas as aulas serão exercitados e discutidos aspectos fundamentais à improvisação: o jogo, a percepção, a dinâmica, a narrativa e o acontecimento. Improvisação como lugar de experiência e criação.

Em alguns períodos serão enfatizados alguns aspectos essenciais tais como:

Improvisação e jogo 

Improvisação e o espaço 

Improvisação e o tempo 

Improvisação e o objeto 

Improvisação e o outro 

Essas dinâmicas ocupam em media dois terços do semestre.

No ultimo terço através de improvisos situacionais, a palavra entrará como mais um elemento a ser exercitado. Essas improvisações com foco no uso da palavra acontecerão estimuladas por:

Improvisação temática 

Improvisação livre

Improvisação conduzida

Improvisação Coral

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O Livro dos Viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. Sao Paulo: Perspectiva, 2017. 

CHECHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2004.

KUSNET, Eugênio. Ator e método. 3ª ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cênicas, 1987.

LAZZARATTO, M. R. Campo de visão: exercicio e linguagem cênica. Sao paulo. ESCH, 2011.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SPOLIN, V: Improvisação para o Teatro, Perspectiva, São Paulo, 1986

STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. 2ª ed. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes,

1997.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 90
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 6
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 6

Objetivo (Plano de Aula)

Introduzir o aluno às características e às estruturas improvisacionais:

  • Desenvolver no aluno a percepção das múltiplas camadas significantes da cena: espaço, tempo e corporeidade.
  • Desenvolver a percepção do trabalho do ator enquanto processualidade.
  • Desenvolver uma conduta cênica ativa como prática compositiva.
  • Introduzir o estudante nos fundamentos da linguagem do ator: presença, escuta, ação e reação, ação individual e ação coletiva.
  • Desenvolver a percepção de “momento exato”.
  • Apresentar e desenvolver o sentido de “jogo”.
  • Estimular a composição de Figuras, Tipos, Personagens.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

E estudante será avaliade por sua pontualidade, evolução na assimilação prática e teórica dos conteúdos, disponibilidade para a superação de problemas, capacidade relacional e crítica, leituras, apresentação de tarefas e contribuição na produção e reflexão do trabalho coletivo.

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

Março 2023

Improvisação e jogo 

Improvisação e o espaço 

Abril 2023 e Maio 2023

Improvisação e o tempo 

Improvisação e o objeto 

Improvisação e o outro 

Junho 2023

Improvisação com a palavra:

Improvisação temática 

Improvisação livre

Improvisação conduzida

Improvisação Coral

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas terão prioritariamente exercícios práticos e serão estruturadas a partir do conteúdo programático exposto. As reflexões sobre os conteúdos poderão deflagrar novas práticas, sejam de aprofundamento de tópicos específicos sejam aquelas necessárias a uma melhor compreensão do sentido e função dos conteúdos, visando o pleno exercício das experiências psicofísicas realizadas.

Observação (Plano de Aula)

em branco