Turma AP115 - Modelos e Maquetes - Turma A
AP115 A
Modelos e Maquetes
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Técnicas e materiais na construção de maquetes. Construção de maquetes e modelos iconico-analógicos de obras de significativa importância e de acordo com os modelos teóricos da arquitetura no pensamento moderno. Releitura de projetos existentes com programas específicos variáveis a partir do código estético-funcional de cada tradição arquitetônica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
DEMARCO, Patricia. Building Architectural Models. New York: Schiffer Publishing, 1999.
FLORIO, Wilson; SEGALL, Mario L.; ARAÚJO, Nieri S. Tangibilidade dos Modelos Físicos: Protótipos Rápidos Em Arquitetura. Anais do GRAPHICA, Curitiba, 2007, p. 1-15.
KNOLL, Wolfgang. Maquetes Arquitetônicas. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LORENZO, Consales; BERTAZZONI, Luigi. Maquetes: A representação do espaço no projeto arquitetônico, São Paulo, Gustavo Gili, 2016
MONTENEGRO, Gildo A. Formato e dimensões do papel. In: Desenho arquitetônico. 4. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2001. p.28-29
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O objetivo é ensinar uma metodologia que permita compreender as diversas aplicações de modelos e maquetes durante a realização de projetos, em várias escalas, desde objetos e edifícios até modelos urbanos. Para tanto, além das técnicas de modelagem, a intenção é despertar o interesse dos estudantes por modelos físicos e mostrar a complementaridade entre os meios de expressão e de representação, que incluem esboços e desenhos manuais, assim como modelos físicos e digitais.
-
O papel dos modelos físicos e das maquetes na história da arquitetura.
-
A maquete física como um meio de interpretação de projetos e ampliação de repertório em arquitetura.
-
O modelo físico e a maquete de apresentação como recurso de representação e comunicação de idéias.
-
Tipos de maquetes e suas aplicações nas diferentes fases do projeto de arquitetura.
-
Escalas e grau de detalhamento de maquetes: conceituais, estudo preliminar e de apresentação.
-
Adequação das técnicas de produção de maquetes em cada fase de projeto, seja de objetos reduzidos, seja de edifícios ou urbanas.
-
Materiais adequados e disponíveis no mercado a cada tipo de modelo e maquete.
-
Modelos e Maquetes tradicionais-artesanais e com resursos tecnológicos, como a prototipagem rápida.
-
Pesquisa , identificação, organização e interpretação de documentação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O 1º. Exercício terá 40% da nota final. O 2º Exercício terá 40% da nota final. Os 20% restantes serão destinados a avaliação dos fichamentos (4 fichamentos valendo 0,5 cada)
A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases e instrumentos do projeto de arquitetura levará em conta, além dos critérios específicos explicitados para cada proposta na proposição dos exercícios, as apresentações orais, a presença e a participação em aulas e desempenho na elaboração dos modelos e maquetes.
A Média Final será assim composta:
Exercício – desenvolvimento modelo/maquete – habitação - terreno/Processo de Projeto: 4,0 pontos
Exercício – desenvolvimento modelo/maquete – habitação - Leitura: 4.0 pontos
Exercício – fichamentos: 2,0 pontos
Cronograma (Plano de Aula)
As aulas serão predominantemente práticas, intercaladas por rápidas explanações sobre os conceitos tratados a cada exercício. Ocorrerão discussões intermediárias coletivas com o propósito de esclarecer e resolver problemas de ordem prática e teórica.
1ª. Aula – Apresentação da disciplina
2ª. Aula – Apresentação do 1º. Exercício: modelo físico a partir de formas geométricas com isopor e papel paraná, em escalas 1:200 e 1:100. Trabalho individual
3ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: orientações no corte e precisão dos modelos
4ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: orientações na colagem de peças
5ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: discussão sobre o resultado obtido e o papel dos modelos físicos para o estudo preliminar de projetos de arquitetura
6ª. Aula – Apresentação do 2º. Exercício: maquete física de um edifício selecionado da arquitetura moderna paulistana, com papel duplex ou triplex, em escala 1:100. Trabalho em dupla.
7ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientações na interpretação de desenhos na confecção de maquetes
8ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientação sobre técnicas e acabamentos
9ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientação e acompanhamento
10ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: discussão sobre o resultado obtido e o papel dos modelos físicos na construção de repertório de projeto em arquitetura
11ª. Aula – Apresentação do 3º. Exercício: modelo e maquete de projeto de uma residência e da topografia do terreno. Trabalho individual.
12ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações sobre como utilizar o modelo físico para desenvolver seu projeto utilizando a máquina de corte a laser, utilizando diversos tipos de materiais, em escala 1:100 ou 1:50.
13ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC
14ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC
15ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC
16ª. Aula – Entrega e Avaliação do 3º. Exercício
Metodologia (Plano de Aula)
As aulas serão teórico práticas, expositivas e de proposição, enfatizando a produção no ambiente do atelier. Os alunos serão assistidos pelos professores durante a elaboração dos exercícios. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados e criticamente discutidos com o conjunto da turma.
Os trabalhos, por sua dimensão e complexidade, serão desenvolvidos em duplas.
Serão desenvolvidos quatro exercícios aplicativos:
- Exercício – desenvolvimento modelo/maquete – habitação - terreno/Processo de Projeto
- Exercício – desenvolvimento modelo/maquete – habitação - Leitura
- Exercício – fichamentos
São apresentados para fichamento e estudos 4 textos referenciais de teoria.
As aulas serão predominantemente práticas, intercaladas por rápidas explanações sobre os conceitos tratados a cada exercício. Ocorrerão discussões intermediárias coletivas com o propósito de esclarecer e resolver problemas de ordem prática e teórica.
1ª. Aula – Apresentação da disciplina
2ª. Aula – Apresentação do 1º. Exercício: modelo físico a partir de formas geométricas com isopor e papel paraná, em escalas 1:200 e 1:100. Trabalho individual
3ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: orientações no corte e precisão dos modelos
4ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: orientações na colagem de peças
5ª. Aula – Desenvolvimento do 1º. Exercício: discussão sobre o resultado obtido e o papel dos modelos físicos para o estudo preliminar de projetos de arquitetura
6ª. Aula – Apresentação do 2º. Exercício: maquete física de um edifício selecionado da arquitetura moderna paulistana, com papel duplex ou triplex, em escala 1:100. Trabalho em dupla.
7ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientações na interpretação de desenhos na confecção de maquetes
8ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientação sobre técnicas e acabamentos
9ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: orientação e acompanhamento
10ª. Aula – Desenvolvimento do 2º. Exercício: discussão sobre o resultado obtido e o papel dos modelos físicos na construção de repertório de projeto em arquitetura
11ª. Aula – Apresentação do 3º. Exercício: modelo e maquete de projeto de uma residência e da topografia do terreno. Trabalho individual.
12ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações sobre como utilizar o modelo físico para desenvolver seu projeto utilizando a máquina de corte a laser, utilizando diversos tipos de materiais, em escala 1:100 ou 1:50.
13ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC
14ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC
15ª. Aula – Desenvolvimento do 3º. Exercício: orientações e acompanhamento no LAPAC
16ª. Aula – Entrega e Avaliação do 3º. Exercício