Turma AP398 - História da Arte III - Turma A
AP398 A
História da Arte III
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina acompanha e discute as transformações ocorridas na produção artística europeia, desde o surgimento do Neoclassicismo, seus desdobramentos na Academia, até o advento do Realismo no Século XIX. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
A disciplina acompanha e discute as transformações ocorridas na produção artística europeia, desde o surgimento do Neoclassicismo, seus desdobramentos na Academia, até o advento do
Realismo no Século XIX. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARGAN, G. C. – Arte Moderna, São Paulo: Cia. das Letras, 1992
BURKE, E. – Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo, Campinas,
Papirus – Ed. da Universidade de Campinas, 1993
COLI, J. – Da Luz e da Sombra. In Folha de S. Paulo, 02/10/87
KANT, E. – Observações sobre o sentimento do belo e do sublime /Ensaio sobre as doenças mentais, trad.:
Vinicius de Figueiredo, Campinas, Papirus, 1993
PRAZ, M. – A carne, a morte e o diabo na literatura romântica, Campinas, Ed. Unicamp, 1996
STAROBINSKI, J. – A invenção da liberdade, São Paulo, Editora da UNESP, 1994
WINCKELMANN, J. J. – Reflexões sobre a arte antiga, Porto Alegre, Movimento, Univ. Federal do Rio
Grande do Sul, 1975
WITTCOWER, R. – Escultura, trad. Jefferson L. Camargo, São Paulo: Martins Fontes, 1989
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
O curso oferecerá uma introdução à arte do século XVIII e início do XIX na Europa, capacitando o aluno a expor e descrever claramente as principais características referentes ao tema abordado, e assim poder apresentar suas reflexões baseadas nas discussões teóricas apresentadas em aula e na bibliografia recomendada.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Uma resenha e um trabalho final.
Cronograma (Plano de Aula)
Pintura no Antigo Regime. Pintura inglesa. Visões da Antiguidade no século XVIII: Os desenhos e gravuras de Giovanni Battista Piranesi. Winckelmann e o Antigo. David e o Neoclassicismo. A Revolução Francesa e as Artes. Goya. Retratos e seus usos no século XVIII. Burke e o sublime. O Romantismo alemão. Ingres e Delacroix.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas com apresentação de sildes, discussão de textos indicados