Turma AP217 - Desenho Industrial II: Introdução ao Projeto de Produto - Turma A
AP217 A
Desenho Industrial II: Introdução ao Projeto de Produto
Google Classroom
Newton da Silva
A menos que exista alguma indicação contrária, a disciplina ocorrerá de forma presencial.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
História, teoria e estética do design de produto. Terminologia e conceitos fundamentais. Identidades e dessemelhanças entre design e arquitetura. Áreas de atuação em projeto de produto. Método clássico de desenvolvimento de projetos e design aplicado ao projeto de produto. Ergonomia do produto. Semântica do produto. Ética do design de produto.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
1 Campo do design
1.1 Conceito de design
1.1.1 Produção artesanal e produção industrial.
1.1.3 Categoria de produtos industriais
2 Prática Projetual
2.1 Problematização, Desenvolvimento e Produção
2.1.1 Aspectos sociais, ambientais e culturais
2.1.2 Metodologia e Criatividade
2.1.3 Fundamentos da configuração dos objetos
3 Tecnologia
3.1 Materiais e métodos de produção
4 Desenho industrial ser humano
4.1 Produto e ser humano Percepção / ação
4.2 Funções de produtos industriais
4.3 A estética do Desenho Industrial
5 Elementos da história do design industrial
5.1 Cultura material
5.2 Evolução humana e ferramentas
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BAXTER, Mike. Projeto de produto, São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1998.
BOMFIM Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projeto. Campina Grande: Editora Gráfica Rodier Ltda, 1984.
BONSIEPE, Gui (1977) Design: do material ao digital - FIESC, Santa Catarina, p. 17.
BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.
CARDOSO, Rafael . Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
FERRARA, L. D’Aléssio. Design em espaços. São Paulo, Rosari, 2002.
FIELL, Charlotte & Peter. Design do século XX. Köln, Taschen, 2000.
FORTY, A. Objetos De Desejo. Editora Cosac Naify, 2007.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
MALDONADO, Tomas. El diseño reconsiderado. Barcelona: G. Gili, 1974.
MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. Lisboa, Edições 70, 1981.
NORMAN, Donald A, The design of everyday things. New York, Doubleday/Currency, 1990.
PAPANEK, V. Design for a real world. London, Thames & Hudson, 2000.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS GERAIS
Esse curso tem o objetivo principal de permitir aos alunos o contato com o universo do design de produto, através:
-
da construção do conhecimento dos aspetos históricos, técnicos dessa atividade;
-
do desenvolvimento de competências projetuais inerentes ao projeto de produto;
-
do estabelecimento de valores éticos que conduzam a atividade profissional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Criar condições para que o aluno possa:
-
Reconhecer o campo do design em geral.
-
Identificar as diferentes áreas de aplicação do projeto de produto.
-
Apontar as diferentes funções dos produtos.
-
Vivenciar o exercício da prática projetual de design de produto.
-
Conhecer os materiais e processos utilizados na produção industrial;
-
Apresentar e justificar seu projeto, tanto em texto como em apresentação oral;
-
Ampliar a capacidade de crítica e autocrítica nessa área, utilizando a terminologia profissional.
-
Identificar fatores cognitivos, sociais, culturais, técnicos e econômicos que conduzem esse tipo de projeto.
-
Perceber as relações existentes entre os seres humanos, os produtos e os os lugares por eles ocupados.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A final do curso cada aluno e aluna deverá apresentar um portfólio, entendido como instrumento de avaliação, que deve conter todo material relacionado com a disciplina: rascunhos, anotação, experiencias, Pesquisa efetuadas, assim como um relatório da vivência projetual nessa área , visando o a compreensão de sua própria aprendizagem (metacognição).
Cronograma (Plano de Aula)
Aula - 1 - qua. 3 /mar. - Apresentação do programa atividade sobre o conceito de design.
Aula - 2 - qua. 10 /mar. - Apresentação sobre as funções dos produtos industriais e problemas dos produtos industriais. Autores principais: Lobach e Norman
Aula - 3 - qua. 17 /mar. - Apresentação de levantamento sobre as funções dos produtos industriais e sobre produtos com problemas de projeto. Escolha de produto que passará por processo de redesign
Aula - 4 - qua. 24 /mar. - Método de desenvolvimento de projetos. Análise do problema.
Aula - 5 - qua. 31 /mar. - Criatividade e geração de alternativas.
Aula - 6 - qua. 7 /abr. - Avaliação e escolha de propostas.
Aula - 7 - qua. 28 /abr. - Avaliação coletiva dos projetos desenvolvidos.
Aula - 8 - qua. 5 /mai. - Evolução dos objetos - Proposta baseada no livro de Forty. Distribuição dos capítulos.
Aula - 9 - qua. 12 /mai. - Atendimento: elaboração de timeline do produto escolhido
Aula - 10 - qua. 19 /mai. - Pesquisa sobre o produto escolhido, levantamento das principais modificações.
Aula - 11 - qua. 26 /mai. - Avaliação dos produtos atuais segundo formulário baseado em Munari.
Aula - 12 - qua. 2 /jun. - Atendimento: Geração de alternativas
Aula - 13 - qua. 9 /jun. - Atendimento: Geração de alternativas
Aula - 14 - qua. 23 /jun. - Atendimento: elaboração de mockup
Aula - 15 - qua. 30 /jun. - Atendimento: finalização do projeto
Metodologia (Plano de Aula)
Os conteúdos teóricos serão trabalhados em aulas com dinâmicas de leitura e discussão de texto e/ ou seminários, assim como trabalhos de análise de imagem. Serão propostos exercícios de projeto de produto buscam oferecer uma vivência projetual articulada com os conceitos discutidos.