Turma AP515 - Escultura II - Turma A

Código / Turma

AP515 A

Nome

Escultura II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, Google Meet
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Oferecimento presencial. Estima-se a possibilidade de trabalho remoto apenas a partir de emissão de novas resoluções GRs e orientações da Chefia do DAP e da CGAV IA que por ventura se fizerem necessárias para o período.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sylvia Helena Furegatti

Ementa (Catálogo da DAC)

Novas proposições para o espaço escultórico: conceitos de apropriação, instalação e intervenção nos processos de produção e pensamento da escultura contemporânea. Desdobramentos de pesquisa em seminários e visitas técnicas orientadoras do campo expandido da escultura.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Escultura na segunda metade do século XX: desenvolvimento histórico / aspectos formais,
processuais e conceituais.
- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: o objeto.
- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: a apropriação.
- Procedimentos na arte tridimensional ao longo do século XX: a instalação artística e os prenúncios da intervenção em espaço aberto.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

GERAL | Sobre Escultura
• ASCHER, Michael. Arte Contemporânea. SP: Martins Fontes, 2001
• BASBAUM, Ricardo (org.). Arte Contemporânea Brasileira. Rio de Janeiro: Ed. Rios
Ambiciosos, 2001.
• BATCHELOR, David. Minimalismo, trad. Célia Euvaldo – São Paulo: Cosac&Naify Edições,
1999.
• COLLINS, Judith. Sculpture today. Londres, Phaidon press, 2007.
• CKLABIN, Vanda (org). Richard Serra, Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1997.
• FABRIS, Anateresa et al. Tridimensionalidade: Arte Brasileira do Seculo XX. SP: Itaú
cultural e Cosac & Naif, 1999.
• KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna, São Paulo, Martins Fontes, 1998.
• ______________. Sculpture in expanded field. In: October, MIT Press, 1979. pags. 31 a
44.
• LIPPARD, Lucy. Six Years: The Desmaterialization of the Art Object from 1966 to 1972: a
Cross Reference Book of Information on Some Esthetic Boundaries: Consisting of a Biblio,
Paperback, 1997.
• PECCININI, Daisy Valle Machado. Objeto na Arte Brasil Anos 60, São Paulo, Fundação
Armando Álvares Penteado, 1978.

• VALLE, Marco do. A Condição de Deserto, Revista Óculum n. 4, 1993.
• BELLUZZO, Ana Maria. Carmela Gross. São Paulo, Cosac&Naify, 2000.
• BOER, Alain. Joseph Beuys, São Paulo, Cosac&Naify, 2002.
• FAVARETTO, Celso. A Invenção de Hélio Oiticica, São Paulo, Edusp, 2000.
• MILLIET, Maria Alice. Lygia Clark: Obra-Trajeto, São Paulo, Edusp, 1992.
• OITICICA, Helio. Aspiro ao Grande Labirinto, Rio de Janeiro, Rocco, 1986.
• Sobre Apropriação
• FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado.
São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
• WOOD, Paul. Arte Conceitual (coleção Movimentos da Arte Moderna), São Paulo,
Cosac&Naify, 2004.
• FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia. (org) Escritos de Artistas. Anos 60/70. RJ: Jorge
Zahar Ed. , 2006.
• Sobre Instalação/ intervenções
• ARCHER, Michael. Installation Art. Paperback, 1996.
• DUARTE, Paulo Sergio (org) Da Escultura a Instalação. SP Cosac & Naif, 2005.
• O’DOHERTY, Brian. No interior do Cubo Branco. A ideologia do espaço da arte. SP:
Martins Fontes, 2002.
• KAYE, Nick. Site-Specific Art: Performance, Place and Documentation, London, New York,
Routledge, 2000.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVO GERAL:
Dominar o instrumental, procedimentos, questões e conceitos da produção artística tridimensional.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Introduzir ao aluno a prática do objeto artístico, apropriação, instalação artística e princípios
inaugurais dos processos de intervenção da escultura contemporânea.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Critérios de desempenho:
Participação do aluno nos exercícios e discussões propostos ao longo das aulas;
Qualidade de pesquisa e conceituação prática presente nos trabalhos realizados;
Pontualidade e qualidade nas entregas;
Avaliações:
Objeto e Apropriação =peso 2 (indiv/grupos) 

Seminários Teóricos = peso 2 (grupos)
Instalação artística = peso 4 (grupos)
Caderno de Processo/Projeto = peso 2 (indiv)

Cronograma (Plano de Aula)

CRONOGRAMA GERAL:

AULA 1 - Breve apresentação + Definições para a Escultura + planejamentos do semestre
AULA 2 - Estudos de materiais + Conceituação de objeto artístico
AULA 3 - Assessoria geral para o projeto do objeto artístico
AULAS 4 - Apresentações dos objetos criados + registros fotográficos em sala (avaliação)

AULA 5 - Entre o cubo branco e a paisagem – Discussão sobre a espacialidade aplicada ao objeto artístico 
AULA 6 - Espaço reservado para atuação / aula do PED, caso se confirme sua presença na disciplina  

AULA 7 - Conceituação de Apropriação Artística
AULA 8 -  Exercício de apropriação artística em sala (avaliação)
AULAS 9 e 10 - Apresentação dos Seminários (avaliação)
AULA 11 - Conceitos de Instalação artística
AULA 12 - Palestra com artista visual convidado a partir de sua produção voltada para as questões da disciplina
AULA 13 -  Aula específica sobre o projeto final da disciplina / instalações artísticas
AULA 14 - Assessorias para os grupos do projeto final
AULA 15 - Apresentação do projeto final - instalação artística (avaliação)

Metodologia (Plano de Aula)

  • Exposição de conceitos das formas tridimensionais da obra artística da segunda metade do sec. XX em diante intermediados por imagens;

  • Realização de Seminários sobre um repertório básico de escultores representativos desse período;

  • Elaboração de Projetos Práticos;

  • Elaboração de conteúdo de pesquisa para o site da disciplina;

Observação (Plano de Aula)

- a disciplina será oferecida de modo presencial, mas também indica sua possivel execução em modo híbrido, a depender das confirmações derivadas das resoluções da Reitoria diante dos avanços da Pandemia Covid 19, caso seja necessário.