Turma AP198 - História da Arte I - Turma A
AP198 A
História da Arte I
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina terá como tema as manifestações artísticas do Renascimento, estabelecendo suas ligações e rupturas com a visualidade da Idade Média e examinando suas relações com a cultura clássica da Antiguidade. Estudos teóricos de textos fundamentais para esse campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Serão abordadas diversas questões relacionadas à ideia de Renascimento: problemas de definição, cronologia, geografia. Também serão apresentados exemplos de diversos artistas, sempre com o duplo objetivo de criar um repertório visual e de conhecer a bibliografia sobre o assunto.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALBERTI, L. B., Da Pintura, trad.: Antonio da Silveira Mendonça, Campinas, Editora da Unicamp, 1992
ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999
ARGAN, G. C., Storia dell'Arte Italiana, Vols. 2 e 3, Florença, Sansoni Editore, 1988
BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.: Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991
BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e Londres, Yale University Press, 1985
BURCKHARDT, J., A cultura do Renascimento na Itália - um ensaio, trad.: Sérgio Tellaroli, São Paulo, Cia. das Letras, 1991
BURKE, P., O Renascimento Italiano: Cultura e sociedade na Itália, trad.: J. R. Siqueira, São Paulo, Nova Alexandria, 1999
DAMISCH, H., L'Origine de la Perspective, Paris, Flammarion, 1993
FEBVRE, L., Michelet e a Renascença, trad.: Renata M. P. Cordeiro, São Paulo, Scritta, 1994
FOCILLON, H., A vida das formas, trad.: F. C. da Silva, Lisboa, Edições 70, 1988
FRANCASTEL, P., Pintura e Sociedade, trad.: Elcio Fernandes, São Paulo, Martins Fontes, 1990
FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994
GARIN, E., Idade Média e Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1994
GARIN, E., O Renascimento, história de uma revolução cultural, Porto, 1972
GASKELL, I., História das Imagens. In BURKE, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad. Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992
GOMBRICH, E. H., Norma e Forma - Estudos sobre a arte da Renascença, trad.: Jefferson Luiz Viera, São Paulo, Martins Fontes, 1990
HALE, J. R. (org.), Dicionário do Renascimento Italiano, trad.: Álvaro Cabral, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1988
HAUSER, A., História Social da Arte e da Literatura, trad.: Álvaro Cabral, Martins Fontes, São Paulo, 1995
HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª edição
HIBBERT, C., Ascensão e queda da casa dos Medici - O Renascimento em Florença, trad.: Hildegard Feist, São Paulo, Cia. das Letras, 1993
HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984
KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven e Londres, Yale University Press, 1990
KOSSOVITCH, L., Contra a idéia de Renascimento. In NOVAES, A. (org.) - Artepensamento, São Paulo, Cia. das Letras, 1994
KOSSOVITCH, L., A emancipação da cor. In NOVAES, A. (org.) - O Olhar, São Paulo, Cia. das Letras, 1988
LARIVAILLE, P., A Itália no tempo de Maquiavel (Florença e Roma), trad.: J. B. Neto, São Paulo, Cia. das Letras, 1988
MATEER, D. (ed.), The Renaissance in Europe: a Cultural Inquiry. Courts, Patrons and Poets, New Haven e Londres, Yale University Press, 2000
MURRAY, P., Renaissance Architecture, Nova York, Electa/Rizzoli, 1978
MURRAY, P. e MURRAY, M., The Art of the Renaissance, Thames and Hudson, 1986
PÄCHT, O., Van Eyck and the founders of early Netherlandish painting, trad.: D. Britt, Londres, Harvey Miller, 1994
PANOFSKY, E., Estudos de Iconologia - temas humanísticos na arte do renascimento, trad.: Olinda Braga de Souza, Lisboa, Editorial Estampa, 1982
PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994
PANOFSKY, E., A Perspectiva como forma simbólica, trad.: Elisabete Nunes, Lisboa, Edições 70, 1993
PANOFSKY, E., Significado nas artes visuais, trad.: M. Clara F. Kneese e J. Guinsburg, São Paulo, Perspectiva, 1979
PANOFSKY, E., What is baroque? In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995
Roettgen, S., Italian Frescoes: The Early Renaissance, 1400-1470, trad.: R. Stockman, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996
Roettgen, S., Italian Frescoes: The Flowering of the Renaissance, 1470-1510, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996
SCHAPIRO, M., Style (1953). In SCHAPIRO, M. - Theory and Philosophy of Art: Style, Artist, and Society, N. York, George Braziller, 1994
SHEARMAN, J., Mannerism, s/l, Penguin Books, 1990
VAN MANDER, C., Das Leben der niederländischen und deutschen Maler (von 1400 bis ca. 1615) [1617], trad.: H. Floerke, Worms, Wernersche Verlagsgesellschaft, 1991
VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili Economici Newton, 1993
VECCHI, P. de & COLALUCCI, G. - Michelangelo - The Vatican Frescoes, trad.:D. Stanton e A. Lewis, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996
WITTKOWER, R. & M., Born under Saturn, N. York e Londres, W. W. Norton, s/d
WÖLFFLIN, H., A arte classica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990
WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins Fontes, 1989, 2ª edição
WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco:estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália, trad.: M. A. Leite de Barros e A. Steffen, São Paulo, Perspectiva, 1989
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Familiarizar os alunos com o repertório visual do período e discutir questões conceituais sobre o Renascimento.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Entrega de uma resenha de um dos textos e um trabalho escrito final.
Cronograma (Plano de Aula)
Introdução ao conceito de Renascimento. A função da pintura: educação e comoção. A Arquitetura no Renascimento e as proporções: a relação do homem com o espaço. Construção de um novo espaço narrativo: Brunelleschi, Masaccio e O Da Pintura de Alberti. As proporções humanas e a representação do corpo. Um outro tipo de representação: a pintura flamenga. Retrato e caricatura. Leonardo, Rafael e Michelangelo e a virada para o século XVI: anatomia, beleza, perfeição do corpo, perfeição da arte. Outras maneiras de representação da figura humana. Discussão e histórico do conceito de Maneirismo. Os diversos “maneirismos” na Itália. O estabelecimento de um ideal “clássico”: os Carracci, Domenichino e Poussin.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, discussões de textos e análises das imagens apresentadas.