Turma AD023 - Ateliê de Criação III - Turma A

Código / Turma

AD023 A

Nome

Ateliê de Criação III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento criativo de estudos coreográficos, através da improvisação com ênfase na investigação de focos, relação entre as partes do corpo e a interação deste com o outro. Aprofundamento e desenvolvimento do Ateliê de Criação II. Estudos prático-teóricos mediados por tecnologias de informação e comunicação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Artistas, obras e seus contextos: a dança como produção inserida num contexto histórico-cultural; análise de obras coreográficas e da produção contemporânea da dança.

Improvisação, composição e escrita em dança – conceito e distinções terminológicas

As formas de improvisação em dança – abordagens, técnicas e recursos

Estudos da corporeidade dançante com relação aos conceitos:

  • sistemas corporais: pele, músculos, ossos, respiração, etc;
  • peso e posturas: gestão da gravitação corporal;
  • atitudes e apoios corporais: as organizações corporais; a configuração das posições somáticas e segmentárias em relação ao ambiente;
  • gestos: articulações, segmentos corporais, micromovimentos;
  • espaço: distância, direções, níveis, planos, deslocamentos, trajetórias;
  • tempo: ritmo, duração, velocidade, pulsação, pausa;
  • expressividade facial e fônica;
  • contato: intercorporeidade e corporeidade tátil; estudo de relações com parceiros (duetos, trios e grupos);
  • relação som-movimento.

Estruturação de improvisos e estudos compositivos, considerando:

  • os aspectos conceituais abordados;
  • os procedimentos e dispositivos criativos;
  • a elaboração de planos de composição;
  • os exercícios de performance e de análise do gesto dançado.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FORTIN, Sylvie. O processo formativo como construção de novos procedimentos criativos. In: RAMOS, L. F. (Org.). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012.

GUERRERO, Mara Francischini. Formas de improvisação em dança. In: V Congresso da ABRACE, 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1253>. Acesso em: 17 mai. 2021.

MUNDIM, Ana Carolina; MEYER, Sandra; WEBER, Suzi. A composição em tempo real como possibilidade criativa. Revista Cena 13. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, RS, n. 13, 2013. Disponível em:  https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/42090/28628.  Acesso em:  28 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.42090.

SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.

Videografia: Vídeos selecionados disponíveis no acervo da Biblioteca do IA; no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais; e no Portal MUD - Museu da Dança, São Paulo: http://museudadanca.com.br.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 30
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 30
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 4
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 30

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar as práticas improvisacionais e compositivas vivenciadas nos Ateliês de Criação anteriores, contextualizando-as a partir da apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadores da dança ocidental. Desenvolver elaborações criativas integradas a ações de análise, sendo capaz de refletir sobre o que foi produzido. Realizar improvisos e estudos coreográficos individuais e/ou grupais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação se dará em duas etapas (1º. e 2º. Bimestres), envolvendo dinâmicas de autoavaliação individual e coletiva, levando em consideração:

  • Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 3)
  • Resenhas de textos selecionados e/ou seminários em grupo (peso 2)
  • Trabalho final compositivo em grupo(s) (peso 2,5)
  • Reflexão final escrita sobre o processo e resultado, tendo como base a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 1,5)
  • Aspectos atitudinais: frequência de 75%, participação e interesse nas aulas e demais atividades didáticas, cooperação (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:

  • Experimentação prática em laboratórios criativos
  • Leitura, análise e resenha de textos de autores selecionados
  • Análise de obras coreográficas de criadores da dança cênica nacional e internacional; e de exercícios coreográficos próprios
  • Elaboração de registros da criação (textuais, imagéticos, audiovisuais).

Observação (Plano de Aula)

Aulas presenciais articuladas a plataformas virtuais de aprendizagem.