Turma AD023 - Ateliê de Criação III - Turma A
AD023 A
Ateliê de Criação III
Outro
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento criativo de estudos coreográficos, através da improvisação com ênfase na investigação de focos, relação entre as partes do corpo e a interação deste com o outro. Aprofundamento e desenvolvimento do Ateliê de Criação II. Estudos prático-teóricos mediados por tecnologias de informação e comunicação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Artistas, obras e seus contextos: a dança como produção inserida num contexto histórico-cultural; análise de obras coreográficas e da produção contemporânea da dança.
Improvisação, composição e escrita em dança – conceito e distinções terminológicas
As formas de improvisação em dança – abordagens, técnicas e recursos
Estudos da corporeidade dançante com relação aos conceitos:
- sistemas corporais: pele, músculos, ossos, respiração, etc;
- peso e posturas: gestão da gravitação corporal;
- atitudes e apoios corporais: as organizações corporais; a configuração das posições somáticas e segmentárias em relação ao ambiente;
- gestos: articulações, segmentos corporais, micromovimentos;
- espaço: distância, direções, níveis, planos, deslocamentos, trajetórias;
- tempo: ritmo, duração, velocidade, pulsação, pausa;
- expressividade facial e fônica;
- contato: intercorporeidade e corporeidade tátil; estudo de relações com parceiros (duetos, trios e grupos);
- relação som-movimento.
Estruturação de improvisos e estudos compositivos, considerando:
- os aspectos conceituais abordados;
- os procedimentos e dispositivos criativos;
- a elaboração de planos de composição;
- os exercícios de performance e de análise do gesto dançado.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
FORTIN, Sylvie. O processo formativo como construção de novos procedimentos criativos. In: RAMOS, L. F. (Org.). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012.
GUERRERO, Mara Francischini. Formas de improvisação em dança. In: V Congresso da ABRACE, 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1253>. Acesso em: 17 mai. 2021.
MUNDIM, Ana Carolina; MEYER, Sandra; WEBER, Suzi. A composição em tempo real como possibilidade criativa. Revista Cena 13. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, RS, n. 13, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/42090/28628. Acesso em: 28 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.42090.
SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.
Videografia: Vídeos selecionados disponíveis no acervo da Biblioteca do IA; no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais; e no Portal MUD - Museu da Dança, São Paulo: http://museudadanca.com.br.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar as práticas improvisacionais e compositivas vivenciadas nos Ateliês de Criação anteriores, contextualizando-as a partir da apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadores da dança ocidental. Desenvolver elaborações criativas integradas a ações de análise, sendo capaz de refletir sobre o que foi produzido. Realizar improvisos e estudos coreográficos individuais e/ou grupais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação se dará em duas etapas (1º. e 2º. Bimestres), envolvendo dinâmicas de autoavaliação individual e coletiva, levando em consideração:
- Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 3)
- Resenhas de textos selecionados e/ou seminários em grupo (peso 2)
- Trabalho final compositivo em grupo(s) (peso 2,5)
- Reflexão final escrita sobre o processo e resultado, tendo como base a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 1,5)
- Aspectos atitudinais: frequência de 75%, participação e interesse nas aulas e demais atividades didáticas, cooperação (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:
- Experimentação prática em laboratórios criativos
- Leitura, análise e resenha de textos de autores selecionados
- Análise de obras coreográficas de criadores da dança cênica nacional e internacional; e de exercícios coreográficos próprios
- Elaboração de registros da criação (textuais, imagéticos, audiovisuais).
Observação (Plano de Aula)
Aulas presenciais articuladas a plataformas virtuais de aprendizagem.