Turma AP217 - Desenho Industrial II: Introdução ao Projeto de Produto - Turma A

Código / Turma

AP217 A

Nome

Desenho Industrial II: Introdução ao Projeto de Produto

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

A menos que exista alguma indicação contrária, a disciplina ocorrerá de forma presencial.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Edson do Prado Pfutzenreuter

Ementa (Catálogo da DAC)

História, teoria e estética do design de produto. Terminologia e conceitos fundamentais. Identidades e dessemelhanças entre design e arquitetura. Áreas de atuação em projeto de produto. Método clássico de desenvolvimento de projetos e design aplicado ao projeto de produto. Ergonomia do produto. Semântica do produto. Ética do design de produto.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1 Campo do design
1.1 Conceito de design
1.1.1  Produção artesanal e produção industrial.
1.1.3  Categoria de produtos industriais
2 Prática Projetual
2.1 Problematização, Desenvolvimento e Produção
2.1.1  Aspectos sociais, ambientais e culturais
2.1.2  Metodologia e Criatividade
2.1.3  Fundamentos da configuração dos objetos
3 Tecnologia
3.1 Materiais e métodos de produção
4 Desenho industrial ser humano
4.1  Produto e ser humano Percepção / ação
4.2  Funções de produtos industriais
4.3  A estética do Desenho Industrial
5 Elementos da história do design industrial
5.1  Cultura material
5.2  Evolução humana e ferramentas
 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BAXTER, Mike. Projeto de produto, São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1998.

BOMFIM Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projeto. Campina Grande: Editora Gráfica Rodier Ltda, 1984.

BONSIEPE, Gui (1977) Design: do material ao digital - FIESC, Santa Catarina, p. 17.

BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.

CARDOSO, Rafael . Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

FERRARA, L. D’Aléssio. Design em espaços. São Paulo, Rosari, 2002.

FIELL, Charlotte & Peter. Design do século XX. Köln, Taschen, 2000.

FORTY, A. Objetos De Desejo. Editora Cosac Naify, 2007.  

LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MALDONADO, Tomas. El diseño reconsiderado. Barcelona: G. Gili, 1974.

MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. Lisboa, Edições 70, 1981.

NORMAN, Donald A, The design of everyday things. New York, Doubleday/Currency, 1990.

PAPANEK, V. Design for a real world. London, Thames & Hudson, 2000.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS GERAIS

Esse curso tem o objetivo principal de permitir aos alunos o contato com o universo do design de produto, através:

  • da construção do conhecimento dos aspetos históricos, técnicos dessa atividade;

  • do desenvolvimento de competências projetuais inerentes ao projeto de produto;

  • do estabelecimento de valores éticos que conduzam a atividade profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Criar condições para que o aluno possa:

  • Reconhecer o campo do design em geral.

  • Identificar as diferentes áreas de aplicação do projeto de produto.

  • Apontar as diferentes funções dos produtos.

  • Vivenciar o exercício da prática projetual de design de produto.

  • Conhecer os materiais e processos utilizados na produção industrial;

  • Apresentar e justificar seu projeto, tanto em texto como em apresentação oral;

  • Ampliar a capacidade de crítica e autocrítica nessa área, utilizando a terminologia profissional.

  • Identificar fatores cognitivos, sociais, culturais, técnicos e econômicos que conduzem esse tipo de projeto.

  • Perceber as relações existentes entre os seres humanos, os produtos e os os lugares por eles ocupados.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A final do curso cada aluno e aluna deverá apresentar um portfólio, entendido como instrumento de avaliação, que deve conter todo material relacionado com a disciplina: rascunhos, anotação, experiencias, Pesquisa efetuadas, assim como um relatório da vivência projetual nessa área , visando o a compreensão de sua própria aprendizagem (metacognição).

Cronograma (Plano de Aula)

Aula - 1 - qua. 3 /mar. - Apresentação do programa atividade sobre o conceito de design.

Aula - 2 - qua. 10 /mar. - Apresentação sobre as funções dos produtos industriais e problemas dos produtos industriais. Autores principais: Lobach e Norman

Aula - 3 - qua. 17 /mar. - Apresentação de levantamento sobre as funções dos produtos industriais e sobre produtos com problemas de projeto. Escolha de produto que passará por processo de redesign

Aula - 4 - qua. 24 /mar. - Método de desenvolvimento de projetos. Análise do problema.

Aula - 5 - qua. 31 /mar. - Criatividade e geração de alternativas.

Aula - 6 - qua. 7 /abr. - Avaliação e escolha de propostas.

Aula - 7 - qua. 28 /abr. - Avaliação coletiva dos projetos desenvolvidos.

Aula - 8 - qua. 5 /mai. - Evolução dos objetos - Proposta baseada no livro de Forty. Distribuição dos capítulos.

Aula - 9 - qua. 12 /mai. - Atendimento: elaboração de timeline do produto escolhido

Aula - 10 - qua. 19 /mai. - Pesquisa sobre o produto escolhido, levantamento das principais modificações.

Aula - 11 - qua. 26 /mai. - Avaliação dos produtos atuais segundo formulário baseado em Munari.

Aula - 12 - qua. 2 /jun. - Atendimento: Geração de alternativas

Aula - 13 - qua. 9 /jun. - Atendimento: Geração de alternativas

Aula - 14 - qua. 23 /jun. - Atendimento: elaboração de mockup

Aula - 15 - qua. 30 /jun. - Atendimento: finalização do projeto

Metodologia (Plano de Aula)

Os conteúdos teóricos serão trabalhados em aulas com dinâmicas de leitura e discussão de texto e/ ou seminários, assim como trabalhos de análise de imagem. Serão propostos exercícios de projeto de produto buscam oferecer uma vivência projetual articulada com os conceitos discutidos.

Observação (Plano de Aula)

em branco