Turma AP198 - História da Arte I - Turma A

Código / Turma

AP198 A

Nome

História da Arte I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Mugayar Kühl

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas do Renascimento, estabelecendo suas ligações e rupturas com a visualidade da Idade Média e examinando suas relações com a cultura clássica da Antiguidade. Estudos teóricos de textos fundamentais para esse campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Serão abordadas diversas questões relacionadas à ideia de Renascimento: problemas de definição, cronologia, geografia. Também serão apresentados exemplos de diversos artistas, sempre com o duplo objetivo de criar um repertório visual e de conhecer a bibliografia sobre o assunto.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALBERTI, L. B., Da Pintura, trad.: Antonio da Silveira Mendonça, Campinas, Editora da Unicamp, 1992

ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999

ARGAN, G. C., Storia dell'Arte Italiana, Vols. 2 e 3, Florença, Sansoni Editore, 1988

BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.: Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991

BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e Londres, Yale University Press, 1985

BURCKHARDT, J., A cultura do Renascimento na Itália - um ensaio, trad.: Sérgio Tellaroli, São Paulo, Cia. das Letras, 1991

BURKE, P., O Renascimento Italiano: Cultura e sociedade na Itália, trad.: J. R. Siqueira, São Paulo, Nova Alexandria, 1999

DAMISCH, H., L'Origine de la Perspective, Paris, Flammarion, 1993

FEBVRE, L., Michelet e a Renascença, trad.: Renata M. P. Cordeiro, São Paulo, Scritta, 1994

FOCILLON, H., A vida das formas, trad.: F. C. da Silva, Lisboa, Edições 70, 1988

FRANCASTEL, P., Pintura e Sociedade, trad.: Elcio Fernandes, São Paulo, Martins Fontes, 1990

FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994

GARIN, E., Idade Média e Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1994

GARIN, E., O Renascimento, história de uma revolução cultural, Porto, 1972

GASKELL, I., História das Imagens. In BURKE, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad. Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992

GOMBRICH, E. H., Norma e Forma - Estudos sobre a arte da Renascença, trad.: Jefferson Luiz Viera, São Paulo, Martins Fontes, 1990

HALE, J. R. (org.), Dicionário do Renascimento Italiano, trad.: Álvaro Cabral, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1988

HAUSER, A., História Social da Arte e da Literatura, trad.: Álvaro Cabral, Martins Fontes, São Paulo, 1995

HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª edição

HIBBERT, C., Ascensão e queda da casa dos Medici - O Renascimento em Florença, trad.: Hildegard Feist, São Paulo, Cia. das Letras, 1993

HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984

KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven e Londres, Yale University Press, 1990

KOSSOVITCH, L., Contra a idéia de Renascimento. In NOVAES, A. (org.) - Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994

KOSSOVITCH, L., A emancipação da cor. In NOVAES, A. (org.) - O Olhar, São Paulo, Cia. das Letras, 1988

LARIVAILLE, P., A Itália no tempo de Maquiavel (Florença e Roma), trad.: J. B. Neto, São Paulo, Cia. das Letras, 1988

MATEER, D. (ed.), The Renaissance in Europe: a Cultural Inquiry. Courts, Patrons and Poets, New Haven e Londres, Yale University Press, 2000

MURRAY, P., Renaissance Architecture, Nova York, Electa/Rizzoli, 1978

MURRAY, P. e MURRAY, M., The Art of the Renaissance, Thames and Hudson, 1986

PÄCHT, O., Van Eyck and the founders of early Netherlandish painting, trad.: D. Britt, Londres, Harvey Miller, 1994

PANOFSKY, E., Estudos de Iconologia - temas humanísticos na arte do renascimento, trad.: Olinda Braga de Souza, Lisboa, Editorial Estampa, 1982

PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994

PANOFSKY, E., A Perspectiva como forma simbólica, trad.: Elisabete Nunes, Lisboa, Edições 70, 1993

PANOFSKY, E., Significado nas artes visuais, trad.: M. Clara F. Kneese e J. Guinsburg, São Paulo, Perspectiva, 1979

PANOFSKY, E., What is baroque? In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995

Roettgen, S., Italian Frescoes: The Early Renaissance, 1400-1470, trad.: R. Stockman, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996

Roettgen, S., Italian Frescoes: The Flowering of the Renaissance, 1470-1510, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996

SCHAPIRO, M., Style (1953). In SCHAPIRO, M. - Theory and Philosophy of Art: Style, Artist, and Society, N. York, George Braziller, 1994

SHEARMAN, J., Mannerism, s/l, Penguin Books, 1990

VAN MANDER, C., Das Leben der niederländischen und deutschen Maler (von 1400 bis ca. 1615) [1617], trad.: H. Floerke, Worms, Wernersche Verlagsgesellschaft, 1991

VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili Economici Newton, 1993

VECCHI, P. de & COLALUCCI, G. - Michelangelo - The Vatican Frescoes, trad.:D. Stanton e A. Lewis, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996

WITTKOWER, R. & M., Born under Saturn, N. York e Londres, W. W. Norton, s/d

WÖLFFLIN, H., A arte classica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990

WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins Fontes, 1989, 2ª edição

WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco:estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália, trad.: M. A. Leite de Barros e A. Steffen, São Paulo, Perspectiva, 1989

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Familiarizar os alunos com o repertório visual do período e discutir questões conceituais sobre o Renascimento.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Entrega de uma resenha de um dos textos e um trabalho escrito final.

Cronograma (Plano de Aula)

Introdução ao conceito de Renascimento. A função da pintura: educação e comoção. A Arquitetura no Renascimento e as proporções: a relação do homem com o espaço. Construção de um novo espaço narrativo: Brunelleschi, Masaccio e O Da Pintura de Alberti. As proporções humanas e a representação do corpo. Um outro tipo de representação: a pintura flamenga. Retrato e caricatura. Leonardo, Rafael e Michelangelo e a virada para o século XVI: anatomia, beleza, perfeição do corpo, perfeição da arte. Outras maneiras de representação da figura humana. Discussão e histórico do conceito de Maneirismo. Os diversos “maneirismos” na Itália. O estabelecimento de um ideal “clássico”: os Carracci, Domenichino e Poussin.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, discussões de textos e análises das imagens apresentadas.

Observação (Plano de Aula)

em branco