Turma AP509 - Computação Gráfica I - Turma A
AP509 A
Computação Gráfica I
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Conceitos básicos de Computação Gráfica. Sistemas matriciais de produção de imagem. Os softwares matriciais e sua relação com as Artes Visuais. Principais Softwares, principais comandos. Desenvolvimento de projetos em Artes Visuais e em Arte/Educação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conceitos e Técnicas em Computação Gráfica:
- Teoria de imagem digital;
- Softwares de produção/vetorização/edição/tratamento de imagem digital, pintura digital, e vídeo digital.
Fundamentos e Conceitos da Arte Digital:
- Pioneiros da Arte Digital;
- Estética tecnológica: Hibridismos e Remixabilidade;
- Estética das redes: Net art e Ativismo;
- Estética das redes: Webcams e Vigilância;
- Estética wireless: Artmobile e Computadores/Interfaces Vestíveis;
- Visualização de dados;
- Estética dos ambientes simulados: Realidade Aumentada, Realidade Mista, Games.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AZEVEDO, Eduardo; CONCI, Aura. Computação Gráfica – Geração de Imagens. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier: Campus, 2003.
CONCI, Aura; LETA, Fabiana; AZEVEDO, Eduardo. Computação Gráfica - Teoria e Prática - Volume 2. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier: Campus, 2008.
LIESER, Wolf. Arte Digital: novos caminhos na Arte. Editora H. F. Ullmann, 2010.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
TRIBE, Mark; JANA, Reena. New Media Art. Colônia, Alemanha: Taschen, 2007.
Manuais dos softwares utilizados
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso espera-se que o estudante possa:
- Conhecer os principais conceitos das áreas de computação gráfica e arte digital;
- Entender o funcionamento dos principais recursos dos softwares gráficos, voltados para a produção/vetorização/edição/tratamento de imagem digital, pintura digital e vídeo digital;
- Aplicar os diversos comandos do software em seus projetos artísticos ou artístico-pedagógicos, a partir de suas intenções estéticas;
- Assumir uma atitude investigadora, crítica e criativa perante os aplicativos de imagem;
- Utilizar os sistemas estudados e os conceitos nele envolvidos tanto no campo das Artes Visuais, quanto na Arte Educação;
- Articular os sistemas computacionais de produção e de edição de imagem com outros processos aprendidos no decorrer do curso de Artes Visuais, em especial o Desenho Artístico.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas atividades propostas em sala de aula.
Cronograma (Plano de Aula)
08/03: Apresentação dos objetivos e conteúdo programático da disciplina.
15/03: Teoria de imagem digital.
22/03: Pioneiros da Arte Digital.
29/04: Estética tecnológica: Hibridismos e Remixabilidade.
05/04: Estética das redes: Net art e Ativismo.
12/04: Estética das redes: Webcams e Vigilância.
19/04: Estética wireless: Artmobile e Computadores/Interfaces Vestíveis.
26/05: Visualização de dados.
03/05: Estética dos ambientes simulados: Realidade Aumentada, Realidade Mista, Games.
10/05: Orientação de projeto em arte digital.
17/05: Orientação de projeto em arte digital.
24/05: Orientação de projeto em arte digital.
31/05: Orientação de projeto em arte digital.
07/06: Apresentações finais dos projetos em arte digital.
14/06: Apresentações finais dos projetos em arte digital.
Metodologia (Plano de Aula)
Abordagem prático-teórica da computação gráfica, mediada por tecnologia:
- Apresentação e discussão de conceitos, técnicas e referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais/interativas) e teóricas;
- Aplicação dos conceitos e técnicas apreendidos no desenvolvimento de propostas artístico-poético-projetuais digitais;
- Apresentação sistemática das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes;
- Feedbacks síncronos às apresentações das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes.