Turma AC110 - Improvisação Teatral - Turma A
AC110 A
Improvisação Teatral
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução à improvisação teatral, introduzindo o aluno na prática do jogo cênico, com todos os elementos constituintes da cena teatral. O silêncio, a palavra e o jogo como eixos norteadores.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Em todas as aulas serão exercitados e discutidos aspectos fundamentais à improvisação: o jogo, a percepção, a dinâmica, a narrativa e o acontecimento. Improvisação como lugar de experiência e criação.
Em alguns períodos serão enfatizados alguns aspectos essenciais tais como:
Improvisação e jogo
Improvisação e o espaço
Improvisação e o tempo
Improvisação e o objeto
Improvisação e o outro
Essas dinâmicas ocupam em media dois terços do semestre.
No ultimo terço através de improvisos situacionais, a palavra entrará como mais um elemento a ser exercitado. Essas improvisações com foco no uso da palavra acontecerão estimuladas por:
Improvisação temática
Improvisação livre
Improvisação conduzida
Improvisação Coral
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
BOGART, Anne; LANDAU, Tina. O Livro dos Viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. Sao Paulo: Perspectiva, 2017.
CHECHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2004.
KUSNET, Eugênio. Ator e método. 3ª ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cênicas, 1987.
LAZZARATTO, M. R. Campo de visão: exercicio e linguagem cênica. Sao paulo. ESCH, 2011.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SPOLIN, V: Improvisação para o Teatro, Perspectiva, São Paulo, 1986
STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. 2ª ed. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes,
1997.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Introduzir o aluno às características e às estruturas improvisacionais:
- Desenvolver no aluno a percepção das múltiplas camadas significantes da cena: espaço, tempo e corporeidade.
- Desenvolver a percepção do trabalho do ator enquanto processualidade.
- Desenvolver uma conduta cênica ativa como prática compositiva.
- Introduzir o estudante nos fundamentos da linguagem do ator: presença, escuta, ação e reação, ação individual e ação coletiva.
- Desenvolver a percepção de “momento exato”.
- Apresentar e desenvolver o sentido de “jogo”.
- Estimular a composição de Figuras, Tipos, Personagens.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
E estudante será avaliade por sua pontualidade, evolução na assimilação prática e teórica dos conteúdos, disponibilidade para a superação de problemas, capacidade relacional e crítica, leituras, apresentação de tarefas e contribuição na produção e reflexão do trabalho coletivo.
Cronograma (Plano de Aula)
Março 2023
Improvisação e jogo
Improvisação e o espaço
Abril 2023 e Maio 2023
Improvisação e o tempo
Improvisação e o objeto
Improvisação e o outro
Junho 2023
Improvisação com a palavra:
Improvisação temática
Improvisação livre
Improvisação conduzida
Improvisação Coral
Metodologia (Plano de Aula)
As aulas terão prioritariamente exercícios práticos e serão estruturadas a partir do conteúdo programático exposto. As reflexões sobre os conteúdos poderão deflagrar novas práticas, sejam de aprofundamento de tópicos específicos sejam aquelas necessárias a uma melhor compreensão do sentido e função dos conteúdos, visando o pleno exercício das experiências psicofísicas realizadas.